Você sabe que é mãe quando o descanso se torna um luxo

19 de junho de 2018
Entre os compromissos na escola, as consultas com os médico, as festas dos amiguinhos, as tarefas domesticas, o trabalho e o parceiro sobra pouco tempo há para descansar.

O trabalho de mãe é de 24 horas por dia, todos os dias da semana e para sempre. Ser mãe é incrível, mas – vamos ser sinceras – também envolve responsabilidades, estresse e agitação constantes.

Manter o mesmo ritmo das crianças, sempre tão cheias de energia, às vezes é muito complicado. Assim, sobre pouco tempo para a mamãe poder inspirar, exalar e seguir em frente.

Você sabe que é mãe quando o descanso se torna um luxo. É por isso que planejar, manter uma agenda em dia com os compromissos e tentar se organizar da melhor forma possível é fundamental.

Como ter uma maternidade saudável e com bom humor

Existem várias opções para se organizar e conseguir ter momentos de descanso. Veja, a seguir, algumas sugestões:

Ter uma agenda

Ter uma agenda ou um bloco de notas onde você pode ir marcando todos os seus  compromissos é uma boa maneira de se programar e manter suas responsabilidades em dia.

Hoje em dia, podemos diversificar. Existem muitos aplicativos que funcionam como agendas, que permitem fazer lembretes ou alarmes, e servem para avisar dos aniversários de amigos ou familiares, reuniões, compromissos importantes ou, até mesmo, para não perder o seu programa de TV favorito.

descanso se torna um luxo

Deixar tudo organizado no dia anterior

Uma boa maneira para poupar tempo, que logo vai ser utilizado em outras atividades e, acima de tudo, para manter uma disciplina saudável em casa, é organizar e deixar algumas coisas prontas na noite anterior.

Por exemplo, junto com as crianças ou seu parceiro separem os uniformes e as roupas de trabalho para o dia seguinte. Também é possível deixar o café da manhã ou o almoço mais ou menos pronto. Você poderá usar esses minutos no final do dia para fazer outras coisas ou aproveitar para ter mais alguns minutos de sono pela manhã.

Planejar férias, passeios e visitas com antecedência

Organizar viagens e férias com a família é um trabalho que requer atenção aos detalhes. Devemos coordenar estadia, lugares para visitar e, inclusive, separar alguns medicamentos se for viajar com crianças. Além disso, também é preciso atenção aos reparos preventivos no veículo se for viajar de carro.

Planejar com antecedência essas coisas e fazer um orçamento das despesas vai deixar a vida de todos mais fácil. Assim, poderemos ter férias  de verdade.

Dar um tempo

Considerando que ter tempo livre desde quando você se tornou mãe é um luxo, dar um tempo para cuidar de si é essencial. Nessa época das nossas vidas, passeios com amigas, cafés, idas ao cinema ou, simplesmente, ter um tempo para se sentar e ler um bom livro ou assistir suas séries favoritas parece coisa de outros tempos. Mas tirar um tempo para si não deveria ser negociável.

Uma mãe feliz deve proporcionar momentos de qualidade com os filhos. Mas não se sinta culpada por fazer outras atividades. Só assim você poderá se sentir bem e se conectar novamente com as atividades te estimulam.

descanso se torna um luxo

Dividir igualmente as tarefas

Tenha em mente que os pais devem funcionar como uma equipe. Mesmo quando são divorciados, o trabalho deve ser distribuído o mais uniformemente possível. Então, é preciso conversar e deixar claro quais são as tarefas de cada um para que a vida não se torne uma agitação constante.

Fazer atividades junto das crianças

Uma boa maneira de se divertir e, ao mesmo tempo, criar vínculos com seus filhos é fazer atividades recreativas juntos. Ou seja, aulas de natação, jogar tênis, ir aos jogos de beisebol ou futebol, cultivar um hobby ou uma paixão juntos. Nesses momentos, mais do que uma mãe, você vai se tornar uma companheira de aventuras.

Não procrastinar

Esse é um vicio terrível para manter a ordem e a agenda do dia atualizada. Evite deixar para depois as conversas ou as pequenas tarefas que podem facilmente ser resolvidas na hora. Essa é mais uma forma de poder se organizar a fim de não permitir que momentos de descanso se tornem um luxo na sua vida.

Recomendados para você