15 alimentos que favorecem o desempenho intelectual

· 27 de janeiro de 2019
Cada alimento fornece não apenas benefícios e nutrientes para o nosso físico, mas também recursos para o nosso desempenho acadêmico. Por isso, no caso das crianças em idade escolar, é importante cuidar da sua dieta.

A memória, a capacidade de raciocinar, a lucidez e a atenção são algumas das capacidades que podem ser estimuladas através da alimentação. Esta lista de 15 alimentos que favorecem o desempenho intelectual foi projetada para todos os gostos alimentares.

O ideal é sempre combinar vários ingredientes ao longo do dia. Os resultados vêm através da perseverança e valem a pena. Cada alimento oferece componentes que nutrem diferentes aspectos desse órgão tão complexo como o cérebro.

Os alimentos que melhoram a funcionamento cerebral não facilitam apenas na hora de estudar ou no trabalho intelectual. Eles também previnem doenças neurológicas degenerativas, tais como a doença de Alzheimer.

Além disso, estimular e cuidar bem do cérebro reflete em todos os órgãos do corpo. Isso vai nos permitir levar uma vida harmoniosa e com saúde emocional.

15 alimentos que favorecem o desempenho intelectual

1. Nozes: Dizem que a prova de que as nozes beneficiam o cérebro é o seu formato. Mas o que há de concreto é que a quantidade de ácidos graxos ômega-3 é um combustível ideal para os neurotransmissores. Essa oleaginosa previne o Alzheimer e desenvolve habilidades cognitivas como um todo.

2. Amêndoas: Suas múltiplas propriedades fornecem grande energia ao cérebro, estimulam a produção de adrenalina e melhoram o humor. Assim, elas fazem bem para pessoas deprimidas.

3. Castanha de caju: Contém altos níveis de magnésio. Isso resulta na abertura dos vasos sanguíneos e na irrigação adequada para todo o corpo, o que beneficia as funções cerebrais.

4. Amendoim: Seus nutrientes fornecem grandes benefícios para o cérebro e, assim, permitem uma melhora na memória e na compreensão comunicativa. Devido ao seu baixo custo, os amendoins são um dos alimentos que favorecem o desempenho intelectual preferidos no mundo todo.

5. Sementes e derivados: O pão integral, a pipoca, os cereais, a cevada, a aveia, entre outros alimentos com grãos integrais, oferecem uma multiplicidade de propriedades benéficas para o funcionamento do cérebro.

Menino comendo chocolate com amendoim

Chocolate, óleos e muito mais

6. Chocolate amargo: Por um lado, suas propriedades antioxidantes mantêm o cérebro jovem por mais tempo. Além disso, também possui estimulantes, tais como cafeína e flavonoides, que são muito bons em casos específicos de provas ou de reuniões de negócios.

De fato, um pedaço de chocolate escuro ou amargo melhora a concentração de uma maneira surpreendente.

7. Azeite de oliva: Tem propriedades antioxidantes, capazes de eliminar qualquer substância tóxica do cérebro. Por suas qualidades, promove a rápida regeneração celular e previne a doença de Alzheimer.

8. Óleo de coco: Sua capacidade de desinflamar libera os vasos sanguíneos e promove o exercício da memória. Além disso, também oxigena e purifica o sangue.

9. Sementes de abóbora: A presença de ômega 3 e 6, além das vitaminas A e E e do zinco, fazem dessas sementes aliadas indiscutíveis para uma boa memória e agilidade mental.

10. Abóbora: Seus principais componentes a transformam em um dos grandes alimentos que favorecem o desempenho intelectual. Além disso, possui ácido fólico e vitamina B12. A melhor maneira de aproveitar os seus benefícios é torrando ou assando.

“Estimular e cuidar bem do cérebro reflete em todos os órgãos do corpo. Isso vai nos permitir levar uma vida harmoniosa e com saúde emocional”

Vegetais e peixes

11. Espinafre: O potássio dessas folhas favorece o fluxo elétrico cerebral saudável. Por outro lado, seus poderes antioxidantes permitem uma maior saúde neuronal. Quanto aos seus nutrientes essenciais, o espinafre possui vitaminas K e E, magnésio e folato em quantidades interessantes.

12. Tomate: O licopeno é o componente com maior destaque no tomate. Por certo, este é um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, os quais danificam as células cerebrais. Isso resulta não apenas na prevenção de doenças cerebrais, mas também na melhora das atividades cognitivas em geral.

 alimentos que favorecem o desempenho intelectual

13. Brócolis: O brócolis é considerado um dos alimentos que favorecem o desempenho intelectual mais poderosos e completos. Um de seus principais nutrientes é a colina, que aumenta o desenvolvimento das células e conexões cerebrais.

Inegavelmente, essa qualidade faz do brócolis um alimento ideal para mulheres grávidas.

14. Morango: Devido ao seu conteúdo rico em antioxidantes e sua capacidade anti-inflamatória, sem dúvida o morango é um grande aliado da saúde do cérebro. Sempre na sua época, o seu consumo aumenta a capacidade dos neurônios.

15. Salmão: Embora esses dados não sejam úteis para aqueles que não querem se alimentar de animais, é bom saber que o salmão é muito benéfico para o cérebro, dado seu alto teor de ômega 3.

Em suma, ao escolher os alimentos, é essencial se inclinar para aqueles que trazem múltiplos benefícios ao corpo.

De fato, uma alimentação cuidadosa pode ser um fator chave na prevenção de doenças degenerativas irreversíveis e outras complicações de saúde.

http://www.videnscenterfordemens.dk/viden-om-demens/demenssygdomme/neurodegenerative-demenssygdomme/alzheimers-sygdom/symptomer-og-forloeb-ved-alzheimers-sygdom/

https://netdoktor.dk/kosttilskud/hvad_er_fiskeolie.htm

vitaminerne