O perigo da criptoseita em adolescentes

Quando os adolescentes são atraídos por falsas promessas e persuadidos com fortes técnicas de pressão, eles podem tomar decisões muito prejudiciais. Vamos contar os perigos da criptoseita para seus filhos.
O perigo da criptoseita em adolescentes

Última atualização: 31 maio, 2022

Somado aos perigos da internet para os adolescentes, surge um novo fenômeno que já fez milhares de vítimas, muitas delas menores de idade. Estamos falando de “academias virtuais” que oferecem cursos de investimento em criptomoedas e outros produtos financeiros. Essa criptoseita é muito atraente devido às suas falsas promessas, mas no final é uma farsa que causa sérios danos.

Você provavelmente já ouviu falar nisso, devido ao grande número de operações policiais realizadas e às centenas de pessoas detidas envolvidas na trama. No entanto, se ainda não sabe do que se trata, traremos mais informações para que você possa alertar e proteger seus filhos.

As promessas de ouro da criptoseita

Se prestarmos atenção às promessas de quem capta os mais novos para apresentar essas “academias”, é fácil entender por que tantos adolescentes caem em suas armadilhas. A criptoseita garante a eles uma vida milionária cheia de luxos, em troca de um esforço mínimo.

Para persuadir os jovens, eles mostram fotos de carros extravagantes, mansões ou férias em lugares incríveis e prometem que é isso que eles obterão se optarem por se juntar ao clube. As técnicas de persuasão dos recrutadores também incluem estratégias que impedem os menores de contar aos pais o que está acontecendo.

Os dirigentes dessas chamadas academias argumentam que os adultos não conhecem nem entendem essa nova forma de ganhar dinheiro, chegando a persuadir os adolescentes de que o estilo de vida de seus pais (baseado no trabalho e esforço) não funcionou.

Mas, em vez disso, eles podem acessar um status muito mais alto por essa via e os incentivam a esconder dos pais o fato de que ingressaram na academia.

Com promessas de uma vida perfeita, os adolescentes são seduzidos a fazer parte do plano, sem conhecer a verdadeira trama por trás de tudo.

Como a cryptoseita realmente funciona?

Na realidade, a suposta academia nada mais é do que uma fachada para um verdadeiro esquema de pirâmide. Os cursos oferecidos são de baixa qualidade e giram em torno de investimentos de alto risco, que não são permitidos em alguns lugares do mundo.

Além disso, o objetivo final é atrair novos “parceiros” ou “afiliados” que perpetuem os benefícios daqueles que estão no topo da pirâmide.

Inicialmente, a inscrição na academia exige um investimento inicial seguido de prestações mensais. Em troca desse dinheiro, são oferecidos cursos virtuais pré-gravados e instruções para realizar determinados investimentos. Mesmo que deem errado, os líderes sempre lucram com as comissões.

Agora, o ponto mais atraente e perigoso é a ênfase que é colocada na captação de novos membros. Se o jovem conseguir trazer mais duas pessoas à criptoseita, o investimento inicial é gratuito. Para facilitar essa tarefa, a “academia” oferece treinamento em técnicas persuasivas e dialéticas que os adolescentes podem colocar em prática com a família, os amigos ou qualquer outra pessoa.

Conceito de golpe virtual de hacker
Em última análise, o objetivo dos recrutadores é capturar novas vítimas para perpetuar os benefícios daqueles que estão no topo da pirâmide de golpes.

Golpe, propaganda enganosa e técnicas de pressão

É claro que para atingir seus objetivos, os criminosos usam táticas de propaganda enganosa que encobrem o golpe. No entanto, o mais preocupante, e o que dá a esse fenômeno o apelido de criptoseita, são as técnicas de pressão exercidas contra os jovens.

Os adolescentes não são apenas convidados a esconder seu apego à “academia”, mas também são instados a se mudar para outras cidades para evitar o controle dos pais e abandonar a escola para se dedicar inteiramente à captação.

Dessa forma, eles são isolados, confrontados com seu ambiente familiar e sofrem lavagem cerebral para servir à organização.

A partir do momento em que são captados (através da internet, em parques públicos ou em eventos organizados para o efeito), inicia-se todo o processo.

Várias famílias viram como seus jovens foram vítimas de um golpe e da pressão que ainda acreditam ser benéficos. E elas foram obrigadas a denunciar e agir para acabar com esse mecanismo.

Assim, como pais, é conveniente estar ciente da existência dessas propostas tentadoras para poder agir a tempo. Portanto, se você suspeitar que seu filho está começando a se interessar por essas criptoseitas, não deixe para lá, pois pode ser algo realmente prejudicial.

Pode interessar a você...
O sentimento de pertencimento à família
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
O sentimento de pertencimento à família

O sentimento de pertencimento à família é uma das maiores necessidades de qualquer criança. Pertencer significa saber que não está sozinho.



  • Cáceres Sánchez, A. (2020). El delito de estafa, la problemática de las estafas piramidales. [Trabajo final de grado, Universidad de Valladolid]. https://uvadoc.uva.es/handle/10324/42282
  • Parejo-Pizarro, I. (2017). La estafa piramidal: Un estudio exploratorio de la víctima. Journal of Negative and No Positive Results2(2), 62-68.