Roupas de esqui para crianças: quais acessórios você precisa?

Destinos de neve fascinam as crianças, mas é melhor ter atenção com as roupas e os acessórios adequados.
Roupas de esqui para crianças: quais acessórios você precisa?
Samanta Ruiz

Escrito e verificado por a professora Samanta Ruiz.

Última atualização: 27 dezembro, 2022

Normalmente, quando saímos de férias para um destino com neve, fazemos uma lista de roupas de esqui para crianças. No entanto, também devemos levar em consideração alguns acessórios que ela vai precisar.

Por esta razão, vamos apresentar uma lista dos elementos essenciais que você deve levar para que seu filho esteja sempre protegido do frio, seco, quente e confortável.

Anote esta checklist!

Não se esqueça destes acessórios para crianças esquiadoras!

Como qualquer esporte, o esqui traz benefícios para a saúde física, psicológica e emocional. Entre eles, afasta as crianças do sedentarismo e as leva a ter contato direto com a natureza.

Contudo, como as condições para esquiar são hostis ao corpo humano (frio, umidade e vento), é necessário ter os acessórios corretos para que a atividade seja segura e muito divertida! A seguir, contamos o que você não pode perder.

Capacete de esqui tamanho infantil

Este elemento de segurança é essencial para qualquer esporte de neve, pois protege a cabeça em caso de quedas ou solavancos. Além disso, o capacete é necessário porque as baixas temperaturas, a nevasca e o sol podem danificar a pele do rosto.

Alguns pontos importantes são: ser do tamanho correto, não ser pesado e caber bem na região do pescoço.

Óculos de esqui de proteção média

Os óculos cobrem toda a área dos olhos, da testa ao nariz, e são presos ao capacete com um elástico.

Para as crianças, os melhores são os de proteção média, pois são úteis para o sol e também para proteger os olhos da incômoda nevasca.

Os óculos de proteção média são ideais para proteger as crianças do sol e das nevascas ao esquiar.

Luvas impermeáveis

Escolha um modelo de luvas com dedos articulados para que as crianças possam mover facilmente as mãos. O ideal é que também tenha elástico no pulso. Esses designs protegem muito bem as mãos, pois, ao bloquear a passagem da neve, evitam que os dedos congelem.

Existem modelos que vêm com uma alça de segurança para que, ao serem retiradas, fiquem penduradas no pulso e não se percam. São uma ótima opção!

Vestuário térmico e resistente

Os macacões são muito práticos, principalmente para crianças pequenas, pois você garante que elas estarão sempre mais secas e quentes do que com um conjunto de duas peças. Por sua vez, crianças mais velhas se sentem mais à vontade com calças de esqui e um anorak ou jaqueta.

Em ambos os casos, opte por modelos feitos com tecidos impermeáveis e resistentes para que não quebrem na primeira queda. Hoje em dia, existem tecidos técnicos especialmente pensados para neve que atendem plenamente a esses requisitos.

Botas apreski

Estas botas são as que as crianças vão usar para passear, andar pela cidade ou fazer excursões. Não é um sapato adequado para esquiar, mas é para depois de esquiar.

Elas são feitas com tecidos que retêm o calor e algumas são forradas com lã. No lado exterior, são feitas de material impermeável e uma sola de borracha grossa.

Bandanas buff

Também conhecidas como aquecedores de pescoço, elas também podem proteger os ouvidos e a boca quando as crianças esquiam. Este acessório é seguro, pois não se enrola como um lenço e é confortável porque é muito fácil de colocar e tirar.

Gorro de esqui

Os gorros de esqui são feitos de tecidos quentes, como lã. Existem modelos apenas para a cabeça e outros que cobrem também as orelhas. Além disso, existem as do tipo balaclava, que cobrem todo o rosto, exceto os olhos.

Os gorros de lã são importantes para proteger a cabeça do frio. Você também pode optar por modelos que cobrem as orelhas ou todo o rosto, exceto os olhos.

Camisetas manga longa

Quando vamos a destinos nevados, é prático aplicar a “técnica da cebola” para vestir as crianças. O ideal é começar na pele com uma boa camisa de manga comprida.

O material dessas peças deve ser macio e respirável, como o algodão, embora hoje existam tecidos térmicos que atendem às mesmas características, que são muito mais leves e ocupam pouco espaço na bagagem.

Meias térmicas

As meias térmicas serão úteis para as crianças tanto para esquiar quanto para outras atividades. As meias devem ser de um modelo que cubra a perna até abaixo dos joelhos. Claro, escolha aquelas que são feitas de materiais macios e respiráveis para que seus pés fiquem sempre secos, apesar do suor.

Proteção solar

Tem uma música que diz que “Mesmo que não vejamos, o sol está sempre lá”, e é verdade. Podemos sofrer as consequências de nos expormos ao sol, tanto na praia como na cidade ou nas montanhas.

Em áreas de neve, a ação do sol é multiplicada pelo ar seco, o frio e o reflexo da neve. Portanto, é imperativo que usar protetor solar de alto FP e protetor labial.

“Os raios do sol são mais fortes entre as 10h e as 16h. O reflexo do sol na água, na areia e na neve pode aumentar essa força solar.”

-AEPED-

Roupas de esqui para crianças: quais acessórios não devem ser usados?

Existem três acessórios básicos para as crianças esquiarem, mas recomendamos que você não os leve, e sim os alugue no local.

Esquis, botas e bastões são itens muito caros e, além disso, seguem modas e tendências. Portanto, se você só sair de férias na neve de vez em quando, não vale a pena o gasto.

E aí, tudo pronto?


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.