11 sinais de altas capacidades em bebês
Comportamentos que não se sabe como interpretar: distração, dificuldade de concentração, tédio? Diagnósticos confusos: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) ou uma criança com altas capacidades intelectuais? O resultado é sempre o mesmo: pais que não sabem o que há de errado com seu filho ou como ajudá-lo.
Para encontrar essa resposta, é necessário buscar a orientação e a avaliação de um profissional. No entanto, hoje vamos dizer quais são os sinais que explicam as altas capacidades intelectuais nos pequenos.
O que são altas capacidades?
Historicamente, a definição de inteligência tende a ser bastante complexa. Ainda mais quando nos referimos a um fenômeno tão específico como o das altas habilidades intelectuais (ACI).
O caso das ACIs define uma inteligência acima da média (aproximadamente 10%), em um ou mais domínios ou habilidades.
Especialistas na área definem domínios como atividades estruturadas (como matemática) ou habilidades sensório-motoras (como pintura ou esportes). Nesse sentido, cabe esclarecer que as ACIs não implicam necessariamente um bom desempenho acadêmico.
A importância do diagnóstico precoce dessa condição está na possibilidade de orientar estratégias de ensino e acompanhamento da parentalidade de acordo com as demandas dessas crianças. Caso contrário, a situação pode acabar sobrecarregando qualquer pessoa e causar enorme frustração e angústia para o bebê e sua família.
Por isso, conhecer e entender o que acontece com essas crianças ajuda a recuperar o equilíbrio e a tranquilidade necessários para desfrutar de uma vida plena.
11 sinais de altas capacidades em bebês e crianças
Podemos resumir que crianças com altas capacidades são caracterizadas por atingirem seus marcos evolutivos mais cedo do que seus pares. No entanto, o diagnóstico preciso dessa condição requer a realização de diferentes estudos.
Alguns dos indicadores que nos permitem perceber que uma criança tem ACIs são os seguintes:
- São bebês e crianças que têm dificuldade para dormir. Parecem não precisar, pois nunca se cansam.
- Nada parece ser suficiente para eles. Elas precisam se mover, explorar, navegar, perguntar. Estão sempre ativas.
- Já nos primeiros meses, seu olhar é atento, penetrante, parecem absortos no que veem.
- Ficam facilmente excitadas e ativadas por brinquedos no berço ou no carro.
- São capazes de se lembrar de lugares, pessoas e sons específicos.
- Aprendem palavras desde cedo, o que também facilita a aquisição de habilidades de escrita e leitura. Por exemplo, depois de um ano já conseguem manter uma conversa e, quando entram na escola, estão à frente de seus colegas e muitas até sabem ler e escrever.
- Elas se interessam por letras e números desde muito jovens. Mesmo esse aprendizado pode ser autodidata.
- Quanto às habilidades sociais, em alguns casos são capazes de se comportar como líderes. Mas em outros, tendem a se isolar, pois a maturidade emocional não necessariamente se desenvolve junto com a maturidade cognitiva.
- São bebês inquietos, que aprendem rapidamente a engatinhar e andar e mostram habilidades motoras precoces.
- Geralmente são muito sensíveis a cheiros, ruídos e gostos. Também são muito emocionais. Eles se interessam por questões sociais, filosóficas e complexas desde muito cedo.
- Tendem a trabalhar por conta própria, sem muita ajuda dos adultos. Para eles, os problemas muitas vezes representam novos desafios.
O que fazer diante dos sinais de altas capacidades em bebês
Quando nos tornamos pais, nos deparamos com situações desafiadoras, sobre as quais nem sempre conhecemos muito. E até mesmo situações que nem sempre ocorrem em todas as famílias e sobre as quais não podemos pedir conselhos.
Quando seu filho parece “sem fim” e não se contenta com nada, a angústia não tarda a chegar. No início, muitas pessoas vão acreditar que é um capricho ou que a criança é muito exigente. Com o tempo e com a consulta dos diferentes especialistas, chegará o diagnóstico de TDAH. Serão iniciados vários tratamentos, às vezes medicamentos, e ainda assim as mudanças não se moverão na direção desejada.
Por isso, é importante que, em caso de dúvida, os pais realizem uma interconsulta até que consigam encontrar a resposta adequada que explique o que observam em casa. Os pais são os que melhor podem orientar os profissionais sobre o que veem e vivenciam diariamente. Dessa forma, será mais fácil entender e construir o caso.
Por que é valioso ter um determinado diagnóstico? Porque isso permite prestar cuidados adequados, bem como acompanhar e apoiar melhor as crianças e suas famílias.
Um diagnóstico relevante evita a frustração, o desconforto e o tédio dos bebês. Permite adaptar estratégias educativas, acompanhando o seu percurso escolar. Além disso, evita transformar todo o potencial que essas crianças têm em um problema. Em suma, o diagnóstico as ajuda a desfrutar de uma vida plena, tal como merecem.
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