Tomar melatonina na gravidez para insônia: é seguro?

Distúrbios do sono em mulheres grávidas podem levá-las a consumir melatonina. Mas esse consumo é seguro durante a gravidez? Confira aqui.
Tomar melatonina na gravidez para insônia: é seguro?

Última atualização: 13 junho, 2022

Você está na doce espera e tem dificuldade para adormecer? Com certeza já pensou em tomar melatonina para combater a insônia, pois esse fármaco ganhou grande destaque no tratamento de distúrbios do sono. Principalmente quando se procura intervir de forma mais “natural”, sem recorrer a medicamentos sedativos.

Mas é seguro consumir melatonina durante a gravidez? Neste artigo vamos dar a resposta.

O que é a melatonina e qual é a sua função?

A melatonina é um hormônio secretado naturalmente em nosso corpo para induzir o descanso à noite. É produzido especificamente na glândula pineal, uma estrutura do cérebro, quando a luz ambiente baixa é percebida através dos olhos. Durante a gravidez, a melatonina também é produzida pelos ovários e pela placenta.

Como você pode imaginar, esse produto químico tem a função principal de regular o ciclo sono-vigília do corpo e manter o relógio biológico em ordem. Portanto, quando está escuro, tendemos a descansar e, quando está claro, a permanecermos ativos.

A melatonina é conhecida como o hormônio do sono, mas sua função não se limita a isso. Ademais, é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório, fortalece o sistema imunológico e melhora o humor.

Durante a gravidez, esse hormônio é secretado em maior quantidade, principalmente por volta da 24ª semana. Alguns estudos afirmam que esse fenômeno contribui para a formação, o crescimento e o desenvolvimento do bebê. Da mesma forma, acredita-se que previne algumas complicações da gravidez, como pré-eclâmpsia-eclâmpsia, deterioração placentária e partos prematuros.

O conceito sono e ritmo circadiano
O ritmo circadiano é estabelecido através dos estímulos luminosos que o cérebro recebe através dos olhos. Portanto, tendemos a dormir à noite e permanecer ativos durante o dia.

É seguro tomar melatonina durante a gravidez para dormir melhor?

Certas mudanças nos padrões de sono ocorrem durante a gravidez. Estima-se que cerca de 80% das gestantes tenham problemas para dormir, seja insônia, sono leve ou despertares frequentes por diversos motivos.

Entre as razões mais comuns para a insônia gestacional estão as alterações hormonais, as dores no corpo, a micção frequente e a ansiedade que antecede a chegada do bebê.

Para lidar com esse inconveniente, algumas gestantes recorrem ao consumo de suplementos naturais ou de ervas para ajudá-las a dormir melhor. No entanto, durante a gravidez você não deve ingerir qualquer substância, pois pode afetar indiretamente o bem-estar do bebê.

É importa lembrar que a melatonina, além de ser segregada naturalmente, também é produzida sinteticamente e o seu medicamento é comercializado para combater as perturbações do sono e os problemas do ritmo circadiano.

Mas é seguro consumir esse produto durante a gravidez? Não, sua ingestão não é recomendada nessa fase, basicamente porque não existem estudos científicos suficientes que comprovem sua segurança.

O que a ciência diz sobre isso?

De acordo com uma revisão sistemática publicada em 2021, que analisou 15 estudos sobre o uso de melatonina durante a gravidez e a amamentação, especialistas sugerem que provavelmente é um medicamento seguro, mas que até o momento as evidências a favor de sua indicação são insuficientes.

Por sua vez, a Colaboração Cochrane concluiu que é possível que a melatonina, administrada em casos específicos durante a gravidez, possa ajudar a proteger o cérebro do feto. Como no estudo anterior, os pesquisadores responsáveis recomendam estudos adicionais para confirmar isso.

Portanto, embora os suplementos de melatonina sejam provavelmente seguros nesse estágio, eles devem ser evitados até que sejam feitos estudos para confirmar sua segurança.

O principal é consultar o especialista antes de consumir esse suplemento ou qualquer outra substância para adormecer. Outras medidas para estimular a produção de melatonina naturalmente devem ser tentadas primeiro.

Como a produção de melatonina pode ser estimulada naturalmente?

Dormir bem é essencial para o bem-estar da mãe e do bebê, pois previne algumas complicações da gravidez e favorece o bom desenvolvimento fetal.

Por esse motivo, recomenda-se estimular a produção de melatonina por meio da implementação de diretrizes de higiene do sono:

  • Procure ir para a cama sempre no mesmo horário para que o corpo estabeleça um padrão regular de sono-vigília e favoreça a conciliação natural do sono.
  • Adapte o quarto para um melhor descanso. De preferência um cômodo escuro, com ambiente fresco e sem ruídos perturbadores.
  • Tome um banho com água quente antes de dormir. Isso ajuda a relaxar o corpo e favorece a produção desse hormônio.
  • Evite jantares copiosos e alimentos processados. Além de aumentar a sensação de peso, isso favorece o desenvolvimento de azia, desconforto comum durante a gravidez.
  • Ocasionalmente, beba infusões seguras que promovam o relaxamento e o sono, como camomila, tília ou infusão de folhas de alface. Claro, com a autorização do médico.
  • Consuma alimentos ricos em triptofano e melatonina, como laticínios, nozes, banana, abacate, tomate, aveia e gengibre.
  • Evite estimulação visual. Para isso, é necessário reduzir o uso de luz azul (como a do celular, da televisão ou do computador) entre uma ou duas horas antes de dormir.
  • Limite o consumo de substâncias estimulantes após o meio da tarde, como café e chocolate, principalmente durante a noite.
Mulher bebendo uma infusão ou um chá verde durante a gravidez.
As infusões devem ser evitadas após o horário da tarde, pois muitas delas contêm substâncias estimulantes para o cérebro que podem interferir no seu descanso.

Sobre o consumo de melatonina durante a gravidez podemos dizer…

Como vimos, o consumo de melatonina durante a gravidez para tratar a insônia não é a opção mais segura, devido à falta de respaldo científico. Se os problemas para adormecer afetarem o seu dia a dia, você deve consultar o seu médico.

Pode interessar a você...
Como melhorar a qualidade do sono durante a gravidez
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Como melhorar a qualidade do sono durante a gravidez

Dormir durante essa fase pode ser uma verdadeira odisseia. Aqui vamos ensinar algumas dicas para melhorar a qualidade do sono na gravidez.