10 alimentos que você não deve dar ao bebê

· 1 de maio de 2018
Saber quais alimentos você deve dar ao seu bebê é algo muito importante durante o primeiro ano de vida, já que sua dieta vai mudar drasticamente.

Os pediatras consideram que há alguns alimentos que você não deve dar ao bebê até que atinja certa idade. Alguns podem ter efeitos negativos no seu filho e em seu delicado sistema digestivo, e outros podem apresentar risco de asfixia.

Além disso, a ingestão inadequada pode causar o desenvolvimento de alergias alimentares.

Após a amamentação ou  a alimentação com mamadeira, você pode introduzir gradualmente diferentes alimentos nas refeições do seu filho. Por isso, como mãe, é muito importante que você saiba quais alimentos você não deve dar ao bebê.

10 alimentos que você não deve dar ao bebê

1.- Mel

As crianças que têm menos de 1 ano de idade nunca devem ser alimentadas com mel. Esse alimento contém uma bactéria nociva conhecida como Clostridium botulinum, que pode causar botulismo, paralisia muscular e outras doenças graves.

O sistema imunológico do seu filho não é forte o suficiente a este ponto para combater essas bactérias.

2.- Frutos secos

Os frutos secos inteiros, incluindo o amendoim, não devem ser dados para crianças com menos de 5 anos de idade, já que podem engasgar com eles.

Enquanto não houver um histórico de alergias a alimentos ou outras alergias em sua família, você pode dar amendoins ao seu bebê quando ele completar 6 meses de idade, contanto que estejam triturados ou moídos em manteiga de amendoim.

3.- Morangos

Os morangos são bastante ácidos, o que os torna inadequados para o delicado sistema digestivo de um bebê.

Você deve evitar os morangos até que seu filho tenha um ano de idade. Além disso, você deve levar em consideração se há algum histórico de alergia na família.

4.- Chocolate

O chocolate é outro alimento que você não deve dar ao bebê, pois contém cafeína, uma substância nociva para os pequenos.

Também tem muito açúcar, que deve ser consumido com moderação, especialmente pelos bebês.

5.- Sucos de frutas

O suco de frutas contém calorias, mas nenhuma das gorduras, proteínas, cálcio, vitamina D ou fibras de que os bebês precisam.

Muito suco também pode causar cáries, diarreia e outros problemas estomacais crônicos.

6.- Carnes defumadas e curadas

A maioria das carnes defumadas ou curadas (como a mortadela e o bacon) contém nitratos e outros produtos químicos.

Além disso, contêm alto teor de sódio e gordura animal prejudicial às crianças.

7.- Leite de vaca

Sob nenhuma circunstância você deve dar leite de vaca para seu filho com menos de um ano de idade. O leite de vaca não tem todos os nutrientes (como ferro e vitamina E) de que um bebê precisa para crescer e se desenvolver durante seu primeiro ano, razão pela qual o leite materno é melhor.

Quando seu filho tiver completado o primeiro ano de vida, poderá passar a consumir leite de vaca integral com moderação. Você deve prestar atenção para possíveis intolerâncias.

8.- Peixe rico em mercúrio

O peixe é muito saudável. É rico em proteínas, vitaminas e minerais. É geralmente mais leve do que a carne e, portanto, mais fácil de consumir para o bebê.

No entanto, é importante realizar uma pesquisa sobre o tipo específico de peixe que os pais querem dar à criança, porque nem todos retêm tanto mercúrio em seus sistemas.

Tenha em mente que o mercúrio é uma neurotoxina perigosa que pode se acumular facilmente no corpo do bebê.

9.- Açúcar e sal

Açúcar e doces açucarados são prejudiciais para o seu bebê, por isso eles também são considerados alimentos que você não deve dar ao bebê durante seus primeiros meses de vida.

São alimentos que podem alterar o desenvolvimento das noções básicas de gosto em seu bebê e mantê-lo acordado a noite toda.

Da mesma forma, não é aconselhável para as crianças ingerirem muito sal. Isso não é bom para os rins, por isso é aconselhável não incluí-lo na dieta de crianças menores de um ano. A partir do primeiro ano pode ser incluído, em pequenas quantidades.

10.- Cereal de arroz

Se você optar por dar ao seu filho cereais de arroz, escolha as opções de cor marrom em vez de branco, pois elas são mais nutritivas e farão com que seu bebê se acostume com o sabor dos grãos integrais.

Recomendamos que você tente o arroz integral, a aveia (com manteiga de amendoim ou frutas frescas) ou a quinoa.

Portanto, ao introduzir novos alimentos na dieta do seu bebê, você deve se certificar de que eles não tenham efeitos colaterais que possam afetá-lo de forma negativa.