Os medos irracionais na infância

6 de março de 2019
Os medos irracionais são muito comuns na infância. Felizmente, existem algumas fórmulas para ajudar as crianças a superar esse problema.

Os medos irracionais na infância ocorrem com muitas crianças. Infelizmente, esse é um dos momentos mais frustrantes para os pais, já que nada que eles digam ou façam parece ajudá-las a superar a situação.

As crianças podem ter medos irracionais de monstros debaixo da cama, do escuro ou de sons cotidianos, entre outros. Tenha em mente que os medos são frequentes na infância. A função dos pais é transmitir tranquilidade e apoio às crianças.

Além disso, também é importante que você saiba que o objetivo não é se livrar completamente da ansiedade, mas sim fazer com que as crianças aprendam a lidar com os medos irracionais para que eles tenham menos impacto. Ajudá-las a controlar o medo é o mais importante, e isso pode ser realizado ao seguir alguns passos.

Um estudo destaca que os pais devem identificar os medos dos seus filhos e reconhecer que eles são reais para as crianças. É importante manter a calma, demonstrar empatia e, acima de tudo, nunca forçar as crianças a passar por situações aterrorizantes. Vamos te contar mais sobre isso a seguir.

Como superar os medos irracionais na infância

1. Respeite a opinião da criança

A primeira das dicas para levar o seu filho a superar os medos irracionais é respeitar a sua opinião. Embora sejam situações que parecem infundadas, a criança tem suas razões para vivenciar essa emoção. Como mãe, você deve ouvir e respeitar os sentimentos da criança.

Qualquer criança tem o direito de expressar medo. Isso não deve ser negado ou disfarçado, muito menos devemos obrigar a criança a ter uma coragem excessiva. É necessário entender os filhos e ajudá-los através do respeito e dos conselhos, com o objetivo de fazer com que se sintam cada vez mais seguros.

 Como superar os medos irracionais na infância

2. Forneça todas as informações de que precisarem

Embora isso possa parecer muito óbvio, às vezes é necessário fornecer às crianças todas as informações de que precisarem. As crianças ainda estão descobrindo como o mundo funciona e os elementos que as cercam. Esse é um estágio no qual ainda estão encontrando o seu caminho em torno das causas e dos efeitos.

Quanto mais informações você proporcionar aos seus filhos, mais eles vão saber sobre o mundo ao seu redor e, por consequência, vão se preocupar menos.

Se, por exemplo, eles tiverem medo de tempestades, essa é a hora de informá-los de onde vêm os trovões e os raios. Não se esqueça de que esse conhecimento vai fazer com que eles se sintam mais seguros e mais calmos.

3. Controle o consumo de mídia

Em terceiro lugar, considere que imagens de filmes, videoclipes, videogames e até mesmo as notícias na televisão podem ter um impacto negativo e piorar os medos irracionais na infância. Portanto, é aconselhável monitorar em grande parte o que as crianças consomem do material que chega através da mídia.

Você pode até mesmo ensinar o seu filho a usar o controle remoto e desligar a TV quando aparecerem imagens que possam gerar ansiedade. Como mãe, você deve mostrar como consumir conteúdo audiovisual apropriado para a sua idade e de maneira responsável.

É importante manter a calma, demonstrar empatia e, acima de tudo, nunca forçar as crianças a passar por situações aterrorizantes.

4. Transmita confiança

Uma das maneiras de ajudar o seu filho a superar os medos irracionais é demonstrar que você não tem medo. Pelo contrário, dizer ao seu filho que ele não deveria ter medo pode incomodá-lo ainda mais em algumas situações.

No entanto, se a criança sentir a sua confiança, ela vai começar a acreditar que não há nada a temer. Então, essa é a hora de você transmitir ao seu filho a confiança de que ele precisa para começar a superar os medos irracionais que o assombram.

5. Leia livros que falem sobre os medos

A última sugestão em nossa lista de dicas para superar os medos irracionais na infância é ler livros que apresentem as situações de medo para ajudar as crianças a superar os seus temores. Essa é uma estratégia muito útil, que permite que as crianças se identifiquem com o personagem que compartilha sua mesma ansiedade.

 Leia livros que falem sobre os medos

Isso faz com que as crianças observem que outra pessoa também se sente da mesma maneira e, consequentemente, elas vão ficar mais abertas às suas preocupações. Colocar o medo em palavras ajuda a reduzir a preocupação da criança.

Finalmente, não se esqueça de que todas as crianças precisam de ajuda para superar os medos irracionais. A infância é uma época de descobertas, por isso é necessário que você respeite as suas preocupações.

Embora não seja garantido que elas superem as suas ansiedades imediatamente, as crianças certamente poderão aprender a lidar melhor com elas. Não há nenhuma dúvida de que, com essas dicas, você vai conseguir ajudar o seu filho!

  • Askew, C., & Field, A. P. (2007). Vicarious learning and the development of fears in childhood. Behaviour Research and Therapy. https://doi.org/10.1016/j.brat.2007.06.008
  • Muris, P., Merckelbach, H., & Collaris, R. (1997). Common childhood fears and their origins. Behaviour Research and Therapy35(10), 929–937. https://doi.org/10.1016/S0005-7967(97)00050-8
  • King, N. J., Muris, P., Ollendick, T. H., & Gullone, E. (2005). Childhood fears and phobias: Advances in assessment and treatment. Behaviour Change22(4), 199–211. https://doi.org/10.1375/bech.22.4.199