11 filmes para que seus filhos se interessem pela literatura

31 de julho de 2018
Seus filhos não tem interesse algum pela leitura? Não se preocupe, aqui te mostraremos filmes que poderão aproximá-los do mundo das letras. Descubra os filmes capazes de despertar o interesse dos seus filhos pela literatura!

Você quer que seus filhos se interessem pela literatura? Experimente relacionar com o cinema! Sem dúvida, muitos filmes podem se transformar em um recurso útil e ideal na hora de transmitir conhecimentos e valores aos seus filhos. Além disso, podem introduzir o estudo de diferentes temas e disciplinas.

Por isso, em muitos casos, os especialistas recomendam a projeção de determinados filmes a fim de motivar a leitura nas crianças, assim como também, gerar conhecimento e despertar a curiosidade pelas obras literárias.

Você quer ideias? Então preste atenção aos seguintes filmes capazes de te ajudar a despertar em seus filhos o gosto pela literatura. Assim, você pode aproximar os pequenos do mundo dos livros e das letras através da atrativa e dinâmica linguagem audiovisual.

Estimular a literatura em seus filhos: com quais filmes?

Estas adaptações da literatura infantil transformadas em filmes recebem atualmente o nome de transposições de gênero. Sem dúvida, elas se transformam em produções imperdíveis para qualquer idade, independentemente da época em que foram produzidas:

A Fantástica Fábrica de Chocolate

Esse é um romance do famoso escritor infantil Roald Dahl adaptado para a linguagem cinematográfica.  Conta as aventuras de um menino muito humilde que ganha uma entrada para visitar a fábrica do misterioso chocolateiro Willy Wonka. Além de ser um excelente filme, a moral que essa produção audiovisual apresenta pode ser muito interessante.

pela literatura

O Gigante de Ferro

Inspirado no livro de Ted Hughes, esse filme conta a história de um menino que se torna  amigo de um robô gigante que caiu do céu. Assim, o menino tentará explicar ao robô como são os humanos.

Alice no País das Maravilhas

São vários os filmes baseados nesse interessante livro escrito por Lewis Carroll. Neles, o objetivo é capturar o “sem sentido” próprio da obra literária, porém de maneira sutil, sem recorrer a tantas explicações. Essa produção pode manter seu filho entre a risada e o medo.

Onde Vivem os Monstros

A transformação desse incrível conto criado por Maurice Sendak dá vida à versão cinematográfica que é de profunda beleza. Não deixe de assistir com seu filho a essa apaixonante história carregada de aventura e inocência, porém com uma pitada de nostalgia.

O Mágico de Oz

Você pode encontrar diversas adaptações desse livro de L. Frank Baum. Certamente, não seria demais dizer que essa obra é um clássico recomendado para qualquer leitor ou cinéfilo.

Mogli, o Menino Lobo

Rudyard Kipling imaginou em sua obra literária algo atrativo e diferente para qualquer um: ser criado por lobos e se esquecer para sempre da civilização. O filme explora esse aspecto do romance.

O Fantástico Sr. Raposo

Esse filme se baseia no livro do maravilhoso Roald Dahl e conta com uma destacada animação stop-motion, além de espetaculares e adoráveis detalhes de direção de arte. Também apresenta o ácido humor britânico da história original que se mantém intacto no filme.

Mary Poppins

Apesar de sua autora, P.L. Travers, não gostar muito da ideia de adaptar seu romance ao mundo do cinema, Walt Disney obteve uma excelente adaptação. Essa é a historia de um babá encantadora que tem em seu papel grande quantidade de cenas memoráveis, além do inesquecível ‘supercalifragilisticoespialidoso’.

A Pequena Princesa

É a espetacular, sábia e bonita adaptação do livro de Frances Hodgson Burnett. Sem dúvida alguma, esse filme é outro dos mais recomendados para fazer seus filhos se interessarem pela literatura infantil.

Harry Potter

J. K. Rowling lançou uma saga composta por sete livros que rapidamente se transformaram em um impactante fenômeno dentro da literatura ao atingir a um público ‘de difícil acesso’: as crianças. O mundo mágico e fantástico de uma criança órfã da obra literária criada por Rowling foi um sucesso mundial, seja mediante um grupo de letras no papel ou através das telas do cinema.

pela literatura

Hamlet

Através de várias adaptações cinematográficas se pode recorrer a esse e a outros tantos clássicos de Shakespeare. Nesse caso, trata-se de uma das obras literárias mais importantes da literatura universal. Através deste filme, as crianças podem conhecer a quinta essência do drama isabelino.

Como você pode ver, muitas vezes o cinema pode ser muito útil para a educação das crianças. Nesse sentido, é uma ferramenta extremamente importante para fazer as crianças se interessarem pela literatura clássica e infantil. Você conhece alguma outra adaptação literária que sirva para fomentar o prazer infantil pela leitura?