É verdade que a primavera altera os hormônios?

4 de janeiro de 2019
Você duvida que a primavera altera os hormônios? Ou que influencia nosso humor? Você vai se surpreender com a resposta sobre o impacto que tem em nosso corpo.

A primavera é uma das estações mais bonitas do ano e vem carregada de grandes mudanças. Com a chegada dessa estação, emoções como alegria, euforia e também romantismo são despertadas. Por isso, dizem que a primavera altera os hormônios. Será que é verdade?

A luz: o motivo pelo qual a primavera altera hormônios

Nosso corpo sofre mudanças no humor com a chegada da primavera. É que a luz solar influencia diretamente o hormônio chamado melatonina, responsável por regular o relógio interno ou o ritmo circadiano.

A melatonina é produzida no núcleo supraquiasmático, dentro do hipotálamo, e é modulada pela quantidade de luz que uma pessoa recebe. Esse hormônio é responsável por estimular todos os outros no corpo, o que produz uma melhora no estado de ânimo.

Influencia a oxitocina, chamada de hormônio do amor, e as relações sociais. Ao mesmo tempo, exerce um forte estímulo na dopamina, hormônio da motivação e do prazer. Além disso, também influi na norepinefrina, responsável pela redução do estresse, e na serotonina, que regula o humor.

Felicidade durante a primavera

Os benefícios de ter um humor positivo são muitos. Por exemplo, relacionamentos pessoais são aprimorados. Da mesma forma, uma atitude positiva em relação aos problemas é mantida, há mais atividades sociais e, portanto, você pode se sentir mais feliz.

a primavera altera os hormônios

Os hormônios e o desejo sexual durante a primavera

Os seres humanos não têm uma época de acasalamento como os animais. Isso ocorre permanentemente. No entanto, foi provado cientificamente que as relações sexuais são mais ativas durante a primavera.

A primavera também altera os hormônios que interferem no desejo sexual, pois a melatonina também atua sobre os hormônios responsáveis pelo controle reprodutivo.

Por outro lado, devido ao fato de hormônios como a dopamina e a oxitocina estarem ativos, a pessoa fica mais disposta à atração sexual. Somado a isso, durante a primavera as pessoas usam roupas mais leves e passam mais tempo em atividades fora de casa, o que motiva seus desejos sexuais.

Em vista disso, observou-se que uma alta porcentagem de europeus iniciam relacionamentos românticos e se casam durante a primavera.

Benefícios do sol da primavera

Durante a primavera, as pessoas podem usar roupas mais leves, aproveitar o sol, o calor e o bom tempo. Por outro lado, especialistas em dermatologia dizem que o sol influencia o metabolismo da vitamina D, que age no sistema imunológico.

Além disso, controla a pressão arterial, uma vez que produz vasodilatação. Outro benefício é que também influi na endorfina, o hormônio que permite bom humor.

“A luz solar influencia diretamente o hormônio chamado melatonina, que regula o relógio interno ou o ritmo circadiano”

A primavera e o efeito negativo nos hormônios

Em algumas pessoas, a primavera altera os hormônios causando um efeito negativo chamado astenia da primavera. Os sintomas dessa condição são: fadiga, depressão, tristeza, alterações de humor, sonolência e apatia. Tudo sem causa aparente.

Os psicólogos atribuem essa desvantagem à complexidade fisiológica dos hormônios porque o ritmo circadiano ou o relógio interno cria um desequilíbrio hormonal.

Isso impede que as pessoas se adaptem facilmente à mudança do clima e dos horários. Embora não seja considerado um distúrbio propriamente dito, afeta muitas pessoas durante a primavera.

Como lidar com a astenia da primavera?

A astenia geralmente dura cerca de duas semanas. Mas é conveniente neutralizar suas causas. Embora nem sempre seja necessário tomar medicamentos, você pode seguir algumas recomendações úteis.

Você deve dormir entre 7 e 8 horas por dia, praticar um esporte de sua preferência, realizar outras atividades prazerosas para você e, acima de tudo, descansar o suficiente.

Além disso, é bom que você aproveite as oportunidades que tem para agradar a si mesma. Destine as energias que a luz, a serotonina e as endorfinas oferecem ao que é realmente importante para você.

a primavera altera os hormônios

Apesar de seus esforços para tolerar a astenia, se os sintomas persistirem e você apresentar quadros como febre, tristeza relacionada à depressão grave ou perda de peso, é melhor consultar um especialista.

Por outro lado, também é necessário ter uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes e cereais. Da mesma forma, você deve reduzir o consumo de açúcar e beber muita água. Dessa forma, é possível reduzir os sintomas desse mal de primavera.

Durante a primavera, tudo ganha vida e fica cheio de atividade, afetando desde plantas e animais até seres humanos. Como a primavera altera os hormônios, você deve aproveitar ao máximo essa época do ano para desfrutá-la com entusiasmo e paixão.