4 recursos pedagógicos e exercícios para ensinar geografia para crianças em casa

Conhecer mais sobre o planeta em que vivemos nos permitirá apreciar melhor suas maravilhas e respeitá-las. Você quer saber mais?
4 recursos pedagógicos e exercícios para ensinar geografia para crianças em casa
Samanta Ruiz

Escrito e verificado por a professora Samanta Ruiz.

Última atualização: 30 abril, 2023

O uso de tecnologia, artesanato e jogos contribuem para tornar o aprendizado das disciplinas escolares muito mais atrativo e dinâmico. Hoje vamos compartilhar com você como usar esses recursos para ensinar geografia para as crianças em casa. Esta é uma boa forma de ajudá-las a consolidar os seus conhecimentos e a despertar a sua curiosidade sobre o mundo em que vivemos.

A melhor coisa sobre os tempos atuais é que você tem disponível muitas ferramentas para a educação em casa. Aqui está uma lista de algumas delas.

1. Mapa-múndi feito em casa

Aprender fazendo é a forma mais eficaz de consolidar o conhecimento. Por isso, usar o artesanato para ensinar geografia às crianças em casa é muito eficaz. Você verá como aquelas palavras que antes eram tão difíceis de memorizar, como continentes ou países, agora os pequenos aprendem e as lembram rapidamente.

Um excelente recurso é planejar a criação de um mapa-múndi, um artesanato muito fácil de fazer e que você pode usar para diversas finalidades. Com ele, você ensina os pequenos a localizar países e capitais, distinguir elementos geográficos (rios, relevos, lagos ou costas, entre outros) e se localizar em um mapa.

Ao criar um mapa-múndi caseiro, você pode se divertir muito com sua família. As crianças vão adorar recortar, colar e inventar viagens pelo mundo, enquanto aprenderão geografia quase sem perceber.

2. Curiosidades sobre geografia

Um quiz é um jogo de perguntas e respostas dinâmico e muito divertido, principalmente para fazer com toda a família. Você pode elaborar temáticas geográficas, como capitais de países, localização de montanhas, idiomas, costumes, comidas ou músicas. Além disso, você pode buscar vídeos no YouTube ou aplicativos que já contenham curiosidades preparadas, ideais para se divertir e aprender geografia junto com as crianças em casa.

3. Jogos geográficos na web

O site World Geography Games pode ser usado em 7 idiomas diferentes (inglês, espanhol, alemão, francês, bósnio, holandês e polonês), tornando-se uma ótima ferramenta para o ensino de geografia para crianças em casa.

Ao mesmo tempo, também é muito útil praticar uma língua estrangeira. Aqui você encontrará um grande número de jogos interativos para aprender mais sobre o nosso planeta.

Entre o material da web você tem mapas para localizar países, províncias, rios, bandeiras, cidades, mares, ilhas, continentes, desertos ou montanhas, entre outros. Além disso, você pode se aprofundar em outros tópicos da geografia, como a estrutura da Terra e a atmosfera.

Os quebra-cabeças são jogos que aguçam a engenhosidade, promovem a concentração e ajudam as crianças a serem mais organizadas e sistemáticas. Além disso, há opções para todas as idades.

4. Quebra-cabeças de mapas físicos e políticos

Uma maneira muito divertida de ensinar geografia para crianças em casa é toda a família montar um quebra-cabeça de mapa. As peças podem rondar a casa dos milhares, então é necessário prestar muita atenção. Também é um bom exercício para aprender a ler mapas, já que às vezes você tem que usar mapas reais para comparar e ver se está no caminho certo.

Ensine sobre o mundo com diferentes recursos

Não é necessário ser um especialista para iniciar uma jornada de educação domiciliar. Com um pouco de imaginação e habilidade para encontrar exercícios que sejam divertidos e diferentes, você vai prender imediatamente a atenção dos pequenos. Assim, você pode colaborar para apoiar seus processos de aprendizagem.

Certamente, os pequenos ficarão entusiasmados quando você se propor a compartilhar jogos de geografia com a família, assistir a um vídeo juntos, imaginar que eles estão explorando o mundo ou fazendo uma viagem a terras desconhecidas. Para isso, podem criar mapas de cores, descobrir outros idiomas ou navegar na internet.

Dessa forma, você não apenas ensinará geografia, mas também mostrará que é possível viajar pelo mundo sem colocar os pés na rua.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.