Origem e significado do nome Pedro

Com uma história emocionante, cheia de tradição e muito amor, é assim que se apresenta essa opção espetacular que você vai adorar.
Origem e significado do nome Pedro

Última atualização: 29 maio, 2022

Você quer conhecer a origem e o significado do nome Pedro? Embora hoje tenha se tornado uma das opções escolhidas pelos futuros pais em todo o mundo, sua história remonta ao tempo de Jesus Cristo.

Se você quiser descobrir todos os detalhes que iluminam essa bela alternativa, não perca o artigo a seguir. Apaixone-se por esse nome tão tradicional!

Qual é a origem e o significado do nome Pedro?

Especialistas em Etimologia da Universidade do Chile alertam que, do latim tardio, veio Petrus. Com o significado de ‘pedra’ ou para definir aquele que é ‘firme como uma rocha’, segue-se a tradição de Cristo. Pois bem, foi o próprio Jesus quem nomeou o discípulo que seria o fundamento da Igreja Católica. O que talvez poucos saibam é que vem do grego e que mantém o mesmo significado.

“Também te digo: Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

-Mt. 16:18-

Sombra de uma planta refletindo na barriga barriga de uma mulher grávida.
Escolher um nome para o seu bebê é um momento especial, pois você busca transmitir nessa palavra o quanto ele é especial para você.

História do nome de Pedro

Embora existam diferentes variantes atestadas na época romana (Petro, Petronius, Petrollus, entre outros), a história que forja a verdadeira origem de Pedro remonta ao tempo de Cristo.

São Pedro foi o discípulo mais importante de Jesus Cristo, que mudou seu nome de Simão para este novo que lhe foi dado por Deus. Assim, Pedro indica em si mesmo a tarefa que lhe foi confiada por Cristo: ser o pilar da instituição que representa os católicos.

No entanto, como mostra um estudo publicado em 2015 pela Universidad Pontifícia Javeriana (Bogotá), as divergências quanto às interpretações do papel do apóstolo são as seguintes:

  • Por um lado, os católicos concedem ao Bispo de Roma o primado sobre todas as igrejas. Ou seja, a primazia da autoridade sobre os batizados.
  • Por outro lado, os protestantes entendem que a rocha que Pedro personifica mostra o que está por trás dela. Nessa linha, eles apontam a distinção de duas rochas: Pedro (de Petrus, masculino) e pedra (de petra, feminino).

Santos de Pedro

Como você já pode imaginar, o nome de Pedro foi difundido pelos pais de toda a Europa desde a Idade Média. Isso se deveu ao culto e prestígio alcançados por São Pedro, que foi considerado por todos os cristãos como o primeiro papa de Roma.

Além disso, dizem que ele próprio foi martirizado no mesmo dia de São Paulo, mas crucificado de cabeça para baixo porque não foi considerado digno de morrer da mesma forma que Cristo.

Portanto, como alertam os santos, o dia do nome de Pedro é comemorado no mesmo dia que o de Paulo: 29 de junho. Da mesma forma, mais de cem santos com esse nome são registrados.

Pessoas famosas chamadas Pedro

Essa opção alcançou grande popularidade, tendo sobrevivido ao longo do tempo. Dessa forma, é muito comum ouvi-lo tanto na Espanha quanto em outras áreas da Europa, especialmente a partir do final do século XII e até os dias atuais. Isso é demonstrado pelas seguintes celebridades que carregam o nome de Pedro como bandeira:

  • Pedro Almodóvar: um dos mais prestigiados e reconhecidos realizadores espanhóis do mundo.
  • Pedro Guerra: um renomado cantor e compositor espanhol.
  • Pedro Duque: um astronauta espanhol que também ocupa o cargo de ministro.
  • Peter Gabriel: um músico de rock britânico.
  • Kepa Junkera: um músico espanhol do folclore basco.
Bebê dormindo em cesta de tecido
O bebê terá o nome mais lindo que você imaginou, pois será aquele que cativará seu coração só de ouvi-lo.

Aproveite essa maravilhosa opção conhecendo a origem e o significado do nome Pedro

Agora que você já sabe a origem e o significado do nome Pedro, é hora de escolher essa opção para o futuro menino da casa.

Apesar de ser uma das alternativas mais populares entre os pais, a verdade é que se mantém em vigor ao longo do tempo. Porque, desde o nascimento, está cheio de verdade.

Além disso, o melhor é que é uma opção universal que ganha prestígio em outras áreas do mundo. Alguns de seus derivados em outros países são os seguintes:

  • Pere, em catalão.
  • Kepa, em basco.
  • Pierre, em francês.
  • Peter, em inglês.

Por esse motivo, não deixe de considerá-lo. O que você achou? Vamos conferir sua opinião nos comentários.

Pode interessar a você...
Origem e significado do nome Lucas
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Origem e significado do nome Lucas

O nome Lucas tem uma magia e um charme especial. Convidamos você a descobrir o motivo dessa afirmação com todos os detalhes. Confira!