Um bom descanso pode promover a inteligência?

· 21 de novembro de 2018
Ir para a cama mais cedo ou mais tarde pode afetar a qualidade do sono e, de fato, afeta a quantidade e a profundidade do sono.

Um bom descanso pode se refletir no aspecto intelectual em crianças e adultos. Especialistas determinaram que isso pode variar entre pessoas adultas e crianças.

Ou seja, acredita-se que os adultos que dormem até tarde são mais inteligentes, mas é o contrário com as crianças.

Além da hora de dormir, também é importante a regularidade dos hábitos de sono. Dormir todos os dias cedo e na mesma hora pode favorecer o desenvolvimento cognitivo dos pequenos.

De acordo com estudos, isso também pode melhorar o aspecto emocional e físico das crianças.

Nós sempre ouvimos falar que as crianças crescem enquanto dormem. E esse crescimento não é simbólico. Na verdade eles crescem em vários aspectos.

Por exemplo, ao estabelecer uma rotina diária, promove-se a disciplina e o desenvolvimento de bons hábitos. Da mesma forma, permite que a energia seja concentrada no momento do repouso e seja útil para melhorar outros processos.

Um bom descanso começa por ir uma hora mais cedo para a cama

Segundo um estudo realizado pela American University of Auburn, as crianças deveriam dormir regularmente pelo menos uma hora antes do habitual.

A pesquisa defende que é importante fazer isso mesmo se o horário implique que ainda haja luz do sol. Ou seja, o principal é a regularidade. Dessa forma, não é preciso esperar até ficar escuro se, de fato, já for a hora de dormir.

 

Entende-se que quanto mais irregulares forem os horários de sono das crianças, mais propensas elas serão a sofrer danos. Os danos relacionados a esse hábito podem ser observados no nível intelectual, emocional e físico.

O estudo indica que entre as 18 e as 21 horas é o período mais saudável para as crianças irem para a cama.

Para obter esses resultados, os pesquisadores analisaram dados escolares de crianças com idades entre 7 e 11 anos. Este grupo corresponde àquele que se deitava uma hora antes do normal.

As crianças apresentaram melhor equilíbrio emocional e maior estado de alerta mental durante as horas de aula.

A avaliação também determinou que os bebês com menos de 18 meses de idade que dormiam uma hora antes desenvolveram suas funções mais amplamente.

O desenvolvimento foi evidenciado em sua função motora e também na aquisição de linguagem, bem como em sua relação com as pessoas.

Como um bom descanso beneficia a inteligência?

um bom descanso

Os benefícios do sono e do bom descanso são incontáveis tanto para crianças quanto para os adultos. Para os pequenos, é favorável dormir mais cedo.

Durante o período de descanso, eles conseguem desenvolver e exercitar a memória. Se tiverem mais tempo, melhor.

Para os adultos, o sono funciona como um processo de desconexão na qual a memória não está ativa. Entretanto, os pequenos ativam o processo fundamental para o desenvolvimento desta função.

A memória é um elemento vital no crescimento intelectual das crianças. Além disso, é um dos aspectos mais beneficiados pelo sono.

Os benefícios do sono são inegáveis. Portanto, é vital que as crianças durmam de forma regular, prolongada e profunda. Uma vez que se torne um hábito, será mais fácil fazê-las dormir.

Na fase adulta, elas decidirão como organizar esse aspecto em suas vidas. Por enquanto, cabe aos pais procurar o melhor para seus filhos.

Nesse momento, talvez muitas mães estejam ponderando melhorar alguns hábitos em seus filhos. No entanto, é sempre conveniente consultar o pediatra para saber quais são as verdadeiras necessidades do pequeno.

um bom descanso

Em qualquer um dos casos, o principal é adaptar-nos às necessidades pessoais. Ao mesmo tempo, é relevante que cada mudança que tentamos fazer seja gradual, sem pressão e com amor.

Os hábitos saudáveis às vezes são os mais difíceis de adquirir, mas é sempre importante criá-los desde a infância.