12 benefícios da massagem infantil

· 6 de abril de 2018
Através do sentido do tato, os seres humanos desenvolvem (ou reforçam) vínculos e afetos positivos. Descubra mais sobre os benefícios das massagem infantil.

Você sabia que a massagem infantil tem múltiplos benefícios? Pois bem, foi comprovado que mães que acariciam, tocam e exercem certa pressão sobre alguns pontos do corpo de seus bebês promovem seu desenvolvimento de forma positiva.

Por exemplo, quando uma mãe realiza movimentos circulares com a mão sobre o abdômen do bebê, favorece a boa digestão, a liberação de gases, alivia a dor estomacal e também induz ao relaxamento.

Na atualidade, as pessoas requerem com maior frequência os serviços de um massagista, quiromassagista ou fisioterapeuta. Portanto, não é de admirar que agora exista uma categoria para as crianças, a qual se denomina: massagem infantil.

O que é uma massagem?

Uma massagem é a ação de manipular os músculos do corpo através de vários movimentos das mãos. Tem uma função principalmente terapêutica, portanto, tem efeitos positivos sobre a pessoa.

Nesse sentido, pode-se dizer que as massagens foram concebidas como uma forma de combater a dor. Com o passar do tempo, diferentes técnicas foram desenvolvidas e hoje é conhecida como “toque estruturado”.

Então para que serve?

  • Aliviar dores, contraturas, desconfortos físicos e emocionais.
  • Relaxar ou estimular (dependendo do caso).
  • Reabilitar (músculos, tendões).

Desta forma, uma massagem pode servir para uma reabilitação muscular, assim como para relaxar de um modo geral. Vale destacar que as massagens promovem a boa circulação sanguínea e isso contribui para otimizar o bom deslizamento dos tecidos.

Os benefícios das massagens infantis

Aumentam o apego e o vínculo afetivo

As massagens infantis envolvem: contato visual, risos, carinho, carícias e outras interações com o bebê. Isso permite que o bebê interaja de forma positiva com seus pais. Além disso, as massagens ativam as respostas do organismo de forma favorável.

Relaxam e aliviam o estresse

Como todos os outros tipos, as massagens infantis conseguem aliviar ou eliminar as tensões do corpo. Embora não acreditemos que os bebês possam sofrer com isso, na verdade, eles são capazes de acumular tensão e sentir desconforto. Claro, o mais comum é que esse tipo de desconforto seja, acima de tudo, lesões devido a posturas incorretas.

Devemos lembrar que, por exemplo, quando os pais colocam seus filhos para dormir, eles nem sempre estão por perto para ajudá-los a mudar de posição depois de um tempo e isso pode deixar os pequenos desconfortáveis.

Incentivam o desenvolvimento psicológico

As massagens infantis permitem que os bebês se sintam mais seguros. Isso ocorre porque, quando são massageados, recebem toda a atenção.

Como resultado, seus medos são reduzidos e a tranquilidade, o relaxamento e a confiança são promovidos, estimulando seu desenvolvimento psicológico de forma positiva.

Ensinam o reconhecimento dos limites do corpo

Através das massagens infantis, o bebê pode compreender os limites de seu corpo; ou seja, se começa a ter uma ideia sobre as dimensões. O bebê começa a ter noção sobre o espaço corporal e do próprio corpo.

Em outras palavras, ajuda os bebês a entenderem, pouco a pouco, que já não são mais uma extensão do corpo de sua mãe, mas sim um indivíduo independente. Claro, isso não significa que o bebê entenda isso com essas mesmas palavras.

Beneficiam o sistema digestivo

Os bebês tendem a sofrer de problemas gastrointestinais. Portanto, devemos reconhecer que um dos maiores benefícios da massagem infantil é que favorece a função digestiva e também alivia os gases e as cólicas. Por outro lado, ao melhorar as funções digestivas, o organismo absorve melhor os nutrientes.

Beneficiam o sistema imunológico

Quando o corpo humano está calmo e livre de tensões, o funcionamento do sistema imunológico é melhorado, por isso, ao oferecer massagens infantis, podemos garantir que o sistema imunológico do bebê estará em boas condições e poderá enfrentar infecções, assim como se defender de certas doenças.

Melhoram o desenvolvimento do sistema nervoso

Sabemos que através das massagens temos uma percepção de movimentos, carícias e alongamentos, os quais são sinais que são transmitidos diretamente ao cérebro.

Por meio das massagens infantis, o bebê pode melhorar a capacidade pela qual capta os estímulos e, assim, aumenta essa área.

Melhoram a circulação

Sem dúvida, as massagens ajudam o sangue a fluir melhor, já que podemos melhorar inclusive a respiração e, com isso, temos um maior fornecimento de oxigênio que faz com que o sangue fique mais limpo. Com as massagens infantis, este efeito também é alcançado, além disso, o sistema linfático é drenado.

Reforçam o sistema respiratório

As massagens infantis que são realizadas na área do tórax, ombros e costas ajudam a fortalecer os pulmões e otimizar a respiração.

Melhoram os músculos

Por outro lado, as massagens infantis também ajudam a tonificar a pele, melhorar a flexibilidade, tonificar e melhorar a coordenação das extremidades tanto superiores quanto inferiores.

Os benefícios das massagens infantis são múltiplos. O principal é que o toque permite desenvolver e fortalecer laços afetivos que favorecem o desenvolvimento neurofisiológico das crianças. Por outro lado, ao relaxar, as funções do organismo são otimizadas. Isso se traduz em saúde e bem-estar.