Sequestro digital: fotos de seus filhos em murais de estranhos

30 de novembro de 2016

Você consegue imaginar que as fotos  de seus filhos possam estar em murais de estranhos? Deve ser horrível descobrir que as fotografias de seus filhos estão em murais de outros, e o pior é que essas pessoas afirmam ser os pais de seus filhos! O sequestro digital é um problema crescente que ocorre muitas vezes em nossa sociedade, e, portanto, toda precaução é pouca para evitar que isso aconteça.

Os pais gostam de colocar fotos de seus filhos no Facebook para que os amigos e familiares possam compartilhar daqueles momentos especiais, mesmo à distância. Mas o sequestro digital fará você pensar duas vezes antes de clicar em “publicar”.

As fotografias em redes sociais

A maioria de nós pensa que colocar fotos de nossos filhos em redes sociais é algo bom e que nada acontece ao fazer isso, é apenas uma maneira inocente de compartilhar imagens. Mas na realidade é que você está colocando seu filho em risco de ser sequestrado digitalmente.

irmaos-457237_640-500x333

O que é sequestro digital?

O sequestro digital é uma forma de roubo de identidade que pode acontecer a qualquer um que publica fotografias de seus filhos online. As pessoas que fazem o sequestro roubam fotografias digitais das crianças das redes sociais e, em seguida, em seus próprios murais ou perfis afirmam ser seus pais, até mesmo alteram o seu nome para torná-las mais real.

Eles inventam histórias para que as pessoas realmente acreditem que são os filhos deles e continuam roubando fotografias dos perfis das vítimas para continuar a sua própria história inventada.

Deve ser aterrorizante visitar o mural de um estranho e olhar uma pessoa afirmando que o seu filho é dele e comentando sobre o pequeno ou a pequena… e os amigos comentando e acreditando nessa mentira!

E se eles roubam a identidade de seu filho?

Se roubarem a identidade do seu filho você terá que assegurar-se que isso não aconteça mais, e deve comunicar o fato imediatamente. O Facebook, por exemplo, tem uma política de informação e você deverá informá-los sobre o que está acontecendo. O mesmo deve ser feito em outras redes sociais como Instragram ou Twitter para cancelar o perfil dessa pessoa e para que ela retire o que foi publicado.

Em alguns países o sequestro digital não é crime, mas você precisa ter certeza de outra pessoa não vai roubar mais fotos de seus filhos; poderá dizer publicamente qual é o perfil e alertar outros pais para não facilitar para outros sequestradores digitais, colocar como privadas todas as suas imagens, ou apenas compartilhá-las com seus entes queridos em privado!

macbook-577758_640-500x332

Proteja os seus filhos do sequestro digital

É necessário que os pais, considerem tudo isso para evitar que seus filhos se tornem vítimas do sequestro digital. Embora possa parecer um pouco paranoico, a verdade é que vale a pena já que estamos falando sobre a proteção das imagens dos nossos filhos e filhas. Você precisa tomar algumas precauções básicas para manter fotografias de suas crianças seguras para que outras pessoas não possam tomar posse delas.

Algumas precauções que você pode tomar são:

  • Não compartilhe fotos de seus filhos em sites públicos ou de livre acesso.
  • Configure a sua privacidade em redes sociais. Por exemplo, no Facebook você pode configurá-la para que as mensagens e fotos que compartilha não sejam públicas e somente sejam acessíveis aos seus amigos (e mais ninguém!). Não permita que os amigos de seus amigos possam vê-los (ficaria muito amplo) e muito menos permitir que o que você escreva ou publica fique como público. Tente que somente os seus amigos mais próximos tenham acesso ao seu perfil!
  • Peça aos seus amigos e familiares para nunca compartilhar com outras pessoas ou publicar nos murais deles as fotos de seus filhos que você só compartilha com eles.

Agora que já sabe o que é o sequestro digital com certeza você vai começar a ter mais cuidado com o que vai publicar nas suas redes sociais.