3 perguntas que você deve se fazer antes de ter um filho

· 8 de setembro de 2018
Há mulheres que sentem como se um "despertador interno" começasse a tocar no momento em que sentem o desejo de ser mãe. Veja aqui o que se perguntar antes de decidir ter um filho.

Normalmente nosso despertador toca quando alguém ao redor fica grávida ou começa a falar sobre aumentar a família. Uma mulher sabe quando chega o momento de começar a buscar um filho e quando “o despertador toca” já não é fácil silenciá-lo.

Ter um filho é uma das decisões mais importantes que se pode tomar tanto individualmente quanto em casal. É a máxima responsabilidade de uma pessoa. Pois não há nada mais importante do que cuidar e proteger os filhos. Uma vez que se é mãe ou pai, já não se é mais responsável por si mesmo unicamente, também se é responsável por outro ser humano que depende de você para tudo.

Por todas essas razões, é importante que você tenha certeza se está realmente pronta ou pronto para ter um filho. É importante que você considere que ter um filho envolve muitas decisões e que ele também será uma prioridade em tudo. Assim, haverá momentos nos quais as suas necessidades ficarão em segundo plano.

ter um filho

Você tem condições financeiras para criar um filho?

Crianças custam muito dinheiro. Você terá que pagar mais pelos alimentos, pelas roupas e pela educação. Você não pode simplesmente ter um filho sem pensar em quanto dinheiro você tem no banco e, acima de tudo, de quanto dinheiro dispõe todo mês.

É necessário considerar se você tem investimentos ou poupanças que podem cobrir os gastos escolares e que possivelmente possam também serem usados para pagar as taxas universitárias de seus filhos. Se você quiser oferecer para seus filhos tudo o que eles precisam e dar uma boa qualidade de vida, você deve ter renda. Porque, apesar de não gostarmos de pensar nisso, nessa sociedade é preciso ter dinheiro para viver.

Você tem apoio ou uma boa estrutura familiar?

A criação de um filho não é fácil. Mas fazer isso sozinho é muito mais difícil. Você não precisa necessariamente de um parceiro para formar uma família. Entretanto, a ajuda de ter outras pessoas para ter apoio é essencial. Pode ser um grupo sólido de amigos que já têm filhos, podem ser seus pais ou seus irmãos… mas você precisa saber que não está sozinha na criação de seu pequeno.

Sim, é verdade que em nossa sociedade há pessoas que conseguiram criar um filho ou mais sem ter ninguém para lhe apoiar em absolutamente nada. Nós não estamos falando que seja impossível ou que não possa ser feito. O que queremos dizer é que tudo será muito mais difícil do que se você puder contar com o apoio de outras pessoas ao seu redor.

Você está disposta a mudar seu estilo de vida para sempre?

Não é possível trabalhar todas as noites ou nos finais de semana quando se está criando uma criança. Mesmo que você tenha horários bastante comprometidos, e inclusive se passar a maior parte do dia fora, seu filho irá precisar de você em casa ao lado dele várias vezes durante o dia. É verdade que é possível conciliar a carreira e o trabalho exigente com um bebê. Mas estar sempre estressada não é o ideal.

ter um filho

Uma vez que se é pai ou mãe, a vida já não será mais como antes. Nunca mais. É possível que seja muito melhor. Mas você terá que estar preparada para essa mudança. Você está preparada para que tudo o que você conhece em sua vida atual mude completamente?

Tanto sua vida social quanto seus lazeres, as viagens ou os estudos… nunca mais serão os mesmos novamente. Suas prioridades serão muito diferentes quando você tiver seu filho nos braços. Você e suas necessidades irão ficar em segundo plano para colocar seu filha em primeiro lugar, sempre. Sem discussão. Você precisa estar de acordo com isso para poder dar esse passo na sua vida.

A escolha de ter um filho é uma decisão muito importante. Certamente, é a decisão mais importante que você pode tomar em toda a sua vida. Por essa razão, é necessário que você esteja absolutamente segura de que está pronta para ser mãe ou pai. Então, não hesite em avaliar o seu interior para saber se você está totalmente preparada tanto econômica quanto social e emocionalmente.

Recomendados para você