27ª semana de gravidez

· 30 de janeiro de 2018

O que acontece na 27ª semana de gravidez? Quais são as mudanças no bebê e na mãe?

Na 27ª semana de gravidez encontramos mãe e filho mais unidos. O bebê continua sua evolução visando o nascimento. A mamãe também avança na sua preparação para dar à luz.

Tudo vai se adaptando e se integrando. A frequência cardíaca da mãe se vincula à do bebê. E seus estados emocionais influenciam diretamente no da criança.

As sensações que a mulher sente são muito profundas. Na 27ª semana de gravidez, percebe-se cada movimento de braços e pernas do bebê. É possível até sentir se ele está com soluço.

Mãe e filho se comunicam e se entendem. Dessa maneira, a mamãe vai perceber quando seu bebê estiver descansando e quando estiver inquieto. Acariciando a barriga poderá acalmar o pequeno.

A mamãe na 27ª semana de gravidez

  • A barriga cresce num ritmo acelerado. O bebê ocupa quase todo o espaço do útero. Isso provoca na mulher alguns incômodos e dificuldades para se movimentar e descansar.
  • Os desejos aumentam. É provável que sejam um sinal do que o corpo está precisando. Portanto, se for possível, esses desejos devem ser atendidos. Por exemplo, se a mulher sentir desejo de sorvete, pode ser que o organismo esteja precisando de gordura e cálcio.
    27ª semana de gravidez
  • Aparecem sintomas novos, como dores nas costas, na pélvis e na parte posterior dos músculos. Isso acontece porque o corpo está se preparando para o grande momento. Os ossos e os músculos assumem a posição adequada para o parto.
  • As mudanças de humor se tornam frequentes e inexplicáveis. A mamãe passa rapidamente da alegria para a tristeza, sem que existam motivos para isso.
  • É possível que o apetite aumente. A mulher vai sentir vontade de comer a toda hora. É uma fase da gravidez na qual se deve prestar atenção especial ao aumento de peso. A vida sedentária do momento associada ao apetite constante vai trazer alguns quilos a mais. Se esse ganho não for controlado, pode influenciar no momento do parto.
  • As cãibras ocorrem com grande frequência, especialmente nas pernas. Geralmente, incomodam mais durante a noite. Ficar em pé e caminhar por alguns minutos é a melhor forma de combatê-las. Uma boa massagem na região afetada também ajuda.

Mudanças na pele e aumento dos seios

  • Em algumas partes do corpo, a pele fica mais escura. Aparece claramente a chamada “linha alba”, que atravessa verticalmente o abdômen. É uma linha mais escura, com uma tonalidade marrom. O escurecimento da pele se deve à concentração de melanina.
    Os seios continuam crescendo e mostram pequenas veias sob a pele. É importante hidratá-los com cremes específicos para evitar as estrias. Os mamilos também ficam mais escuros e aparecem pequenos caroços que são totalmente normais.
  • É o momento de começar com os cursos de preparação para o parto. Esses cursos vão permitir que a mulher entenda detalhadamente cada momento do parto até o nascimento do bebê. É uma boa oportunidade para sanar todas as dúvidas.

O bebê na 27ª semana de gravidez

O bebê mede, aproximadamente, 37 cm, da cabeça até os calcanhares. E pesa pouco mais de 1 kg. Ele já ocupa quase todo o espaço do útero.

Seu corpo acumula gordura rapidamente. Essa gordura permite manter equilibrada a temperatura no ambiente em que vive. Também é uma fonte de calorias que o bebê vai utilizar nos primeiros dias após o nascimento.

Se for realizada uma ultrassonografia em três dimensões na 27ª semana de gravidez, será possível visualizar nitidamente o bebê por partes. Será possível ver os traços do rosto, o tamanho das mãos e dos pés e alguns movimentos.

A 27ª semana de gravidez é a fase na qual os órgãos internos acabam de se formar. Em geral, o aparelho digestivo e respiratório passam por um rápido amadurecimento.

O sistema nervoso também se desenvolve e o pequeno começa a mexer as pálpebras. Ele abre e fecha os olhos, chupa os dedos, alterna períodos nos quais dorme com outros nos quais fica acordado.

27ª semana de gravidez

Sugestões para a 27ª semana de gravidez

  • Ao sentir o bebê, é o momento de aprender a conhecer suas necessidades. Por isso, a mãe deve tentar acompanhar o pequeno nos seus momentos de descanso. Se ela perceber que o pequeno está muito inquieto na 27ª semana de gravidez, deve tentar relaxar para o bebê também relaxe.
  • A alimentação saudável é fundamental, especialmente à base de frutas e verduras.
  • É conveniente preparar uma lista com dúvidas para perguntar ao obstetra.

O tempo passa rapidamente e já falta pouco para que o bebê conheça a luz do mundo exterior.