13 curiosidades sobre os recém-nascidos

· 2 de março de 2018
Cada bebê é um universo. Mesmo que você já tenha tido um filho, o segundo sempre será diferente. Você conhece essas 13 curiosidades sobre recém-nascidos?

Quando se é mãe pela primeira vez, a mulher enfrenta um universo de novas experiências, as quais aprende a apreciar ao longo do caminho.

Se você já é mãe e tem vários filhos, pode atestar que cada um se desenvolve e se comporta de maneira completamente diferente. A seguir, vamos mostrar algumas curiosidades sobre os recém-nascidos.

Você também irá encontrar neste artigo a verdade sobre alguns dos mitos mais populares sobre desenvolvimento infantil. Quando você terminar de ler, estará ainda mais fascinada pela existência de seus bebês.

“Um bebê é algo que você carrega dentro de si por nove meses, no colo por três anos, e no seu coração até a morte”

–Mary Masón–

Curiosidades encantadoras sobre os recém-nascidos

1.- Formação de cartilagens

Desde que nascem, os bebês têm cartilagens que, mais tarde, serão as rótulas de seus pequenos joelhos. Essa cartilagem tão importantes para o bom funcionamento do sistema locomotor vão se desenvolver completamente até os 6 meses.

2.- Imagens de alto contraste

Os recém-nascidos só conseguem focar sua visão em objetos localizados de 20 a 30 centímetros do rosto. As imagens que eles conseguem visualizar melhor são em preto e branco e em alto contraste. As cores são ainda não apreendidas pelas células dos olhos.

3.- Peso ao nascer

Os bebês de sexo masculino geralmente pesam mais ao nascer do que os bebês do sexo feminino. O peso médio dos meninos varia entre 2,5 e 4,3 kg, enquanto o das meninas entre 2,4 e 4,2 kg.

Bebê sorrindo adormecido em seu berço

4.- Número de ossos

Quando os bebês nascem, seu sistema esquelético ainda não se desenvolveu completamente. No momento do nascimento, eles têm 300 ossos, com o passar o tempo esses ossos irão se fundir e formar estruturas mais complexas. O número vai diminuir até 206, que é a quantidade de peças ósseas de um organismo adulto.

5.- Paladar

Um bebê tem mais de 10.000 papilas gustativas, uma quantidade muito maior do que a que dos adultos. Normalmente essas papilas extras desaparecerem com o passar do tempo.

6.- Rotinas de sono

No total, um recém-nascido dorme de 15 a 17 horas por dia, mas os períodos de sono são muito curtos. Cada soneca do bebê dura de 2 e 4 horas durante as primeiras semanas de vida até que seus hábitos de sono começam a se autorregular.

7.- Frequência cardíaca

Outra curiosidade sobre os recém-nascidos é que seus batimentos cardíacos são acelerados. O coração do bebê bate de 130 a 160 vezes por minuto. É quase o dobro dos batimentos de um adulto normal.

8.- Audição

Os bebês nascem com a audição muito desenvolvida. Eles imediatamente conseguem identificar qual é a origem de um som depois de ouvi-lo. Essa habilidade está ativa em seus cérebros desde os primeiros 10 minutos de vida.

9.- Ações simultâneas

Ao contrário de um adulto, os bebês conseguem executar simultaneamente duas ações enquanto se alimentam. Essas ações são respirar e engolir. É importante ressaltar que só podem fazer isso até os 7 meses, aproximadamente.

10.- Cabelo

O cabelo que o bebê tem quando nasce não é definitivo, seja na estrutura ou na forma. Durante as primeiras semanas, o cabelo vai cair e será substituído ao longo do primeiro ano de vida. A cor, a forma e a espessura do cabelo podem mudar.

É bom que o bebê recém-nascido fique durante algum tempo no colo de seus pais

11.- Reflexos

Os reflexos são respostas automáticas do corpo a estímulos externos, característica forte nos recém-nascidos. Um bebê nasce com aproximadamente 70 reflexos primitivos que vão desaparecer quando ele crescer.

12.- Exploração do mundo

As crianças exploram o ambiente através do tato. Os receptores mais sensíveis dos seus corpinhos estão na boca. Por isso os pequenos costumam colocar as coisas na boca.

13.- Cor dos olhos

Todos os bebês nascem com os olhos azuis. Isso acontece porque o pigmento que dá cor aos olhos, conhecido como melanina, ainda não se desenvolveu. A cor definitiva dos olhos de uma criança aparecerá aos 6 meses de idade.

Os tópicos anteriores são apenas algumas das curiosidades sobre os recém-nascidos. Aproveite ao máximo esta primeira etapa do crescimento dos seus filhos e não perca nenhum detalhe.