O que você pode fazer para produzir mais leite materno?

· 28 de janeiro de 2019
Se você estiver enfrentando problemas para produzir leite para amamentar o seu bebê, este artigo pode ser ideal para você. Nós vamos dar algumas dicas para aumentar a produção de leite materno para que você possa oferecer ao seu bebê o alimento que ele necessita.

A quantidade de leite produzida pelas mães depende da frequência da sucção e da eficácia da amamentação do bebê. Quando o bebê está sugando o seu seio, essa ação causa a liberação de dois hormônios: a oxitocina e a prolactina. No entanto, o que você pode fazer para produzir mais leite materno?

A primeira coisa que você deve saber é que a prolactina é o hormônio da produção do leite. Além disso, quanto mais o bebê mama, mais os seios da mãe produzem leite.

Se a criança estiver precisando de mais leite do que a mãe produz, ela deve sugar mais frequentemente ou com mais eficiência, de modo a fazer com que a produção aumente.

O segundo hormônio, a oxitocina, provoca contrações musculares na mama que fazem com que o leite comece a fluir através dos ductos mamários e do bocal enquanto o bebê suga. Isso é chamado de reflexo de ejeção.

Em alguns casos, a mãe pode não produzir leite materno suficiente para satisfazer o apetite insaciável do bebê. No entanto, existem várias maneiras de ajudar a aumentar a produção do leite materno.

O que fazer para produzir mais leite materno?

Existem algumas dicas que você deve ter em mente para desenvolver e manter um suprimento saudável de leite materno. Isso permitirá que você estabeleça um suprimento forte e saudável ou aumente naturalmente.

1. Ajude o bebê a sugar o peito corretamente

É possível que a produção de leite materno no que diz respeito à mãe esteja perfeitamente correta e em quantidade suficiente, mas que o bebê não sugue o seio de forma eficaz. Portanto, ele não consegue sugar e extrair a quantidade de leite de que precisa.

Nesse caso, o principal fator a ser melhorado é, obviamente, ajudar o bebê a mamar corretamente. Por exemplo, uma parteira ou doula pode orientá-la sobre a melhor forma de posicionar o bebê de uma maneira que te possibilite amamentar nas melhores condições.

2. Use compressão ou massagem mamária

A compressão da mama é uma técnica usada para ajudar o bebê a ingerir mais leite materno durante a amamentação. É também uma maneira de extrair mais leite da mama quando uma bomba está sendo usada.

Consiste em segurar o peito com uma das mãos e posicioná-lo perto da parede torácica. Então, você deve pressioná-lo com os dedos, com firmeza, mas sem machucar. Quando o bebê começar a mamar, é hora de liberar a mama para que o leite flua através dela.

3. Faça mudanças em seu estilo de vida

Você pode não perceber, mas alguns dos hábitos cotidianos podem afetar o fornecimento de leite materno. Coisas que podem interferir no fornecimento de leite materno incluem fumar, tomar pílula anticoncepcional, estresse e fadiga.

Não tenha qualquer dúvida de que é possível aumentar o fornecimento de leite materno de forma natural ao realizar algumas alterações na sua rotina diária!

“Não tem como ser uma mãe perfeita; há um milhão de maneiras de ser uma boa mãe “

-Jill Churchill-

4. Respeite as refeições e não use leite em pó

Seu corpo produz mais leite materno quando o bebê mama. Se você pular as mamadas ou der leite em pó ao bebê em vez de amamentá-lo, não estará dizendo ao corpo que você quer produzir mais leite materno.

A quantidade irá diminuir, a menos que você use uma bombinha para extraí-lo.

5. Amamentar com os dois seios

Durante as primeiras semanas, a amamentação de ambos os lados durante cada mamada irá ajudar a criar um maior fornecimento de leite materno.

Você apenas precisa alternar o seio com o qual começa a amamentar sempre que alimenta seu bebê, já que o primeiro seio a ser sugado normalmente recebe mais estímulo.

Se você sempre começar do mesmo lado, essa mama produzirá mais leite e ficará maior que a outra. Após as primeiras semanas, quando você se sentir confortável com a quantidade de leite materno que está produzindo, poderá continuar amamentando nos dois lados ou de um lado em cada mamada.

6. Alimente-se bem

Embora seja possível ter um suprimento completo de leite materno para o bebê com uma dieta pobre, é certamente uma boa ideia tentar comer um pouco melhor durante a amamentação.

A amamentação e a produção de leite materno exigem uma boa quantidade de energia. Portanto, para desenvolver e manter um suprimento saudável de leite, alimente seu corpo com refeições equilibradas e saudáveis.

Você pode até adicionar à sua dieta diária alguns alimentos que aumentem a produção de leite, como aveia, legumes e amêndoas. Isso, é claro, para ajudá-la a obter as calorias extras que você tanto necessita nesse momento.

7. Beba água

O leite materno é composto por 88% de água. Por isso, se você não estiver bebendo a quantidade ideal de água a cada mamada, seu corpo logo ficará desidratado!

Por fim, lembre-se de que para produzir mais leite materno, é muito importante que você tenha hábitos de vida saudáveis. Com os conselhos acima, a maioria das mães que amamenta consegue ter leite materno suficiente para alimentar seu bebê.

  • Justo, E. R., & Giugliani. (2014). Aleitamento Materno : Aspectos Gerais. Revista Brasileira de Obesidade , Nutrição e Emagrecimento.
  • Araújo, O. D. de, Cunha, A. L. da, Lustosa, L. R., Nery, I. S., Mendonça, R. de C. M., & Campelo, S. M. de A. (2008). Aleitamento materno: fatores que levam ao desmame precoce. Revista Brasileira de Enfermagem. https://doi.org/10.1590/S0034-71672008000400015