5 atividades para trabalhar a leitura com adolescentes

9 de janeiro de 2019
É preciso ter muito tato para atrair a atenção dos jovens para alguma coisa. Além do exemplo, fator fundamental para o seu aprendizado, também podemos praticar determinadas atividades para incentivar esse hábito.

Em um mundo tão tecnológico como o nosso, há pouco espaço para atividades que exigem desaceleração e concentração. O exemplo mais representativo disso é o ato de se sentar para ler um livro, ainda mais para os jovens. A boa notícia é que podemos organizar certas atividades para trabalhar a leitura com adolescentes em casa.

No mundo todo, existem associações e organizações que apresentam os benefícios da leitura, especialmente na juventude. A importância dela é cada vez maior visto que a distância dos jovens em relação aos livros é cada vez mais evidente.

Por um lado, é compreensível. Os livros não proporcionam os mesmos efeitos nos sentidos do que uma televisão do último modelo ou um óculos de realidade virtual. E como se isso não bastasse, é preciso esforço para ler e compreender.

No entanto, nem tudo está perdido. Muitos jovens ainda desfrutam de páginas em papel e estão dispostos a continuar adicionando coisas diferentes à sua biblioteca.

Como pais, é possível trazer algumas atitudes simples que podem despertar o gosto pela leitura nos adolescentes. Nas famílias em que isso já acontece, essas sugestões ajudarão a explorar ainda mais esse sentimento. Em seguida, contamos algumas delas.

Atividades para trabalhar a leitura com adolescentes

1. Compre livros que interessam

Um ponto básico para despertar o interesse de alguém em qualquer atividade, é que seja do seu interesse. Portanto, devemos encontrar leituras relacionadas aos temas favoritos dos jovens.

Por exemplo, se o seu filho é apaixonado por futebol, um jogador, um técnico ou uma equipe em particular, ótimo. Aí está a oportunidade perfeita. Por outro lado, se sua filha é fã de psicologia ou de uma banda, você também pode seguir esse caminho para atraí-la para a leitura.

Para trabalhar a leitura com adolescentes, é fundamental despertar o interesse.

Quanto às atividades, há duas mais óbvias. A primeira delas é associar-se a uma biblioteca e ver o que podem encontrar sobre esses tópicos. A segunda é levar os filhos às compras. O bom disso é que as livrarias costumam ser um mundo à parte, o que pode entusiasmar ainda mais os jovens.

2. Os filmes podem ser muito úteis

Para alguns pode ser um absurdo ou uma perda de tempo ler um livro cuja história já assistiram no cinema. No entanto, pode ser o chamariz perfeito para fazer o adolescente se interessar por livros.

Experimente dar de presente o livro da série ou do filme que ele gostou tanto e proponha discutir sobre as diferenças e semelhanças. Em geral, os livros tendem a ser melhores que as versões audiovisuais, então só temos vantagem.

3. Criação de novos hábitos

Tanto para os jovens amantes da leitura quanto para aqueles que não têm esse hábito, é importante ter tempo e espaço adequados para desenvolver essa atividade.

Assim, uma boa maneira de trabalhar a leitura com adolescentes é estabelecer uma agenda diária ou semanal para contar, discutir e recomendar livros. Algo como um clube do livro em casa.

Lógico que para poder fazer isso o ideal é ter uma rotina para se sentar e ler com tranquilidade e em silêncio.

Embora não pareça, é uma atividade muito agradável para se fazer em grupo. Não hesite em aproveitar esses momentos para estar com seus filhos, cada um lendo seu livro.

“Ainda há jovens que curtem as páginas de papel e estão dispostos a continuar acrescentando variedade à sua biblioteca”

4. Ler em voz alta

Em princípio, esta é uma maneira de trabalhar a leitura com adolescentes mais apropriada para as salas de aula. O professor pode propor diferentes atividades que tenham como tema central a leitura e comentários de trechos de determinada obra.

No entanto, você também pode propor esta atividade em casa. Como? Simples! Peça aos seus filhos que marquem as suas partes preferidas, seja no livro ou em outro lugar. Mais tarde, eles podem compartilhar em família.

Além do mais, se há uma criança pequena na casa, fazer um revezamento para ler histórias antes de dormir também é uma ideia fantástica. Lembre-se de que a leitura em voz alta é um processo fundamental para melhorar a comunicação e o vocabulário do jovem. Portanto, incentive a prática.

É possível organizar certas atividades para trabalhar a leitura com adolescentes em casa.

5. Dê um passo além

Muitos livros estão relacionados a outros aspectos do mundo artístico e cultural. Por exemplo, se o jovem leu uma história que se passou em um determinado lugar histórico, seria ótimo organizar uma viagem para conhecer.

Outro caso: se o adolescente gosta de livros de autoajuda ou biografias, não hesite em visitar uma exposição juntos ou falar dessa pessoa que ele tanto admira. Recitais, teatros e até mesmo eventos esportivos são outras maneiras de levar a leitura de um determinado livro ao próximo nível.

Como dissemos antes, para trabalhar a leitura com adolescentes é fundamental despertar o seu interesse. Caso contrário, não chegaremos a lugar nenhum.

Lembre-se de que nessa idade a obrigação só gera rebeldia e maior aversão do que antes. Portanto, tente apresentar essa atividade como um momento de prazer e relaxamento.