3 curtas-metragens para transmitir valores

Cada filme infantil transmite uma mensagem que pode ser fonte de reflexão. O cinema em particular pode construir os adultos do futuro.

Para complementar a formação dos seus filhos, você pode propor ler livros, assistir peças teatrais e assistir filmes ou curtas-metragens para transmitir valores, pois são excelentes ferramentas para fazer seus filhos refletirem sobre a importância de adquirir bons valores enquanto se divertem.

Esse tipo de atividade apresenta conceitos que os pais têm como missão principal transmitir aos seus filhos. Entre outros, incluem valores como o respeito e a compaixão por outras pessoas, a fraternidade, a amizade ou a tolerância. Valores que ajudarão as crianças a desenvolver a consciência moral.

O cinema é um espelho da vida e pode contribuir com a aprendizagem das crianças. Por esse motivo, preparamos uma seleção de 3 curtas-metragens para transmitir valores que são ideais para assistir em família e vão trazer várias mensagens para todos.

“Seus valores definem quem você realmente é. Sua identidade é a soma total dos seus valores”

—Assegid Habtewold—

3 curtas-metragens para transmitir valores

1.- Piper

É um lindo curta-metragem de 6 minutos de duração que é um verdadeiro prazer para os olhos das crianças.

A história mostra um passarinho que vive confortavelmente em seu ninho. Mas chega o momento de sair do ninho e se aventurar em busca do seu próprio alimento.

É sua mãe quem o impele a viver essa experiência e quem o acompanha até a beira do mar. Mas Piper se assusta com as ondas e fica desanimado. Com a ajuda dos pais e do seu novo amigo, um pequeno caranguejo, ele vai enfrentar e vencer o medo da água.

Essa história ensina às crianças os valores positivos do esforço e da superação pessoal. É uma lição de vida: é preciso sair da zona de conforto para aprender, ir mais além dos próprios limites e não ter medo de cometer erros, pois é a maneira de encontrar o caminho correto.

curtas-metragens para transmitir valores

2.- Aprender a aprender

A segunda sugestão é uma bonita história de sete minutos que mostra um mestre que ensina seu aprendiz a trabalhar o barro. Os dois personagens têm uma bonita relação e o menino, em particular, admira muito seu mestre devido à habilidade que ele tem para produzir belas peças de barro.

O menino vai descobrir que graças à paciência e ao trabalho vai conseguir fazer peças tão bonitas quanto as do seu mestre.

Mais especificamente, esse curta-metragem pretende mostrar que com dedicação, esforço, paciência e perseverança podemos ter sucesso e atingir todos os objetivos a que nos propusermos na vida.

Sem se esquecer de que graças ao importante papel do mestre, que age como um guia, o pequeno oleiro consegue se desenvolver passo a passo. Moral: os objetivos, às vezes, não parecem fáceis para nossos filhos, mas devemos ajudar e motivar os pequenos a alcançá-los.

curtas-metragens para transmitir valores

3.- A maior flor do mundo

Esse último curta-metragem que apresentamos foi inspirado em um conto escrito por José Saramago, quem recebeu o Prêmio Nobel de Literatura. Ele nos leva a fazer uma profunda reflexão sobre a solidariedade e as relações humanas num mundo fragmentado pelo egoísmo e o individualismo.

O curta também é ideal para aquelas pessoas que parecem se esquecer do valor das coisas simples e do respeito pelo meio ambiente.

A história mostra um menino que vê seu pai cortar uma árvore no campo para usar na decoração da mesa do seu quintal. Em seguida, a criança, assim como o pai, vai à floresta para cortar outra árvore e encontra um escaravelho. O pequeno pega o inseto e o coloca numa caixa.

O escaravelho consegue escapar e o menino, com o objetivo de pegá-lo de novo, pula o muro do quintal e o segue. Sua curiosidade o leva em uma longa viagem na qual vai descobrir uma pequena flor, seca e à beira da morte após perder a sombra proporcionada pela pequena árvore que seu pai havia cortado.

Talvez como uma brincadeira ou por simples bondade, o menino decide ajudar a flor seca. Para salvá-la, ele vai buscar água.

Definitivamente, os curtas-metragens para transmitir valores são uma ótima maneira fazer as crianças terem contato com boas atitudes. Recomendamos que você assista esses 3 curtas com seus filhos e passe uma ótima tarde no sofá todos juntos!

Recomendados para você