Quando e como usar fio dental em crianças?

O fio dental é uma ferramenta que ajuda a manter a saúde bucal das crianças. Descubra quando e como usá-lo.
Quando e como usar fio dental em crianças?
Vanesa Evangelina Buffa

Escrito e verificado por a dentista Vanesa Evangelina Buffa.

Última atualização: 25 fevereiro, 2023

O fio dental completa a higiene bucal em crianças. No entanto, muitos pais não sabem quando começar ou como usá-lo. Ao passá-lo entre os dentes, elimina-se a placa bacteriana que ali se acumula e que a escovação não consegue alcançar. Com isso, a higiene dental é complementada e a saúde é favorecida.

Descubra a partir de que idade você deve utilizar este utensílio de higiene oral nos mais novos. Além disso, contaremos algumas estratégias para facilitar a incorporação desse hábito à sua rotina de limpeza bucal.

A importância do fio dental nas crianças

A escovação é uma das tarefas mais importantes quando se trata de limpar os dentes. Mas as cerdas da escova não conseguem acessar as paredes laterais dos dentes, onde cada dente entra em contato com o seguinte. No entanto, o fio dental surge como uma solução, pois permite a remoção da placa bacteriana e restos de alimentos que se acumulam neste espaço. Com isso, o risco de cárie diminui e as gengivas são mantidas saudáveis.

Para realizar uma higiene dental adequada, todas as faces de cada elemento dental devem ser limpas. Isso só é alcançado complementando a escovação com o fio dental. O uso desta ferramenta deve ocorrer pelo menos uma vez por dia. Sugerimos o uso do fio dental juntamente com a escovação à noite, antes de a criança dormir. Ao final, recomenda-se enxaguar a boca com água e cuspir.

Quando começar a usar fio dental?

Em geral, o uso do fio dental é recomendado por volta dos 2-3 anos de idade. Nessa fase, a escovação dos dentes já está bem estabelecida e é um momento oportuno para introduzir uma nova prática na rotina de higiene.

Além disso, nesta fase a dentição decídua está completa e as paredes laterais dos dentes começam a entrar em contato umas com as outras. É fundamental ficar atento aos cuidados com os dentes e o fio dental é um grande aliado para limpar essas áreas. É uma boa ideia apresentar o item, explicar para que serve e começar a usá-lo aos poucos. Dessa forma, quando aparecerem os dentes permanentes, o hábito já estará incorporado.

Os adultos são responsáveis por realizar a limpeza nos pequenos. Depois, têm de acompanhar e supervisionar a sua utilização até aos 8 ou 10 anos, idade a partir da qual a criança poderá fazer isso sozinha. Em alguns casos, como crianças com apinhamento severo ou com alto risco de cárie, o odontopediatra pode indicar a limpeza da área interdental desde cedo.

Não existe uma idade exata para começar a usar fio dental em crianças. De qualquer forma, desde cedo fica mais fácil incorporar esse hábito de saúde à rotina diária.

Como passar fio dental em crianças

Existem diferentes maneiras de passar fio dental em crianças. O dentista pediátrico pode aconselhar você e demonstrar a técnica mais adequada para a idade e as necessidades do seu filho. No caso de limpar a boca de uma criança pequena, é útil encontrar uma posição confortável para ambos. Para algumas pessoas, é melhor sentar a criança no colo, ficar atrás, abaixar-se para ficar na altura da criança ou colocar a criança em uma cadeira.

Em crianças maiores, a limpeza em frente ao espelho ajuda a visualizar a tarefa e a se familiarizar com os movimentos. Ao passar o fio dental, é preciso ser firme, mas ao mesmo tempo gentil para não machucar a gengiva. Aqui estão algumas estratégias para a limpeza.

Enrolar no dedo

Usar o fio dental com as mãos é o método mais popular. No entanto, pode ser uma técnica um tanto difícil para as crianças realizarem sozinhas ou para os adultos realizarem na boca de seus filhos. Consiste em cortar um pedaço de fio de aproximadamente 50 cm. As pontas da corda devem ser enroladas em ambos os dedos médios de cada mão.

Em seguida, deve-se fazer pressão com o dedo indicador e o polegar e passar o fio dental entre os dentes. Você deve atingir a linha da gengiva. Em cada espaço interdentário, o fio dental é pressionado contra a lateral de um dos dentes formando um C. Os movimentos devem ser feitos de cima para baixo para os elementos superiores e de baixo para cima para os dentes inferiores. A ação é então repetida no lado do outro dente no mesmo espaço.

Com as mãos da criança

Outra maneira de higienizar a área interdental é aplicar o método de enrolar nos dedos que acabamos de explicar, mas usando as próprias mãos da criança. O fio é enrolado nos dedinhos dos pequenos e os adultos orientam as mãos para realizar a limpeza.

Aprender a manusear o fio dental desde cedo permitirá que os pequenos adquiram autonomia no cuidado com a boca com mais facilidade.

Usar porta-fio

Usar um porta-fios é o método mais fácil e confortável de usar com crianças. Não apenas para os pais manipularem, mas também para as crianças adquirirem habilidades para fazer a limpeza.

São instrumentos plásticos que seguram um pedaço de fio dental e possuem uma alça para segurar e acessar confortavelmente os espaços interdentais. Assim, a limpeza é realizada com a vantagem de poder manobrar melhor. Alguns são descartáveis e vêm com o barbante preso. Além disso, estão disponíveis em diferentes modelos, formas, cores e tamanhos. Participar da escolha do instrumento pode motivar os pequenos a utilizá-lo.

O fio dental no cotidiano das crianças

O uso do fio dental em crianças complementa a higiene, mantém a boca limpa e ajuda a prevenir cáries e gengivite. Além disso, é uma prática que facilita a incorporação desse hábito saudável à rotina diária de higiene. Hábitos saudáveis adquiridos na infância continuarão ao longo da vida e proporcionarão múltiplos benefícios à saúde.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Malca, M. C., Pari, M. E. C., & Palma, C. (2014). Uso del Hilo dental asociado al cepillado¿ Qué dice la evidencia científica?. Revista de Odontopediatría Latinoamericana4, 44.
  • Soria-Hernández, M. A., Molina, N., & Rodríguez, R. (2008). Hábitos de higiene bucal y su influencia sobre la frecuencia de caries dental. Acta pediátrica de México29(1), 21-24.
  • Afanasjeva, M. M. (2019). Preventive dental care in children: the main principles. In Бюллетень медицинских интернет-конференций (Vol. 9, No. 4, pp. 175-175). Общество с ограниченной ответственностью «Наука и инновации».
  • Nascimento, E. B., Rodrigues, R., & Manso, M. C. (2022). Prevalence of dental floss use in deciduous dentition: A systematic review and meta‐analysis. International Journal of Dental Hygiene.
  • Toyama, T., Furukawa, Y., Hayashi, Y., Araki, M., Nakano, T., & Fukuta, O. (2019). Dental floss use among elementary school children and environmental factors; a cross-sectional study. Pediatric Dental Journal29(2), 78-83.
  • Berchier, C. E., Slot, D. E., Haps, S., & Van der Weijden, G. A. (2008). The efficacy of dental floss in addition to a toothbrush on plaque and parameters of gingival inflammation: a systematic review. International journal of dental hygiene6(4), 265-279.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.