Prós e contras de fazer uma graduação à distância

· 4 de maio de 2019
A modalidade à distância seduz todos os dias mais e mais pessoas espalhadas no mundo todo. O que começou há mais de meio século com brochuras e cursos por correspondência tornou-se um arsenal de oportunidades.

Uma solução para muitas pessoas que procuram uma boa educação é fazer uma graduação à distância. Graças a um acelerado desenvolvimento tecnológico, os recursos computacionais permitem dar intensidade e qualidade aos cursos para carreiras de todos os ramos.

A falta de contato com professores pode ser compensada? A seguir, faremos uma reflexão sobre os prós e contras das salas de aula virtuais. As propostas de estudo à distância incluem material de áudio, vídeo, material por e-mail e até salas de aula virtuais para compartilhar o espaço educacional com professores e alunos em tempo real.

Em que consiste fazer uma graduação à distância?

A internet é o grande facilitador do estudo à distância. Por meio de tablets, computadores tradicionais, laptops e até smartphones, os alunos podem acessar o conteúdo de cada curso ou graduação.

Analisando a evolução dessa tendência, as plataformas do Learning Management System (LMS) e os cursos de e-Learning triplicaram o seu desenvolvimento nos últimos dez anos. Tudo isso está permitindo que a oferta de educação online se ramifique. Atualmente, é possível acessar cursos livres, graduação e pós-graduação.

Os diplomas universitários das graduações à distância não deixam nada a desejar em relação aos típicos cursos presenciais. E isso sem contar a infinidade de cursos alternativos para especialidades e técnicas das mais diversas naturezas.

Vantagens indiscutíveis de fazer uma graduação à distância

Como tudo na vida, cada pessoa escolhe o caminho que quer e pode seguir. No entanto, para aqueles que desejam ser qualificados apesar dos obstáculos intransponíveis, como tempo e espaço, as vantagens dessa alternativa são chamativas.

  • Flexibilidade: embora muitos centros de estudo tentem sustentar uma ampla grade de horários, sempre haverá uma porcentagem de alunos que permanecerão fora da sala de aula.
  • Qualquer pessoa que tenha chegado atrasada a uma aula em algum momento e tenha perdido informações vitais para entender o conteúdo sabe o que significa ser obrigada a seguir cronogramas rígidos.

Por outro lado, aqueles que têm a possibilidade de estudar em tempo integral devem se adaptar a um horário preestabelecido para o conteúdo, o que pode ser muito lento. Em ambos os sentidos, fazer uma graduação à distância resolve o problema do fator tempo.

  • Ideal para quem está empenhado na função de criar filhos: muitas mulheres, quando se tornam mães, acabam deixando seus estudos, que são adiados por tempo indefinido.
  • É difícil encontrar um momento de tranquilidade quando estamos cercados de crianças: graduações e cursos online permitem manter o ritmo de estudo de acordo com as possibilidades de cada aluno.
  • Profissionais que querem se especializar: cada pessoa que escolhe seguir uma carreira à distância tem suas próprias razões. Podem ser profissionais que querem se capacitar em uma área de sua atuação e trabalho ou querem ocupar um lugar que parece impossível na agenda de uma graduação presencial.

Outro setor da população que escolhe as salas de aula virtuais são os jovens que tiveram que abandonar seus estudos, pois saem cedo para trabalhar. Nesses casos, a graduação à distância é uma excelente alternativa.

Mas o que pode ficar faltando ao fazer uma graduação à distância?

Como vimos, as vantagens são claras, mas também há alguns problemas. Será que a distância é uma desvantagem? Essa tem sido a principal objeção que os cursos virtuais historicamente receberam.

No entanto, as barreiras geográficas foram praticamente eliminadas graças ao desenvolvimento tecnológico.

De qualquer forma, nem todas as especialidades, carreiras e cursos estão atualizados com a evolução da informática. Nem todos os cursos têm conferências, salas de bate-papo ou salas de aula virtuais, por exemplo.

Por outro lado, um certo número de ofertas exige pelo menos uma aula presencial por mês, o que elimina um pouco da magia da vida virtual.

Talvez a principal desvantagem de fazer uma graduação à distância continue sendo o nível de exigência exigido. Sem a presença de professores acompanhando as dúvidas em uma troca presencial, alguns alunos podem se sentir muito frustrados, optando por deixar os estudos.

Em conclusão, assim como qualquer novo caminho escolhido, ponderar os prós e contras pode economizar tempo e dinheiro. No entanto, a popularidade das carreiras virtuais está aumentando, dando conta de uma crescente versatilidade e tornando as expectativas de inclusão cada vez maiores.