O que fazer para curar as aftas nas crianças?

· 7 de março de 2019
Embora possam parecer um problema pequeno, as aftas nas crianças podem ser um sintoma de infecção digestiva ou viral. Além disso, são dolorosas. O melhor nesses casos é recorrer a produtos indicados pelo médico para acabar com elas o mais rápido possível.

As aftas são úlceras que se produzem na boca e geram ardor, dor e grande desconforto ao comer. Em crianças, essas lesões podem ser um verdadeiro incômodo. O pior é que algumas podem durar por muito tempo, por isso é bom conhecer alguns truques para curar as aftas nas crianças.

Você não precisa ser um especialista para identificar uma afta na boca do seu filho. Elas são caracterizadas por serem redondas, brancas ou amareladas e rodeadas por uma área vermelha.

Além disso, sua dor característica causará constantes reclamações das crianças, obviamente, com muito sentido.

O desconforto se intensifica quando se come alimentos quentes, salgados, apimentados ou ácidos. As aftas também ficam mais incômodas com a ingestão de certos líquidos ou ao escovar os dentes.

Geralmente, as aftas nas crianças – que também podem ocorrer em bebêsaparecem sozinhas, mas também pode haver mais de uma. Eles costumam desaparecer depois de 7 ou 10 dias, ou até mais, se tiverem um tamanho considerável.

Causas das aftas nas crianças

Nem sempre é possível determinar a origem das aftas nas crianças. No entanto, muitas podem aparecer como um gatilho para uma infecção viral. Outras, no entanto, podem aparecer devido a reações a certos alimentos, seja devido a problemas digestivos ou a reações alérgicas.

O estresse e a falta de vitaminas e nutrientes, como ferro, vitamina B12 ou ácido fólico também podem ser possíveis explicações para o aparecimento das aftas.

Além disso, alguns problemas bucais, como uma limpeza muito agressiva, uma correção dentária com aparelho ou até mesmo uma mordida no lábio, podem desencadear essa resposta do sistema imunológico.

Em qualquer um desses casos, é aconselhável atacar o problema em vez de esperar que ele desapareça por conta própria.

aftas nas crianças

Como curar as aftas nas crianças?

As feridas ou aftas aparecem nas gengivas, na borda interna dos lábios ou no interior das bochechas. Por essa razão, estão expostas ao contato com todos os alimentos que a criança ingere e, por isso, são capazes de causar grande dor.

Assim, torna-se muito importante ter o conhecimento adequado para curar aftas em crianças. Aqui estão algumas dicas:

1. Paracetamol para a dor

A solução mais segura para curar as aftas em crianças, principalmente quando elas duram muito ou são muito grandes, é pedir ao médico que prescreva certos medicamentos. Se a criança sofre de desconforto muito intenso, o médico pode indicar o uso de paracetamol para aliviar a dor.

Para tratar as aftas em si, você pode usar produtos como o descrito na próxima seção. Vale ressaltar que antibióticos e anti-inflamatórios geralmente não funcionam nesses casos.

2. Solução antisséptica

As soluções antissépticas são aplicadas com um pincel pequeno ou também vêm na forma de um pulverizador. Com uma pequena dose de antisséptico, cerca de 3 ou 4 vezes por dia, as feridas desaparecem em pouco tempo.

O desconforto se intensifica quando se come alimentos quentes, salgados, apimentados ou ácidos. As aftas também ficam mais incômodas com a ingestão de certos líquidos ou ao escovar os dentes.

3. Enxaguantes bucais

Existem alguns produtos vendidos sem receita que são eficazes nesses casos. É claro que, a aplicação daqueles que contêm álcool deve ser evitada, uma vez que produzem mais irritação.

Por outro lado, enxaguar a boca com água e sal também é eficaz. Um truque tradicional é a aplicação de bicarbonato de sódio e água diretamente sobre a afta, embora geralmente seja muito doloroso fazer isso.

4. Medicamentos mais fortes

Em certas situações, uma intervenção médica mais específica pode ser necessária para atacar o que está causando as aftas. Nesses casos, remédios como bochechos de gluconato de clorexidina ou corticoides são geralmente prescritos.

Uma medida muito eficaz para curar aftas em crianças e também para prevenir seu aparecimento é o tratamento de problemas digestivos, tendo em vista o fato de que na infância há maior sensibilidade a certos tipos de alimentos.

Quando devo me preocupar?

Como observamos anteriormente, as aftas podem aparecer nas crianças como um sintoma de uma infecção viral. Por esse motivo, se a criança apresentar outros sinais de alerta, como febre ou glândulas inchadas, será necessária uma consulta médica para evitar outras complicações.

Também devemos estar atentos para que esse desconforto não se prolongue por muito tempo ou seja muito intenso, a ponto de afetar a vida diária da criança. Se ela se sentir fraca ou a dor for muito intensa, você deve procurar um médico imediatamente.

  • Scully, C., & Porter, S. (2008). Oral mucosal disease: Recurrent aphthous stomatitis. British Journal of Oral and Maxillofacial Surgery. https://doi.org/10.1016/j.bjoms.2007.07.201