Painéis Montessori: o que são?

Os painéis Montessori são brinquedos perfeitos para as crianças desenvolverem todas as suas habilidades e talentos, bem como a sua curiosidade e a sua paixão por aprender mais a cada dia.
Painéis Montessori: o que são?

Última atualização: 08 Janeiro, 2021

Uma criança que aprende no seu próprio ritmo geralmente é uma criança feliz que se desenvolve em plenitude, aproveitando o seu entorno. Para isso, o jogo costuma ser um elemento vital. E, dentro do jogo, os brinquedos são elementos-chave, como, por exemplo, quando as crianças aprendem enquanto se divertem com os painéis Montessori, nos quais vamos focar hoje.

A criança tem uma necessidade inata de explorar, conhecer e satisfazer as suas necessidades de curiosidade. Por isso, Montessori, a famosa educadora que tanto contribuiu para a felicidade e o desenvolvimento ideal das crianças, desenvolveu teorias e brinquedos especialmente concebidos para que as crianças aprendam brincando.

Painéis Montessori

O que são os painéis Montessori?

Um painel Montessori é um brinquedo especialmente projetado para que as crianças desenvolvam certas habilidades. As mais comuns são criatividade, resolução de problemas, lógica e motricidade fina.

Como esses painéis são utilizados? Eles mostram jogos e pequenos mistérios que devem ser resolvidos pelos pequenos. Como isso é feito? Em geral, por meio das suas habilidades cognitivas, as crianças precisam encontrar a solução adequada através do uso da lógica e da observação.

Esses brinquedos também promovem a resiliência, uma vez que é muito provável que as crianças cometam erros nas primeiras tentativas. Porém, elas devem mostrar perseverança e paciência para tentar, pensar, raciocinar e encontrar as melhores soluções para os enigmas propostos.

O painel consiste em uma série de fechaduras sob as quais estão escondidos elementos específicos. Por exemplo, desenhos de animais. Através de uma pergunta ou um problema, é importante que o pequeno tente adivinhar o que está escondido atrás da referida fechadura, deduzindo de acordo com os seus conhecimentos e as suas habilidades.

A tudo isso deve ser adicionado o aprimoramento das habilidades manuais relacionadas à motricidade fina. Por exemplo, fechaduras e travas devem ser abertas e fechadas de acordo com o tipo de brinquedo e, assim, os pequenos aprimoram as suas habilidades com as mãos e com os dedos.

Benefícios dos painéis Montessori

Por que vale a pena que os nossos pequenos usem os painéis Montessori para brincar? Há benefícios claros que eles trazem para as crianças, desde bebês até idades um pouco além dos seis anos.

Resolução de problemas

Como as crianças devem observar e procurar elementos ocultos, isso as ajuda a melhorar a sua capacidade de resolução de problemas simples.

Motricidade fina

Já discutimos esse detalhe anteriormente. Os pequenos movem peças de diversos tamanhos, adaptadas à sua idade, que lhes permitem treinar a coordenação olho-mão e a motricidade fina.

Melhora da memória

Esse é outro ponto a favor dos painéis elaborados de acordo com o Método Montessori. A criança precisa memorizar certas ilustrações e figuras que serão associadas a conceitos. Dessa forma, ela estará usando a sua memória.

Aprendizagem de ambientes

Os painéis Montessori têm muitos temasAlguns têm como foco a cozinha, os animais, a natureza, a medicina… Ou seja, ajudam as crianças a se familiarizarem com esses ambientes e, em última instância, com a vida e o mundo ao seu redor.

Perseverança

As crianças se tornam mais perseverantes. Quando algo chama a sua atenção, como, por exemplo, um problema que não conseguem resolver, mas que têm muita vontade de solucionar, elas vão perseverar até conseguir, sem pensar em desistir em nenhum momento.

Painéis Montessori

Paciência

É uma qualidade rara em crianças por causa da sua própria natureza. Portanto, é importante que seja aprendida e internalizada pelas crianças através do jogo o mais rápido possível, e os painéis Montessori contribuem para isso.

Atenção

Também sabemos que as crianças têm pouca capacidade para manter a atenção em algo específico durante muito tempo. Essa é uma habilidade que melhora conforme elas vão se desenvolvendo e esses brinquedos ajudam para que esse processo avance de maneira natural.

Estimular a curiosidade com os painéis Montessori

Para as crianças, tudo no mundo é novidade. Portanto, esses painéis, com os quais elas vão descobrir elementos básicos de tudo ao seu redor, como os animais de fazenda, as partes de uma cozinha, etc., servem para que comecem a aprender para que serve cada coisa, o que os animais fazem, por que todas as formas de vida devem ser respeitadas, etc. Eles contribuem para que as crianças queiram saber mais e mais.

Em suma, os painéis Montessori são brinquedos voltados para o desenvolvimento autônomo e a aprendizagem da criança do ponto de vista multitarefa. Eles melhoram a coordenação, o trabalho prático, as habilidades analíticas, a busca de novos desafios ou a otimização das habilidades cognitivas.

Pode interessar a você...
Conselhos de Maria Montessori para educar crianças independentes
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Conselhos de Maria Montessori para educar crianças independentes

Esta ideia transmitida por Maria Montessori, nos dá um simples exemplo de como podemos conseguir que nossos filhos sejam mais independentes e mais ...



  • Montessori, M. (2021). El manual personal de la doctora Montessori: Traducción de “Dr. Montessori’s own handbook”. CreateSpace Independent Publishing Platform.