O clube de voluntários “abraçadores de bebês”

16 de setembro de 2018
Nos Estados Unidos, foi criado um clube de voluntários que se oferecem como abraçadores de bebês: um grupo de pessoas que reconhecem a importância do calor pessoal para a vida dos recém-nascidos.

O clube dos abraçadores de bebês foi criado especialmente para ajudar bebês de mulheres que são vítimas do vício. Essas mulheres precisam se recuperar de sua situação após o parto. Da mesma forma, os bebês nascidos de mulheres com esse problema sofrem terríveis traumas no nascimento.Os benefícios do contato pele com pele são muito conhecidos. No entanto, nem todos os bebês podem desfrutar o abraço de suas mães ao nascer. Às vezes acontece por motivo de força maior na qual ocorre a morte materna ou existe algum outro impedimento. Pode acontecer dos bebês serem abandonados em hospitais ou abrigos.

Como é de se esperar, somente as mães estão dispostas a permanecer com as crianças no colo por muito tempo. No entanto, nos Estados Unidos, foi criado um clube de voluntários que se oferecem como abraçadores de bebês. É um grupo de pessoas que reconhecem a importância do calor pessoal para a vida dos recém-nascidos. Portanto, elas se organizaram para oferecer o carinho que esses pequeninos tanto precisam.

Necessidades de bebês de mães viciadas

O contato pele com pele é a principal necessidade de qualquer recém-nascido. Mas no caso dos filhos de mães viciadas é ainda mais importante. Essas crianças vêm ao mundo em condições muito difíceis. Além disso, suas mães não são capazes de cuidar deles como merecem.

abraçadores de bebês

A principal consequência para esses pequenos é o que os especialistas chamam de abstinência neonatal. Isso ocorre porque, durante a gravidez, esses bebês receberam substâncias prejudiciais diariamente. Portanto, desenvolveram efeitos adversos como resultado da abstinência.

Nos Estados Unidos, o número de bebês que sofrem de abstinência neonatal são cerca de 20 entre mil nascidos. Geralmente, ambos os pais sofrem de alguma dependência química e, por isso, os pequenos já chegam expostos em uma família com muitos problemas. Por esse motivo, muitos deles não são recebidos com todo o amor que merecem.

Os sintomas apresentados em bebês com essa condição são os seguintes:

Esta crise que acontece pela abstinência neonatal pode ser tratada de várias maneiras. No entanto, o procedimento mais eficiente é o carinho. Essas crianças precisam de carinho e abraços mais do que qualquer outra criança. Mas nem sempre é possível encontrar uma pessoa à disposição.

Promotores de abraços

Mary Ann Malloy, chefe de enfermagem da UTI do Centro Médico Einstein, na Filadélfia, garante que o melhor remédio para os filhos de mães viciadas é o contato pele com pele. Nessa unidade, então, foi criado o clube de voluntários para abraçar bebês com essas necessidades.

abraçadores de bebês

A ideia foi promovida porque a equipe médica está convencida de que este tipo de carinho ajuda essas crianças a se recuperarem. Os bebês melhoram porque se sentem seguros e amados no colo de seus cuidadores voluntários.

Nos casos em que as mães simplesmente não podem pegar seus filhos no colo, esses voluntários fazem um realmente trabalho nobre. Desde que o projeto começou a ser implementado, os cuidados farmacológicos destinados a esses bebês foram reduzidos. O tempo em cuidados intensivos após o nascimento também diminuíram.

Quem são os abraçadores de bebês?

Faz um tempo que a equipe médica do hospital promoveu esse tipo de atividade. Como sabemos, nem todos os profissionais de saúde têm tempo para se dedicar a abraçar recém-nascidos que precisam desse carinho. Por isso, foi incentivada a ideia de formar voluntários para realizar esse trabalho.

Os participantes do programa são formados por meio de cursos de quatro horas. A capacitação é importante nesses casos porque o cuidado que esses bebês necessitam é especial.

Depois de treinados, os abraçadores de bebês voluntários podem realizar turnos de três horas. Devemos ressaltar que esse trabalho sempre ocorre sob supervisão e na presença da equipe médica.

Imagem principal cortesia de © wikiHow.com