Vovô e vovó: os segundos pais

· 3 de outubro de 2018
O vovô é quem às vezes a mima "Deixe a menina em paz, não perturbem o meu tesouro!". A vovó é aquela que está sempre lá para tudo o que for necessário. Quando a criança acorda, é vovó quem vai correndo para tirá-la do berço.

Os avós são os segundos pais da sua filha porque não há ninguém como eles para cuidar, educar e fazê-la feliz. Qualquer um diria que são seus verdadeiros pais.

Mulheres, se acontece algo parecido com os seus pais, se você compartilhar a criação do seu filho ou da sua filha com eles, em Sou Mamãe queremos que nos contem suas experiências.

Neste post, vamos conversar sobre como é gratificante saber que os avós, na verdade, são os segundos pais dos nossos filhos.

O vovô: o pai que protege

Certamente, alguma vez já aconteceu de você repreender sua filha e ela sair correndo para contar ao vovô o que acabou de acontecer. Com os olhos arregalados e com a boca tremendo quase caindo no choro, ela espera que o vovô a mime.

Como boas educadoras, sabemos que não é um comportamento exemplar e que está longe de ser a educação que queremos dar.

No entanto, mais de uma vez a situação terá feito você sorrir ao perceber que a sua filha está aprendendo a se defender do jeito dela. Ela sabe que o vovô é um leal aliado para esta ou qualquer outra situação.

É o vovô quem dá carinho e proteção, fala palavras doces, tem joelhos que, embora desgastado pelos anos, sempre têm forças para carregar a netinha no colo. Ele sabe histórias maravilhosas que ninguém mais conhece e tem respostas para todas as perguntas.

O vovô sabe contar, fazer adivinhações, cantar, ler, escrever cartas, montar quebra-cabeças, desenhar e fazer dobraduras. Ele sabe até mesmo dançar o hula-hula. Ele é muito versátil.

segundos pais

Além disso, ele se deixa ser maquiado como palhaço e não se importa em sair na rua vestido dessa maneira para que todas as crianças da vizinhança riam com ele.

Se sua criatividade, alegria, fantasia e energia positiva não bastassem, temos que lembrar que ele nunca está com pressa. Ele sempre tem tempo de sobra para se dedicar à pequena da casa.

O vovô não trabalha fora e está o dia inteiro disponível para o tesouro da família.

A vovó, a mãe que conforta

A vovó é a mamãe que está sempre de braços abertos para abraçar e confortar sempre que for necessário. Ela sabe uma oração mágica que alivia todas as dores e faz com que os arranhões das quedas parem de arder imediatamente.

“Um beijinho para sarar”, ela diz.

Você já ouviu sua mãe falar isso à sua filha? Certamente, cada vez que você ouve essas palavras, você se lembra dos dias da sua própria infância.

São momentos inesquecíveis que você se lembra diariamente com o nascimento do seu filho e com a alegria de que seus pais estão vivos com você.

Certamente, seu filho ou sua filha tem um apelido engraçadinho e carinhoso para a vovó, como, por exemplo, vovó-mamãe. Você não consegue deixar de sorrir sempre que escuta!

Uma avó é o amor personificado e incorporado nos seus netos. Os banhos, pentear os cabelos, preparar a mamadeira, dar comida, vestir, levar para passear. Sem dúvida, ela é quem os equilibra.

segundos pais

Vovô e vovó: os segundos pais

Os segundo pais de seu filho se chamam Coração e Bondade. Eles são toda a paciência e a tolerância do mundo. Para eles, não existem dias ruins como algumas vezes você pode ter. Muito menos pouco tempo para brincar ou sentar no sofá na frente da TV.

Ter os avós para compartilhar a infância dos seus filhos é um presente que a vida te deu.

Aprecie, e acima de tudo, deixe que seus filhos aproveitem. Lembre-se: se existe alguém que pode cuidar de seus filhos como você, sem dúvida, são eles: os segundos pais.