5 brincadeiras para dias chuvosos

· 7 de março de 2018
Os dias chuvosos são chatos muitas vezes até mesmo para os adultos. Quando os planos vão por água abaixo, você precisa usar a imaginação para encontrar alternativas divertidas para os pequenos.

As crianças que gostam de ficar ao ar livre têm um grande problema durante os dias chuvosos. Muitas ficam irritadas, ansiosas e de mau humor devido ao tédio. Se você tem passado por essas situações desconfortáveis, essas brincadeiras para dias chuvosos serão muito úteis para você. Dê uma olhada e escolha o seu favorito.

Poucas coisas desafiam tanto a imaginação e a criatividade dos pais, quanto os dias de chuva. Sinceramente, eles são um verdadeiro teste das habilidades maternais.

Desde o início, você deve descartar as visitas ao parque, as brincadeiras no quintal e as excursões ao zoológico. Sua missão será trabalhar as ideias para encontrar o que fazer com aquela criança que não para de dar voltas pela casa reclamando de tédio.

Não entre em pânico: vamos apresentar para você 5 brincadeiras para dias chuvosos que podem tirar você do apuro e ajudar a passar ótimos momento com seus pequenos.

Brincadeiras para se divertir em casa nos dias chuvosos

Por um lado, uma opção que surge instantaneamente ao pensar em brincadeiras para dias chuvosos é o videogame. No entanto, já que é uma alternativa que nem todos têm, vamos deixá-lo de lado nesta lista.

Se estiver ao seu alcance, é claro que é uma excelente opção. Em todo caso, considere que você sempre deve estabelecer limites e horários.

Por outro lado, algo parecido acontece com jogos de tabuleiro. Eles são muito bons para incentivar a interação e as brincadeiras entre amigos e familiares, mas poderíamos sugerir alternativas que nem todos têm em casa. Então, como no caso anterior, não estão incluídos nessa lista.

1.- O mapa do tesouro

Uma brincadeira que as crianças amam! Consiste em que um dos participantes (se elas não conseguirem, você deve fazer) deverá desenhar um mapa da casa em que mostrará o caminho para o tesouro escondido. Você pode usar um objeto ou um saco com moedas como tesouro.

A busca pode ser por pessoa (seja por turnos ou por tempo) ou todos simultaneamente. No final da brincadeira, ganha quem tiver encontrado o maior número de tesouros.

Para deixar mais divertido, você pode adicionar uma fantasias ou pelo menos um tapa olho para o capitão do navio pirata, que será quem irá esconder o tesouro.

“A chuva é graça, a chuva é o céu que desce para a terra, sem chuva, não haveria vida”
-John Updicke-

2.- Adivinhação de objetos

Uma ótima alternativa para brincadeiras em grupos. Você deve colocar em um saco ou uma mochila a maior quantidade de objetos (que não machuquem).

Então, um jogador vai vendar os olhos e, em um minuto, terá que adivinhar o que há no saco. Ganhará o jogador que adivinhar o maior número de objetos.

3.- Pictionary

Clássico, mas nem por isso menos efetivo. Para este jogo, que visa crianças mais velhas, você precisará de pelo menos quatro participantes, uma lousa e algo para escrever nela.

Você deverá fazer uma lista de filmes, programas ou personagens e escrevê-los em diferentes pedaços de papel. Em seguida, dividir os jogadores em pares ou grupos.

Um jogador deverá tirar um pedaço de papel e desenhar o que está escrito nele no quadro. O outro participante deve adivinhar o que é em um certo período de tempo. Ganhará a equipe que somar mais acertos.

4.- Quem sou eu?

Outra brincadeira muito conhecida. Coloque nomes de personagens famosos em pedaços de papel. Então, o primeiro jogador deve tirar um e colar na testa. Com as perguntas aos outros jogadores, ele terá que descobrir dados para adivinhar quem é.

É importante que as perguntas sejam de respostas “sim/não”, para que seja cada um vá testando as perguntas para descobrir as informações de que precisa. Assim como Pictionary, é um jogo que visa crianças de determinada idade.

Uma variante igualmente divertida (e mais inclusiva para crianças mais novas) é fazer isso com ações. Ou seja, em vez de personagens, escreva alguma ação como “passear com o cachorro”. Quem tirar esse papel deve fazer a mímica desta ação e os outros devem adivinhar.

5.- Acampamento em casa

Com a ajuda de lençóis, poltronas, cadeiras e todos os elementos da casa que você encontrar disponíveis, poderá brincar de montar tendas e simular um divertido acampamento caseiro.

Você pode incluir lanches, contar histórias e fazer atividades características dessa atividade, mas dentro de casa.

Esta atividade também tem uma função dupla: diverte e, ao mesmo tempo, educa as crianças sobre o que é necessário para um dia de sobrevivência no campo.

Existem muitas outras opções. Você também tem a possibilidade de fazer desfiles de moda, competições de canto e dança ou divertidos jogos com cartas. Tudo irá depender do espaço disponível, dos elementos e das preferências das crianças.

O importante é fazer os dias chuvosos deixarem de ser dias perdidos para se transformarem em reais opções de lazer. Com boa predisposição e dedicação, certamente vocês vão passar ótimos momentos juntos.