Partos em circunstâncias difíceis

· 20 de junho de 2017

Nós mulheres nos dividimos em dois grupos: as que idealizam o parto e as que tremem de medo ao pensar nesse dia tão importante para a vida de qualquer uma. E a verdade é que o dia do nascimento de um filho pode ser tanto maravilhoso quanto complicado, algumas mulheres infelizmente acabam passando por partos difíceis.

Nesta ocasião queremos percorrer esses casos em que o nascimento do bebê implica em um processo complicado em que, com certeza, a mãe deve se deparar com alguns obstáculos.

Essas complicações podem ocorrer em qualquer cenário, como em uma sala de cirurgia, em um transporte ou em casa. Se você está grávida e está lendo este artigo, não se assuste. Somente leve em conta que em certas ocasiões os partos ou cesarianas programadas podem ter complicações, mas com a ajuda de profissionais você poderá superar rapidamente essas dificuldades.

O que fazer se caso de partos difíceis?

O que fazer se caso de partos difíceis

Hoje em dia o ser humano se gaba por ter absolutamente tudo sob controle. Queremos planejar tudo, e isso inclui o nascimento de nossos filhos.

Porém, o que acontece se tivermos de mudar os planos de última hora e o parto resulta em uma cesárea? Ou quem sabe o trabalho de parto comece antes do que imaginamos e devemos deixar de lado uma cesárea programada.

Se o bebê tiver o cordão umbilical enrolado no pescoço, deve-se praticar a cesárea de imediato

Nós devemos estar atentas de que essas mudanças podem ocorrer e o melhor é aceitar e nos preocuparmos em procurar o bem-estar dessa criança que está chegando ao mundo.

Não nos sintamos mal se nossas expectativas de um parto natural tenham de ser deixadas de lado, para permitir que o médico opte por uma cesárea. Recordemos que tudo o que importa é que o bebê nasça em meio às melhores condições.

Sendo assim, não fiquemos aflitas se devemos fazer uso de fármacos que acelerem o trabalho do parto, ou se a cesárea é a opção recomendada pelo médico. Sejamos flexíveis com nós mesmas e sobretudo, não nos culpemos por aquilo que não está em nossas mãos, deixando com que a vida flua normalmente.

Ocorrências que levam a partos difíceis

partos difíceis

Como falamos de complicações, devemos incluir uma pequena lista das ocorrências mais difíceis que podem acontecer em mulheres grávidas ao redor do mundo.

Um longo trabalho de parto

Cada mulher tem um ritmo diferente na hora de dar à luz a um bebê. Não é recomendável ter como referência o tempo que demorou para nascer o filho de um familiar ou de uma amiga.É possível que em nosso caso, o processo aconteça de maneira mais lenta e que nossa pélvis demore a dilatar os dez centímetros necessários para que o bebê nasça. Quando isso acontece, o parto pode se converte numa longa corrida estafante que gera um esgotamento de todas as nossas reservas de força.

A experiencia médica e o apoio familiar são a fortaleza de uma mulher em trabalho de parto.

O problema com o trabalho de parto que inclui muitas horas é que o esgotamento da mãe não demora a acontecer.

O cansaço extremo junto ao desespero por ter a criança ainda dentro dela, podem desencadear uma fase de desânimo e debilidade física que deve ser superada com a ajuda da família e dos profissionais da área médica.

Prolongamento da fase expulsiva

Neste caso, o bebê começa a descer pelo canal de parto, mas não avança devido ao esgotamento da mãe ou por uma falta de impulso da criança.

Para estes casos, o médico decidirá se é pertinente usar o “fórceps”. Trata-se de um instrumento cirúrgico parecido a uma grande colher com o que se rodeia a cabeça do bebê para ajudá-lo a sair.

Não são poucas as mulheres que receiam que esse instrumento ocasione alguma lesão no bebê, pelo que a experiência pode ser traumática. Essa lesão é possível, mas devemos confiar no profissionalismo e habilidade de nosso médico, assim como em um parto normal.

Em partos difíceis pode ocorrer a hemorragia

Algumas mulheres sofrem hemorragias durante o parto ou na cesárea, o que indubitavelmente afetará de modo negativo seu estado físico. Para resolver um episódio deste tipo, a equipe de profissionais fará uso de métodos cirúrgicos para frear a perda de sangue e assim estabilizar a mãe.

Partos difíceis geralmente tem que recorrer à cesáreas de emergência

Quando chega o dia do nascimento, mas o bebê não está encaixado no canal de parto ou se detecta que o cordão umbilical está ao redor do pescoço, se praticará uma cesárea para garantir a saúde da criança que está por nascer.

Algumas mães tentam se opor às indicações médicas porque desejam expulsar a criança de maneira natural, mas diante destas circunstâncias – mais uma vez – o mais sensato será deixar esse assunto com os doutores.

Independentemente das circunstâncias difíceis que possam ocorrer e da dor própria do parto, quando uma mulher chega à fase final da entrega, uma força sobrenatural a acompanha para finalmente receber seu bebê nos braços.

Nesse momento em que por fim se escuta o choro do bebê e a mãe pode vê-lo e acariciá-lo, toda dificuldade é esquecida. A maravilhosa imagem do verdadeiro amor que surge é avassaladora, para ficar definitivamente no pulsar do coração materno.