Se seu filho aprende lentamente, seja paciente e caminhe mais devagar

25 Julho, 2018
Embora muitas mães e profissionais da educação ainda não consigam entender, cada pequeno tem o seu próprio ritmo de aprendizagem e amadurecimento.

Em primeiro lugar, se o seu filho aprende lentamente, não fique preocupada. Isso é normal e não indica necessariamente algum tipo de problema cognitivo.

Naturalmente, algumas crianças desenvolvem mais rapidamente algumas habilidades e conhecimentos do que as outras. Então, não há necessidade mover montanhas para forçar os pequenos a alcançarem as metas o mais rápido possível uma vez que não importa se a criança aprende lentamente.

O que realmente interessa neste processo é não parar de apoiar a criança para que ela possa continuar aprendendo. Se seu filho é mais devagar do que o restante, simplesmente diminua a marcha e caminhe pacientemente ao seu lado em um ritmo mais lento.

aprende lentamente

Se o seu filho aprende lentamente, dê passos curtos mas firmes

Se o seu filho aprende mais devagar, mantenha a calma e seja paciente. De jeito nenhum se mostre frustrada, chateada ou brava… Ele já tem bastante peso nas costas por conta do ritmo de aprendizagem que tem, além da carga ou pressão que sofre para fazer você feliz e não se sentir inferior ou discriminado.

É importante ter cuidado com as palavras que você usa para poder motivá-lo e ajudá-lo. Não é para forçar ou acelerar o aprendizado de novos conhecimentos com mais conteúdo e mais exigências. Em muitos casos, é necessário simplesmente tempo.

Por essa razão, se a criança aprende devagar reduza a velocidade e a intensidade do ensinamento. Durante essa caminhada, comece a dar passos lentos mas firmes. De qualquer forma, o importante é percorrer esse complexo caminho juntos, lado a lado.

O que você deve evitar se a criança aprende lentamente

Caso você se encontre nessa situação em que a aprendizagem e o desenvolvimento da criança se atrasam um pouco mais do que o que é considerado normal, uma das regras de ouro é não gritar, punir, nem bater na criança que apresenta alguma dessas dificuldades.

Da mesma forma, é estritamente proibido fazer comparações, pois isso é tão absurdo quanto prejudicial. Respeite sempre o tempo do seu filho. Não promova uma competição que não faz sentido. Muito menos o faça se sentir menos do que os demais.

No entanto, devemos esclarecer que nesses casos o segredo seguramente não é ignorar esse pequeno obstáculo. Em vez disso, você deve superar junto com o seu pequeno, utilizando doses mais elevadas de perseverança, paciência, dedicação e amor.

O que devo fazer se o meu filho aprende lentamente?

Em primeiro lugar, você deve aprender a ajudá-lo. Isso não implica de forma alguma fazer as coisas para ele, já que desta forma a mensagem que chega ao pequeno é que sua mãe sabe fazer e ele mesmo não conseguiria fazê-lo de outra forma se não com a intervenção de um adulto.

aprende lentamente

Portanto, também é muito importante tomar cuidado com cada uma das frases que você usa durante essa missão. Dessa forma evitará que a criança se sinta diminuída, incapaz ou até mesmo humilhada. O segredo consiste em motivar e estimular, mas sem ferir seu filho ou acabar com sua autoestima.

É particularmente importante rever quais são os objetivos definidos e os métodos propostos uma vez que devem estar de acordo com a idade da criança. Lembre-se também de que o ensino deve ser consistente e tentar evitar o máximo possível qualquer tipo de distração ou dispersão durante esse período crucial.

Além disso, é pertinente se concentrar no ensino de habilidades básicas fundamentais para a sua vida adulta tais como: a leitura, a escrita e as operações matemáticas básicas. Claro, sempre respeitando que o conteúdo seja apropriado para a idade da criança.

Por fim, não se esqueça de reforçar todo e qualquer tipo de progresso na aprendizagem. Por mínimo que esse seja esse avanço, você deve reforçar de maneira positiva o interesse da criança nos estudos. Lembre-se de que, na educação de crianças que têm essas pequenas dificuldades, cada pequena conquista representa um avanço que vale por 10.