10 perguntas frequentes sobre a gravidez

· 26 de dezembro de 2018
Na gravidez surgem muitas dúvidas, especialmente se for a nossa primeira vez.

Felizmente a maioria das perguntas sobre a gravidez tem uma resposta única. Por exemplo, quando algo é normal. No entanto, todas as gestações são diferentes. Então, talvez ainda não tenha surgido certas dúvidas em muitas de nós.

Durante esta etapa vivemos momentos intensos, dos quais a maioria nunca foi experimentado. Tanto a saúde física quanto a emocional e mental se modificam, mas as relações também podem ser afetadas.

Em todo caso, o que preocupa a maioria das grávidas é o bem-estar de seu bebê. Então, a seguir, tentaremos responder a algumas de suas dúvidas.

As perguntas mais comuns sobre a gravidez

Por que não tenho sintomas?

Os desconfortos como, náuseas, vômitos ou tonturas, são sintomas clássicos da gravidez. Portanto, não senti-los pode causar preocupação.

Nós nos perguntamos se é normal não sentir aquilo que ouvimos que deveríamos sentir. No entanto, não há muito com o que se preocupar.

sobre a gravidez

Estar grávida não significa que ficamos doentes. Algumas mulheres podem sentir a pior parte dos sintomas nos primeiros meses. Mas depois pode ser que não aconteça mais nada.

Por outro lado, outras mulheres nunca sentirão nenhum desconforto. Em suma, todas as gestações são diferentes.

Foi descoberto recentemente que as náuseas ocorrem para proteger o bebê de alimentos prejudiciais. Nesse sentido, se você está muito preocupada, certifique-se de consultar regularmente o seu médico.

O que acontece se eu tiver sangramentos?

Esta é uma questão frequente porque o sangramento durante a gestação geralmente acontece. Em certos casos, manchas podem ser normais. Na verdade, algumas mulheres confundem essa mancha com a menstruação. Por isso, acham que seu ciclo continuou normal.

O sangramento normal pode ocorrer durante as primeiras semanas. Por exemplo, aquele que acontece por implantação do embrião.

Às vezes, as alterações hormonais ou o alojamento do óvulo fecundado coincide com a data da menstruação. Então, é normal haver sangramentos.

No entanto, em outros casos, pode ser provocado por um aborto espontâneo, gravidez molar ou gravidez ectópica.

Portanto, em caso de qualquer mancha irregular, é importante consultar o ginecologista. Além disso, esteja atenta a quaisquer outros sintomas que aparecerem ao mesmo tempo.

É normal sofrer constipação?

A constipação é um sintoma bastante comum durante a gestação. Os hormônios são capazes de diminuir o trânsito intestinal, endurecer o tecido do intestino e tornar a digestão mais pesada.

Além disso, o aumento no consumo de ferro pode provocar o que se apresenta como constipação.

sobre a gravidez

Por que eu tenho sensibilidade nos dentes?

A higiene oral requer mudanças drásticas, visto que a dentição é severamente afetada. Por exemplo, a gengivite, que é o sangramento da gengiva, é algo comum.

A mucosa bucal geralmente se torna mais sensível e pode afetar o esmalte dos dentes devido aos vômitos. Como sabemos, os sucos gástricos podem danificar seus dentes porque, ao vomitar, ficam impregnados com esse líquido.

Toda essa acne é causada pela gravidez?

Devido às mudanças hormonais que experimentamos, podemos sofrer de diferentes males. Por exemplo, o aparecimento de algumas espinhas indesejadas.

Em alguns casos, a pele se enche de manchas e a acne a acompanha até o final do processo. Uma pele mais oleosa é algo comum e normal na gestação. No entanto, em outras mulheres, a pele pode ficar mais bonita.

O que causa minha insônia?

É normal não dormir completamente quando estamos grávidas. A insônia ocorre por várias razões, que se tornam mais ou menos normais. Embora seja comum sentir sonolência nas primeiras semanas, no segundo e terceiro trimestre tudo é diferente.

Sem dúvida, o corpo sofre alterações em muitos sentidos. Por exemplo, no final da gravidez, o volume do útero torna mais difícil encontrar uma posição confortável para dormir.

As dores nas costas ou a vontade constante de urinar também fazem com que nosso sono seja alterado. Recomenda-se dormir do lado esquerdo e colocar um travesseiro entre as pernas.

Por que o bebê não se mexe?

Os movimentos do bebê só são notados após um período de quatro meses de gravidez no caso de mães iniciantes. No começo, é apenas como se houvesse uma pequena borboleta se mexendo. Mais tarde, os chutes serão mais claros e fáceis de identificar.

O normal é sentir o bebê se mexendo todos os dias. No entanto, durante o último trimestre, talvez ele não tenha muito espaço para isso.

Se tiver dúvidas sobre o movimento do bebê, é preciso consultar seu médico. Não é normal que ele pare de se mexer repentinamente depois que você já o tenha notado fazer isso.

É normal não engordar muito?

Como dissemos anteriormente, todas as gestações são diferentes porque cada mulher também é diferente.

Ganhar peso na gravidez é o esperado, mas esse ganho não é uniforme. Às vezes, aumenta-se pouco peso no início, que acaba se equilibrando com o que se perde por causa dos vômitos.

Uma medida aproximada é um ganho de 9 a 12 kg durante toda a gestação. Essa quantidade de peso só é perceptível quando somos muito magras, em mulheres altas e robustas talvez possa ser notado.

Além disso, lembre-se de que muitos dos quilos ganhos são devidos ao peso do bebê, da placenta e do líquido amniótico.

O que há de errado com minhas emoções?

As emoções são absolutamente alteradas durante a gestação. A futura mãe experimentará altos e baixos emocionais todos os dias.

Da mesma forma, é possível que se apresente uma depressão durante a gravidez ou que ocorram mudanças relacionadas à nossa situação particular. Por exemplo, uma gravidez de alto risco pode nos fazer sentir emoções negativas.

De qualquer forma, se você notar que seu humor mudou ou que você está desanimada, é normal. Contudo, quadros de depressão ou ansiedade precisam ser acompanhados de perto por especialistas.