Quais são os pontos fortes de uma criança desafiadora?

25 Julho, 2018
Assim como a maioria dos pais, certamente você já percebeu que o comportamento dos seus filhos, à medida que eles crescem, vai ficando cada vez mais difícil de controlar com o tempo.

Uma criança desafiadora sempre se mostra irritada na hora de receber ensinamentos. Ela também nunca obedece aos pedidos dos pais.

Essas atitudes desafiadoras contra as figuras de hierarquia ou de autoridade se mantêm e até aumentam quando os pequenos chegam à adolescência. Alguns pais culpam a si mesmos pelo comportamento dos seus filhos. Além disso, as pessoas também culpam os pais quando as crianças passam dos limites.

Mas nem tudo é negativo. Neste artigo, vamos mostrar quais são os pontos positivos de uma criança desafiadora. Sim, seu filho possui pontos positivos e eles são incríveis.

Dê valor ao comportamento de uma criança desafiadora

O ideal e fundamental neste assunto é manter a calma. Esse tipo de comportamento é absolutamente normal. Muitos psicólogos afirmam que todos nós fomos uma criança desafiadora em algum momento dos primeiros anos da nossa vida.

É importante e extremamente saudável manter uma atitude positiva frente a esses episódios dos nossos filhos. Pense que esse é um processo necessário pelo qual você, como mãe ou pai, também deve passar para aprender a colocar limites.

Provavelmente esse é o aprendizado base na escola para pais que a vida proporciona. Como mãe ou pai, você vai definir que tipo de criação vai estabelecer com seu filho. Estimule a interação e a comunicação entre todos os membros da sua família e fortaleça a confiança que seu filho sente por você. Se esse processo for bem-sucedido, vai permitir que seu filho desenvolva a confiança que precisa para contar como foi o dia dele.

Como líder, é importante que você aprenda a ser paciente. Você será capaz de lidar com situações de estresse mantendo o autocontrole. Essa atitude também vai proporcionar mais disciplina em outras áreas da sua vida.

Uma criança desafiadora é um espelho

criança desafiadora

Se você ainda não se convenceu de que ter um filho desafiador é uma vantagem e não o contrário, você precisa saber que esse tipo de atitude do seu filho também faz você crescer. Por meio da atitude desafiadora do seu filho, você pode se conhecer melhor e aprender sobre os seus próprios aspectos negativos. Lembre-se de que as crianças assimilam rapidamente tudo o que acontece ao redor delas e aprendem com o que convivem no dia a dia. Logo, elas adotam esses comportamentos como seus.

Faça uma análise sobre si mesmo e perceba quais comportamentos seu filho está reproduzindo. Talvez aquilo que mais deixa você irritado no comportamento do seu filho é exatamente o que ele imita de você.

Tem muita energia

Uma criança demonstra seu estado de saúde em sua energia. Isso significa que se você acha que seu filho é muito hiperativo, talvez você esteja confundindo esse comportamento com uma personalidade desafiadora. Nesse momento, você deve analisar a situação e perguntar a si mesma se o comportamento dele é realmente desafiador.

Você acha que ele é desafiador porque não fica quieto nem por um minuto? Isso é um sinal de que seu filho é uma criança normal e que está com uma saúde excelente. É exatamente o oposto do que deveria deixar você preocupada.

Tem paixão e decisão

criança desafiadora

Não se pode deixar de mencionar que essas crianças “insurgentes” não são compreendidas pela sociedade. Inclusive, há muitos livros que ensinam como impor algumas regras para controlar essa insubmissão. O que o mundo ainda não compreende é que muitas dessas características de uma criança desafiadora coincidem com as de um adulto bem-sucedido.

Se você souber lidar positivamente com a insistência, a teimosia, a arrogância e a rebeldia, talvez você consiga canalizar todas essas atitudes negativas e transformá-las em algo positivo. Como adultos, essas crianças podem se transformar em pessoas decididas, persistentes e comprometidas.

Uma criança desafiadora sente uma paixão intensa por suas crenças. Ela sempre quer saber o porquê de tudo e se concentra intensamente em seus interesses. Lembre-se de que vivemos em uma sociedade mutável, na qual há pessoas que querem manipular e se apossar das vontade e dos sonhos daqueles que possuem personalidade fraca.

Sinta-se confiante e contente porque, no futuro, seu filho será uma pessoa com opinião própria. Uma pessoa que não poderá ser facilmente manipulável. No futuro, seu filho vai ter a capacidade de tomar boas decisões na vida pessoal, profissional e econômica. Só é necessário que você proporcione diariamente essa segurança emocional de que ele tanto precisa.

Se você fizer bem o seu trabalho, vai poder garantir que um filho desafiador conseguirá formar uma família e ter um trabalho que vão proporcionar segurança à vida dele. No futuro, você vai poder olhar para trás e sentir que seu trabalho como mãe ou pai não foi em vão. Além disso, você vai se sentir tranquila ao saber que o trabalho dos seus filhos com seus netos também não vai ser.