Yoga na sala de aula: dicas e benefícios

Praticar yoga na sala de aula traz muitos benefícios tanto para os alunos quanto para os professores. Vamos analisar essa prática a seguir.
Yoga na sala de aula: dicas e benefícios

Última atualização: 05 Janeiro, 2021

A prática do yoga tem muitos benefícios para a saúde física e mental que foram comprovados cientificamente, tanto para crianças quanto para adultos. Porém, quais são os benefícios da implementação da prática do yoga na sala de aula?

Para começar, é importante observar que diferentes pesquisas descobriram que o yoga na sala de aula pode trazer muitos benefícios para as crianças. Primeiramente, o benefício que pode parecer mais óbvio tem a ver com o bem-estar.

Além disso, praticar o yoga na escola também pode ajudar as crianças a melhorar as suas notas. Por outro lado, os professores também podem se beneficiar dessa prática.

Yoga na sala de aula: chaves e benefícios

Benefícios do yoga na sala de aula

Foi demonstrado que o yoga em ambientes escolares beneficia tanto crianças quanto adolescentes. Por exemplo, o yoga na sala de aula não apenas promove processos relacionados à autoestima e à confiança, como também ajuda a regular o estresse e a melhorar a concentração. Isso tem implicações muito positivas para o processo de aprendizagem.

Mais especificamente, os principais benefícios que a prática do yoga na sala de aula traz para as crianças são os seguintes:

  • Redução do estresse e da ansiedade. O desejo de superação e de mostrar o seu valor, somado à pressão exercida pelo ambiente, deixa as crianças muito estressadas. O yoga ajuda a deter o diálogo interno e a viver o momento plenamente, a reduzir o estresse e a ansiedade, bem como a recuperar a tranquilidade.
  • Melhora da memória e da capacidade de atenção. O yoga ajuda a melhorar a função da memória tanto em adultos quanto em crianças. Também ajuda a melhorar a capacidade de atenção e o foco das crianças.
  • Melhora do desempenho acadêmico. Uma vez que ficam mais calmas e focadas, com o estresse sob controle, as crianças têm a oportunidade de dedicar mais recursos aos estudos, o que melhora o seu desempenho escolar de forma significativa.
  • Uma vida mais ativa. As crianças passam muito tempo sentadas na sala de aula. Por isso, a prática do yoga ajuda a quebrar esse ciclo de sedentarismo e a desenvolver hábitos saudáveis.
  • Melhora da postura. Um dos problemas de ficar sentado durante muito tempo em assentos não ergonômicos é que é fácil manter uma postura inadequada. A prática do yoga ajuda os pequenos a aprender posturas saudáveis.
Yoga na sala de aula: chaves e benefícios

Mais alguns benefícios…

  • Aprendizagem de técnicas de respiração. A respiração é vital. As técnicas de respiração, por si só, ajudam as crianças a assumir o controle. Além disso, também ajudam a relaxar e a oxigenar o cérebro.
  • Promoção da atenção plena. A atenção plena consiste em saber ficar no presente. Isso ajuda a focar no que está sendo feito e a valorizar as qualidades e oportunidades disponíveis a cada momento. Dessa forma, o estresse e a ansiedade são reduzidos. Aprender essas técnicas oferece aos professores a oportunidade de ajudar uma criança que esteja passando por um momento difícil ou de acalmar a classe em uma situação de perturbação no grupo.
  • Melhora do autocontrole. Na sala de aula, muitos problemas que surgem ocorrem por causa de problemas de autocontrole das crianças. Ensinar as técnicas de yoga ajuda os professores a manter a ordem e ajuda as crianças a melhorar seu comportamento e suas relações. De fato, conforme as crianças forem progredindo na prática do yoga, elas vão adquirir um maior controle sobre si mesmas.
  • Melhora das habilidades de enfrentamento. As crianças enfrentam uma série de situações estressantes e a prática do yoga as ensina a enfrentar e a administrar o estresse corretamente.
  • Melhora do sistema imunológico. A prática regular do yoga melhora a imunidade, o que contribui para que as crianças fiquem mais preparadas em relação a diferentes doenças.
  • Melhora da qualidade do sono. As crianças precisam dormir bastante e dormir bem. Assim, ao conquistarem uma vida mais tranquila por meio da prática, elas ficarão mais relaxadas na hora de dormir. Isso vai ajudar não só a levá-las para a cama mais cedo, como também a dormir muito melhor.

Os professores também se beneficiam

Da mesma forma, a prática do yoga na sala de aula também traz muitos benefícios para os professores. Por um lado, se os alunos estão mais calmos e mais atentos, os professores podem fazer o seu trabalho melhor. Isso vai ajudá-los para que se sintam mais realizados e comprometidos com o seu trabalho.

Por outro lado, os professores que fazem yoga com os seus alunos estreitam seus laços com eles. Isso facilita a criação de um clima de maior confiança. Além disso, os professores também podem colher os mesmos benefícios físicos e emocionais que as crianças.

Agora que você já conhece os muitos benefícios que o yoga na sala de aula proporciona, o que você está esperando para praticar com os seus alunos?

Pode interessar a você...
Cinco posturas de yoga para crianças
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Cinco posturas de yoga para crianças

Se você quer que o seu filho comece uma atividade que lhe permita tonificar o seu corpo, relaxar e se divertir, o yoga para crianças será ideal.



  • Butzer, B., & Lynn, L. (2018). Seven Ways That Yoga Is Good for Schools. Greater Good: The Science of a Meaningful Life. Disponible el https://greatergood.berkeley.edu/article/item/seven_ways_that_yoga_is_good_for_schools
  • Ferreira-Vorkapic, C., Feitoza, J., Marchioro, M., Simões, J., Kozasa, E., & Telles, S. (2015). Are There Benefits from Teaching Yoga at Schools? A Systematic Review of Randomized Control Trials of Yoga-Based Interventions. Evidence-Based Complementary And Alternative Medicine2015, 1-17. doi: 10.1155/2015/345835
  • Serwacki, M., & Cook-Cottone, C. (2012). Yoga in the Schools: A Systematic Review of the Literature. International Journal Of Yoga Therapy22(1), 101-110. doi: 10.17761/ijyt.22.1.7716244t75u4l702