3 filmes infantis baseados em livros atuais

27 de julho de 2019
Cinema e literatura podem ser a combinação perfeita para o seu filho começar a ler.

Muitos dos filmes infantis atuais que surpreendem os pequenos da casa são baseados em livros que provavelmente eles não conhecem. Esses livros podem ser a chave para iniciar o interesse do seu filho no mundo da leitura. Dessa forma, ele desenvolve a imaginação e a memória, relacionando e diferenciando aspectos do filme e do livro.

A seguir, apresentaremos uma série de filmes infantis baseados em livros atuais para que vocês possam curtir um momento de cultura do cinema e da literatura em família.

Filmes infantis baseados em livros atuais

1. Os Futebolíssimos

Sem dúvida, uma das coleções mais vendidas de livros infantis (que esgotou nas livrarias) é “Os Futebolíssimos”.

Essa coleção reúne várias características que juntas fizeram dela a coleção do momento:

  • O futebol. Os protagonistas desses livros, e como o próprio nome indica, são apaixonados pelo mundo do futebol. Esse esporte é um dos favoritos das crianças, então essa coleção atrairá a atenção delas.
  • Mistério. Um dos temas favoritos das crianças é o mistério e a intriga, que é um dos principais temas de “Os Futebolíssimos”.
  • Estrelado por um grupo de crianças de onze anos de idade. As crianças adoram que os personagens sejam outras crianças de mais ou menos a mesma idade que elas. Certamente esse aspecto atrairá mais a atenção delas.
Os futebolíssimos
Fonte: www.es.literaturasm.com

Em agosto de 2018, o filme baseado no primeiro desses livros infantis estrelado por crianças chegou às telonas, e não temos dúvidas de que a produção desses filmes continuará devido ao seu grande sucesso com os livros.

Embora os protagonistas dessa história sejam os mesmos em todos os livros da coleção, não é absolutamente necessário lê-los na ordem em que são publicados.

Esse é um aspecto positivo para as crianças que não gostam muito de ler. Pode acontecer de um dos títulos da coleção chamar a atenção mais que os outros, assim a criança poderá começar diretamente com ele.

2. Pedro Coelho

Embora “Pedro Coelho” e suas aventuras tenham sido publicados há muitos anos por sua conhecida autora Beatrix Potter, em 2018 o filme baseado nessa série de histórias chegou aos cinemas.

O filme é uma mistura de animação e ação real, e conta as aventuras de Pedro Coelho, sua família e amigos, bem como o relacionamento que eles têm com os humanos da história.

As histórias de Beatrix Potter chegaram às telonas devido à grande recepção delas entre as crianças, apesar dos muitos anos que já se passaram desde a sua publicação. A importância dessas histórias é tamanha que elas foram publicadas em mais de 25 idiomas e se espalharam pelo mundo todo.

Sendo uma coleção de histórias, e da mesma forma que aconteceu com os Os futebolíssimosseu filho pode escolher o título que mais gostaria de ler. 

3. O Touro Ferdinando, outro dos filmes infantis baseado em livros atuais

Ferdinando, o touro, é um livro que foi publicado na Guerra Civil Espanhola, em 1936, pelas mãos de seu autor, Munro Leaf. No entanto, esse livro foi censurado na Espanha durante a ditadura, quando foi ilustrado por Werner Klemke.

O touro Ferdinan
Fonte: www.elpais.hn

As ilustrações dessa história são tão maravilhosas que Klemke recebeu o prêmio Golden Apple da Bienal por elas em Bratislava. 

No ano de 2017, o touro Ferdinand foi o protagonista do filme infantil baseado no livro. Uma história recomendada para crianças de sete ou oito anos, que as fará refletir sobre o mundo das touradas.

Através das páginas desse livro, vamos nos deparar com um touro diferente dos outros porque em vez de preferir competir com outros touros, ele gosta de sentar e apreciar o campo e as flores ao seu redor.

Tanto o filme quanto o livro não deixarão crianças ou adultos indiferentes porque ainda é atual, apesar dos anos que se passaram desde essa publicação de Munro Leaf.