Você está preparada para a maternidade?

Ser mãe é uma das experiências mais belas pela qual uma mulher pode passar. No entanto, também demanda certa preparação mental. As perguntas a seguir poderão te ajudar a descobrir se você está ou não preparada para enfrentar esse desafio.

Muitas mulheres preparam os seus corpos e as suas vidas para a concepção e o nascimento de um bebê, mas não para serem mães. Mas como saber se eu estou preparada para a maternidade? Preparar um quarto bonito para o bebê, comprar as roupinhas, as comidinhas, as fraldas é somente o lado prático de ter filhos. Mas, e o resto?

A maternidade implica enormes desafios mentais e emocionais que devemos conhecer antes de tomar essa decisão que mudará as nossas vidas para sempre. Como mãe, você terá a oportunidade de ser o pilar da família e de proporcionar bem-estar e estabilidade aos seus filhos.

É por isso que é tão importante se cuidar e dedicar seu tempo a se manter saudável interior e exteriormente. Se você está se perguntando se está ou não pronta para ser mãe continue lendo este artigo.

Como saber se eu estou ou não preparada para ser mãe?

Você está segura com relação aos seus motivos e aos do seu companheiro para ser pais?

Quando planejamos a chegada de um bebê, também devemos nos questionar as razões que nos levam a tomar essa decisão. É fundamental que os pais tenham as mesmas motivações e expectativas de família. 

Antes de o bebê nascer, você deve começar a definir quais são os valores que quer cultivar e como enfrentará as mudanças na relação do casal. O processo de definir quais serão os princípios que irão governar a família demandará tolerância e longas conversas.

Você tem uma rede de apoio confiável e estável?

Em muitos momentos, você pode se sentir agoniada e sem saber como agir. Por isso, você irá precisar se apoiar em diferentes estratégias e pessoas para assumir o novo papel de mãe. Pense em quais são as pessoas e serviços que você poderia necessitar em algum momento da convivência com o seu bebê. 

“Tomar a decisão de ter um bebê é transcendental: significa decidir que desde esse momento o seu coração começará também a andar fora do seu corpo.”

-Elizabeth Stone-

Você confia em si mesma e nas suas capacidades?

As afirmações positivas são importantes para ganhar confiança em si mesma antes e durante a maternidade. Todo dia em família será um grande desafio, uma prova para a qual você deverá estar preparada emocionalmente. 

Pense em premissas alentadoras que te ajudem a reprogramar as suas ideias em momentos de desespero. Você terá um respaldo emocional forte que te dará ânimo para continuar e te lembrarão que pode superar qualquer obstáculo. 

mãe e filho

Você sabe quais são os seus medos e as situações que te causariam maior conflito?

Um bom exercício quando quiser saber se está ou não preparada para a maternidade é trazer à tona os seus medosPense nos acontecimentos que podem acontecer ao longo da criação dos seus filhos e pense em alternativas para superar cada um deles.

O mais importante ao fazer essa análise é que os seus temores deixem de se ocultar e que você consiga enfrentá-los. Acredite que se esses cenários que você imagina algum dia chegarem a acontecer, você terá todo o apoio e os recursos para superá-lo. 

Você já teve a oportunidade de tomar conta de algum bebê?

Se você já teve outros filhos, sabe quais são as batalhas diárias, mas se for a sua primeira vez, é importante tentar. Tome conta durante algumas horas ou por um dia de um de seus sobrinhos pequenos ou dos filhos das suas amigas. Conversar com mães que você admira também pode ajudar muito.

Procure manter o corpo e a mente relaxados para que o bebê veja em você uma pessoa feliz e com um ótimo estado de ânimo. 

Você reservou o tempo necessário para cuidar de si mesma?

Quando nos tornamos mãe, as nossas prioridades mudam substancialmente. Por isso, é importante reservar um momento para você mesma antes de ser mãe. Faça as suas atividades favoritas sozinha ou acompanhada, pratique um esporte e prepare uma pequena lua de mel com o seu companheiro. 

barriga da grávida

Você já tem certeza dos seus projetos como mulher?

Frequentemente, as mães deixam de lado os seus sonhos e projetos para poder cuidar dos filhos. Embora isso seja um ato de amor e sacrifício, ao longo do tempo poderá fazer com que você sinta uma sensação de frustração e tristeza.

O ideal é formular um plano, um horário ou um cronograma para que você também tenha o seu tempo na convivência familiar. Mesmo que as suas metas mudem com o passar do tempo, você deve priorizar e lutar pelas coisas que também são importantes para você.

Quando você tiver plena certeza de que está preparada para a maternidade e que pode assumir esse desafio com segurança, está será, sem dúvida, a melhor experiência da sua vida. O que mais você acha que poderia te ajudar a se tornar uma mãe mais feliz?

Recomendados para você