Quantidade recomendada de leite de acordo com a idade do bebê

· 19 de janeiro de 2019
Os pais sempre têm uma grande preocupação em relação ao crescimento saudável e ao desenvolvimento normal do bebê. Por esse motivo, geralmente se perguntam qual é a quantidade recomendada de leite de acordo com a idade do bebê.

Se você alimenta o seu filho com fórmula ou com leite materno na mamadeira, é possível saber a quantidade recomendada de leite de acordo com a idade do bebê. Embora exista uma quantidade padrão de acordo com os meses que tiver de idade, ela pode variar entre um bebê e outro.

Durante os primeiros seis meses, amamentar o seu filho é o mais recomendado. A menos que você forneça o seu leite em uma mamadeira, a quantidade de leite materno não pode ser medida exatamente. No entanto, você pode manter os seguintes dados em mente.

Em uma mamada, geralmente, um ou ambos os seios são completamente esvaziados.

A mamada deve durar cerca de 10 minutos, pois o bebê leva cerca de 5 minutos para ingerir o leite e outros 5 minutos para extrair o leite final da mamada. Também se considera que algumas crianças são mais rápidas para mamar do que outras.

A quantidade recomendada de leite de acordo com a idade do bebê

Se você é mãe adotiva ou se não pode amamentar por razões médicas, a fórmula é a sua melhor aliada. No entanto, se você der leite materno com a mamadeira, também deve controlar a quantidade ingerida.

Durante as primeiras semanas, é importante amamentar o bebê em livre demanda. Ou seja, a quantidade e as vezes que o seu recém-nascido quiser.

Por outro lado, à medida que ele for crescendo, você deve controlar a quantidade de leite materno ou de fórmula para que ele mantenha um peso saudável. Portanto, será útil saber quais são as quantidades recomendadas pelos especialistas:

Para bebês entre 0 e 2 meses de idade

Geralmente, consomem entre 57 e 114 ml em cada mamada, com intervalos de 3 a 4 horas. Alguns fazem um intervalo de 4 ou 5 horas. Se necessário, você pode acordar o bebê para alimentá-lo.

Para bebês entre 3 e 6 meses de idade

Durante essa fase, os bebês consomem cerca de 114 a 170 ml cada vez que se alimentam.

É provável que os períodos de sono à noite sejam prolongados, alguns bebês inclusive dormem a noite toda. Se for o caso do seu filho, você não deve mais acordá-lo para comer.

A quantidade de leite recomendada de acordo com a idade do bebê

Para bebês entre 7 e 12 meses

O bebê pode tomar entre 3 e 5 mamadeiras por dia, o que equivale a 227 ml de leite cada vez que se alimentar. Se ele já consumir outros tipos de alimento, você pode deixar passar mais tempo entre as refeições para dar a mamadeira.

A partir dos 12 meses, você pode substituir a fórmula por leite de vaca, com a autorização do pediatra. A quantidade recomendada desse leite pode ser de 2 copos por dia. Você também pode complementar com iogurte ou queijos nas refeições.

Como saber se o seu bebê consome a quantidade certa?

Você pode notar alguns comportamentos no seu filho que mostram que você está dando a quantidade recomendada de leite de acordo com a idade do bebê. Um dos sinais de que ele tomou leite suficiente é quando fecha a boca ou vira para o lado quando você aproxima a mamadeira.

Ele também pode adormecer quando terminar de comer. Nesse momento, seu corpo estará relaxado. Outros indícios são o número de vezes que a criança se alimenta, o ganho de peso, as vezes que molha a fralda e as evacuações, estas devem ocorrer entre 3 a 4 vezes por dia.

“Durante as primeiras semanas, é importante amamentar o bebê em livre demanda. Ou seja, a quantidade e as vezes que o seu recém-nascido quiser “

Tipos do leite de fórmula

Existem três tipos de apresentação desse leite, ao qual muitas crianças precisam se acostumar por diferentes motivos. São os seguintes:

  • Pronto para o uso: esse leite é muito prático, pois não requer preparo, embora seja o mais caro no mercado.
  • Líquido e concentrado: é necessário misturar uma parte do leite líquido com uma quantidade igual de água.
  • Em pó: uma colher de leite em pó é misturada com 57 ml de água. Este leite é o mais recomendado porque pode ser conservado por mais tempo após a abertura. Além disso, é o mais barato.
  • Existem fórmulas especiais para crianças com necessidades específicas, tais como fórmulas para refluxo, bem como outras fórmulas para bebês prematuros ou com baixo peso ao nascer. Existem também fórmulas especiais à base de soja, hipoalergênicas e outras para bebês com doenças cardíacas.

Essas fórmulas contêm nutrientes semelhantes ao leite materno. Por isso, ajudam a fortalecer o sistema imunológico e as defesas do corpo. Além disso, também contêm vitaminas e minerais.

 Apresentação do leite de fórmula

Sintomas de alergia ao leite de fórmula

Alguns sinais de alergia são erupções vermelhas e ásperas no rosto e no ânus. Também pode ser que o bebê tenha diarreia ou dificuldade para evacuar. Em alguns casos, essas evacuações ocorrem em pouca quantidade e são muito compactas.

Em outras ocasiões, o bebê fica irritado e chora depois de comer ou, mais diretamente, apresenta vômito após as refeições. Às vezes, o bebê manifesta desconforto para dormir durante a noite. Caso vários desses sintomas estejam presentes, é aconselhável suspender a fórmula e consultar o pediatra.

Alimentar o seu filho com a quantidade de leite recomendada de acordo com a idade do bebê faz parte do cumprimento de uma das principais prioridades como pais.

Portanto, procure estar informada o suficiente, bem como cumprir os parâmetros estabelecidos, sempre consultando também o pediatra.