Saiba tudo sobre as hemorragias nasais nas crianças

· 19 de fevereiro de 2019
As hemorragias nasais nas crianças podem chegar a assustar os pais, sobretudo, se acontecerem de forma recorrente. A princípio, é preciso levar em consideração que é uma contingência normal nas crianças, que não é preciso atenção médica e que vai se resolver com o tempo. No entanto, há alguns pontos que você deve levar em consideração.

As hemorragias nasais, também conhecidas como “epistaxes”, são frequentes nas crianças. Acontecem, principalmente, em crianças entre 2 e 10 anos de idade.

Embora as hemorragias nasais nas crianças possam assustar os pais, é raro que isso significar um problema grave. De maneira geral, não precisam de cuidados médicos e podem ser tratadas em casa.

Tipos de hemorragias nasais

A hemorragia nasal anterior é o tipo de hemorragia mais comum. Ocorre na parte frontal do nariz e acontece quando os pequenos vasos sanguíneos do nariz se rompem. É nesse momento que o nariz começa a sangrar de maneira abundante.

Outro tipo de hemorragia é a posterior. Como o seu nome indica, acontece na parte posterior do nariz, na região mais profunda. Nesse caso, o sangue desce pela parte posterior da garganta. A verdade é que esses casos de hemorragia são pouco comuns nas crianças.

nariz com hemorragia nasal

Causas das hemorragias nasais nas crianças

As causas das hemorragias nasais nas crianças são diversas. A mais comum é o ar seco. Tanto o clima seco quanto as altas temperaturas podem irritar e ressecar as mucosas nasais. Por causa disso, surgem crostas que causam, por sua vez, coceira, o que leva as crianças a coçar e cutucar o nariz, provocando sangramento.

Os resfriados são causas comuns de hemorragias nasais nas crianças. Eles produzem irritação nas mucosas nasais, o que acarreta em hemorragia. Isso acontece, sobretudo, quando a criança assoa o nariz repetidamente durante o dia. As alergias também abrem espaço para possíveis hemorragias nasais.

Por fim, os traumatismos, batidas ou quedas são também lesões que podem provocar hemorragias nasais nas crianças. Assim como nos casos anteriores, os vasos sanguíneos do nariz da criança se rompem e acontece o sangramento.

Como tratar as hemorragias nasais?

Quando as crianças sofrem hemorragias nasais, os adultos costumam se alarmar e se preocupar. Na hora de prestar atendimento à criança, é muito importante manter e transmitir calma. Isso vai nos ajudar muito a lembrar que não é algo grave e que é preciso transmitir tranquilidade à criança.

Para ajudar a reverter o sangramento, deve-se pinçar ou apertar o nariz com os dedos polegar e indicador. A criança deve ficar com a cabeça na posição normal ou um pouquinho inclinada para frente. Será necessário manter por um tempo a cabeça nessa posição para que a hemorragia pare.

Um erro muito comum é colocar a cabeça da criança para trás. Isso não faz muito sentido, já que como resultado a criança vai engolir o sangue. Essa manobra pode, até mesmo, provocar tosse ou vômitos na criança.

Quando a hemorragia tiver parado, é preciso esperar um pouco. Enquanto isso, tanto quanto possível, é preciso evitar que a criança toque, coloque o dedo ou assoe o nariz.

Nos dias seguintes, aconselha-se ter cuidado e não provocar novos traumatismos, entre outras coisas, porque a área estará frágil e propensa a novos sangramentos.

menina e o nariz com hemorragia nasal

Como prevenir os sangramentos nasais nas crianças

A prevenção das hemorragias nasais nas crianças é relativamente fácil. A maioria dos sangramentos são causados por fatores ambientais ou traumatismos. É importante seguir algumas recomendações para evitar esses sangramentos:

  • Uma forma de prevenir a hemorragia é manter as unhas da criança cortadas. Dessa maneira, você vai evitar que ela se machuque ou cutuque o nariz.
    • Além disso, é importante ensinar a criança a não colocar os dedos nem objetos nas fossas nasais.
  • Quando o clima não ajudar, é bom umedecer os ambientes secos. Pode-se usar para isso vaporizadores ou umidificadores.
    • De qualquer forma, é importante manter o aparelho limpo para que não crie mofo ou acumule poeira dentro.

Outra maneira de prevenir as hemorragias nasais nas crianças consiste em manter úmidas as mucosas nasais. Pode-se utilizar nebulizadores ou cremes específicos para isso. Qualquer uma das opções serve para evitar que o nariz resseque e sofra lesões.

Por fim, se a criança pratica esportes de contato ou nos quais possa sofrer lesões, recomenda-se usar os equipamentos de segurança necessários para que não haja risco de se machucar.

Entretanto, devemos nos lembrar de que, mesmo tomando as precauções necessárias, podem ocorrer hemorragias de vez em quando.

  • Paranjothy, S., Fone, D., Mann, M., Dunstan, F., Evans, E., Tomkinson, A., … Kemp, A. (2009). The incidence and aetiology of epistaxis in infants: A population-based study. Archives of Disease in Childhood. https://doi.org/10.1136/adc.2008.144881