15 dicas básicas para cuidar das feridas das crianças

O tratamento das feridas em casa é simples, mas requer algum conhecimento. O mais importante é lavar bem e evitar a entrada de microrganismos capazes de causar infecções.
15 dicas básicas para cuidar das feridas das crianças

Última atualização: 27 dezembro, 2022

Pediatras e psicólogos concordam neste ponto: a maioria dos acidentes envolvendo crianças – especialmente em idade pré-escolar – ocorre em casa e, portanto, pode ser evitada. Portanto, eles recomendam que o lar seja centrado nos filhos, em vez de nos pais.

Lembre-se de que será mais difícil para seu filho pegar uma faca se as gavetas tiverem medidas de segurança e também será difícil que ele quebrar um vaso se não houver nenhum ao alcance. Essa é a primeira dica para cuidar das feridas das crianças.

O melhor conselho para cuidar dos ferimentos das crianças é prevenir, no entanto, acidentes acontecem. A pediatra María Victoria Álvarez recomenda ter um kit de primeiros socorros em casa e esquecer alguns mitos no cuidado de uma ferida, incluindo a aplicação de aloe vera, por exemplo, mesmo que seja superficial.

A primeira coisa a evitar em feridas superficiais, como um pequeno corte ou uma escoriação na pele após a queda no asfalto, é uma infecção, por isso o uso de remédios caseiros deve ser evitado.

Em vez disso, o especialista recomenda lavar a área afetada duas ou três vezes ao dia com um sabonete antisséptico.

Então, recomenda a doutora, é necessário aplicar um antibiótico de uso pico, como a bacitracina. A pomada deve ser aplicada apenas na área afetada, em vez da limpeza com sabonete antisséptico em toda a área.

Se for um ferimento no braço, lave todo o braço com sabão e aplique a pomada sobre o arranhão. Esse tipo de lesão não deve ser coberto com gaze.

O mesmo conselho vale para feridas causadas quando a criança faz um machucado ao coçar com insistência uma área, por exemplo, por causa da picada de um mosquito. O doutora reitera que a aplicação de remédios caseiros só ajudará a infectar a ferida ou a perpetuar a infecção.

Garota de braço quebrado

Como cuidar de feridas profundas

“Quando se trata de queimaduras ou feridas mais profundas, é necessário ir ao médico, mesmo que seja uma queimadura boba”, explica a pediatra.

Há crianças que, por ficarem na cozinha, se queimam com água fervente. Segundo Á lvarez, essas são chamadas de feridas limpas, que devem ser tratadas dependendo do grau de queimadura. Por isso, ela insiste na importância de ir ao médico para que o profissional indique o que deve ser feito.

No entanto, ela explica que esses tipos de pequenas queimaduras são tratados com antibióticos e pomadas.

As queimaduras derivadas do contato com caldo ou óleo fervente – explica a pediatra – são chamadas de queimaduras sujas, geralmente são mais perigosas porque podem infectar facilmente.

A recomendação é a mesma: leve a criança ao médico e siga ao pé da letra as instruções do especialista.

Se a criança cair da cama, é aconselhável ir ao médico, principalmente, avisa Á lvarez, se você perceber que ela não reage a nenhum estímulo.

“É natural que depois da pancada a criança chore e que depois de chorar um pouco ela adormeça de cansaço. Isso é diferente de reagir depois de ter levado uma pancada”, argumenta a pediatra, que recomenda colocar gelo na área da batida e fornecer analgésicos para a dor. No entanto, o ideal é levar a criança a uma emergência médica.

Além das recomendações da pediatra, deixamos a seguir algumas dicas da Cruz Vermelha para cuidar de feridas:

Prevenção

  • Use com cuidado objetos afiados ou pontiagudos em casa, como facas, tesouras, lâminas de barbear, alfinetes, etc.
  • Ensine às crianças como usar esses objetos, dando explicações e exemplos. Nunca os deixe ao seu alcance até que saibam como usá-los corretamente.
  • Em casas onde há crianças, é conveniente proteger os cantos das mesas, as extremidades e o fundo dos móveis de vidro.
  • Ao vestir ou despir as crianças, tenha cuidado com os zíperes, pois podem se prender na pele e causar ferimentos graves.

Primeiros socorros

  • Antes de tratar uma ferida, lave bem as mãos com água e sabão. Não se esqueça de lavar também no final.
  • Em seguida, lave a ferida com água e sabão ou soro fisiológico para remover a sujeira. Limpe de dentro para fora para evitar que os germes entrem na ferida.
  • Em uma gaze estéril, coloque um produto iodado (iodopovidona) e aplique na ferida, de dentro para fora e sem tocar na parte da gaze que vai entrar em contato com ela.
  • Não use algodão ou álcool para limpar uma ferida.
  • Não aplique pós ou remédios caseiros.
  • Nunca remova um objeto grande que esteja preso em uma ferida, pois ele pode estar funcionando como um tampão, impedindo o sangramento. Imobilize a criança e solicite ajuda médica.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.