4 atividades para desenvolver a fala do bebê

9 de julho de 2018
Um momento muito esperado para qualquer pai ou mãe é quando seu pequeno bebê começa a pronunciar as primeiras palavras. É uma melodia para os pais!

Para que a fala do seu bebê se desenvolva adequadamente, você deve estar ciente de que o papel e a interação do bebê com seus progenitores é crucial para potencializar a fala. Os pais possuem um papel crítico no desenvolvimento da linguagem da criança. 

Existem estudos que demonstram que crianças que têm pais que leem e falam muito com elas na primeira infância possuem um vocabulário muito mais amplo e uma noção gramatical melhor que aquelas crianças que não tiveram a oportunidade de vivenciar a leitura de histórias ou de conversar muito.

Por isso mesmo, a seguir você vai encontrar algumas atividades para fazer com seu bebê desde pequeno. Desse modo, você vai ajudar no desenvolvimento da fala e potencializar o vínculo emocional que vocês possuem.

Falar muito

Seu bebê precisa ouvir você o tempo todo para poder começar a entender o idioma. O melhor que você pode fazer é falar sobre tudo o que estiver fazendo, o que vem à sua mente ou o que vai acontecer em breve. Na verdade, não é necessário falar o tempo todo, mas grande parte do dia.

Você também pode falar normalmente com o bebê para explicar as atividades ao longo do dia. Por exemplo, você pode dizer coisas como: “Agora vamos tomar um banho, a água está bem quentinha”. Quando o banho tiver terminado, você pode dizer: “Agora que já nos secamos com a toalha, vamos colocar uma roupa e ir passear no parque”.

desenvolver a fala

Isso é só um exemplo, mas você pode ir contando ao bebê tudo o que acontece ao longo do dia. Mesmo que você ache que o bebê não ouve ou não entende o que você está dizendo, é muito importante falar porque você estará ajudando a desenvolver a fala. Além disso, seu bebê adora ouvir sua voz. É o som preferido dele, aquele que traz mais tranquilidade!

Ler historinhas

Nunca é muito cedo para começar a ler para o seu bebê.  Se você quer estimular o hábito da leitura, não economize na quantidade de tempo que passa lendo com seu filho. Tanto quando ele é bebê quanto à medida em que for crescendo.

Além de fortalecer a prática da leitura como uma atividade de lazer, você vai ajudar seu filho a melhorar o vocabulário. Também o ajudará a aprender palavras novas e desenvolver a concentração, a atenção e a memória. 

Você pode começar lendo livros simples para bebês e, inclusive, imaginando histórias para contar à medida que seu filho for crescendo. É ideal criar em casa uma hora da historinha ou ir com seu filho a bibliotecas para ajudar a estimular o amor pela leitura.

Cantar músicas

Os bebês adoram músicas porque elas têm ritmo e os diverte. Além de fortalecer o vínculo com seu bebê, você vai ensinar, por meio das músicas, sobre o mundo que o rodeia e o ritmo da linguagem. O bebê vai adorar sempre que você cantar de novo. A cabecinha dele vai começar a absorver o vocabulário das músicas para poder usar mais tarde.

desenvolver a fala

Se você não conhece músicas infantis, pode procurar na Internet ou comprar algum CD que tenha músicas de ninar. Assim, você pode cantar para o seu bebê todos os dias. Seu bebê vai adorar que você faça isso e vai dar muitos sorrisos.

Repetir bem as palavras

Quando seu bebê começar a falar as primeiras palavras, é muito importante que você não o repreenda nem o critique quando ele disser as palavras de maneira incorreta. Isso é normal e ele precisa do seu apoio e da sua compreensão para poder pronunciar corretamente.

Por isso, em vez de criticar, repita as palavras corretamente para que ele ouça como se diz. Você vai se surpreender como seu filho vai melhorar a pronúncia ao ouvir a repetição das palavras. Assim, ele também vai se sentir motivado a se comunicar com você.

Recomendados para você