4 experimentos para as crianças aprenderem sobre ciência

3 de abril de 2019
Esses experimentos para as crianças aprenderem sobre ciência estimulam as habilidades analíticas enquanto elas se divertem. Você quer conhecer alguns?

Se bem explicada, a ciência pode apaixonar as crianças. Através dela, os pequenos podem aprender um pouco mais sobre o mundo ao redor enquanto se divertem ao comprovar alguns fenômenos. Por isso, queremos propor uma série de experimentos para as crianças aprenderem sobre ciência de um jeito fácil.

Mãos à obra!

1. O ovo inquebrável

Com esse experimento, as crianças podem observar como um ovo pode se tornar inquebrável apenas com a ajuda do vinagre. Para isso, você vai precisar de:

Primeiro, coloque o ovo no pote. Em seguida, coloque o vinagre até cobrir mais ou menos 2/3 e tampe. Deixe descansar por 48 horas e retire o ovo. O que acontece?

Ele ficará com uma cor alaranjada e não poderá ser quebrado. Mas por que isso acontece? Porque a casca do ovo é composta de carbonato de cálcio que reage com o vinagre. Isso deixa o ovo maleável como uma bola de borracha impedindo que a casca quebre.

Fazer experimentos para as crianças aprenderem ciência é muito divertido.

2. Andar sobre ovos

Como você pode ver, podemos fazer vários experimentos com ovos. Pergunte às crianças o que aconteceria se ficássemos pé em uma cama de ovos. Provavelmente, elas estarão convencidas de que vão se quebrar. No entanto, você pode mostrar que não é bem assim.

Para fazer esse experimento, você precisará arrumar os ovos na caixa ou bandeja, de modo que fiquem todos alinhados na mesma posição. Certifique-se de que nenhum deles tenha rachaduras.

Em seguida, ajude a criança a pisar nos ovos, distribuindo o peso de maneira uniforme. Tenha em mente que esse passo é o mais importante. Quando ela estiver bem apoiada sobre os ovos, solte-a.

Os ovos não se quebram porque seu formato é muito semelhante à de um arco tridimensional, uma das formas arquitetônicas que resiste à pressão uniforme.

3. Criar uma pilha ou bateria com um limão

Esse é outro dos experimentos para as crianças aprenderem sobre ciência que pode ser feito em casa. Você precisa de apenas um limão, um parafuso e uma moeda de cobre.

Em primeiro lugar, pegue o limão e faça dois cortes. Em um dos cortes introduza o parafuso e no outro, a moeda de cobre. Se você tiver um multímetro, poderá medir a corrente elétrica que passa pelo limão.

Além disso, você pode usar vários limões para conseguir ligar um aparelho elétrico. Isso acontece porque os elétrons do parafuso passam para a moeda de cobre gerando uma pequena corrente elétrica.

4. Termômetro caseiro

Para fazer um termômetro atmosférico, você vai precisar de alguns materiais que normalmente podem ser encontrados em casa:

  • Garrafinha de plástico vazia
  • Canudinho transparente
  • Massa de modelar
  • Água (para encher a garrafa)
  • Tesoura
  • Vasilha com água quente
  • Corante alimentício
  • Álcool e gelo para calibrar

Como fazer:

  1. O primeiro passo é fazer um buraco na tampa da garrafa com a tesoura e passar o canudo por esse buraco.
  2. Para vedar bem, cubra em volta com massa de modelar para evitar qualquer vazamento.
  3. Depois, encha a garrafa com água até a metade.
  4. Em seguida, adicione algumas gotas de corante. Dessa forma, poderemos observar melhor quando a água subir pelo canudo.
  5. Feche a garrafa e certifique-se de que o canudo esteja mergulhado na água.
  6. Logo, coloque a garrafa em uma vasilha de água quente. Isso fará com que as moléculas se agitem mais rápido e empurre o líquido pelo canudo.
  7. Observem como a água quente sobe pelo canudo!
Os experimentos para as crianças aprenderem ciência são uma forma muito divertida de aprender.

Dependendo da idade das crianças, você pode aumentar um pouco a complexidade do experimento calibrando o termômetro. Para fazer isso, adicione álcool na água com corante.

Em seguida, devemos marcar onde estão os 90ºC. Para isso, coloque água fervente na vasilha e deixe a garrafa na água por 5 minutos. Marque o ponto que a água atinge quando sobe, pois aí são os 90ºC.

Faça o mesmo para indicar 0ºC na garrafa. Para isso, mergulhe e garrafa em uma vasilha com água com gelo por 5 minutos. Agora que você fez as marcações de 90 e 0 graus, pode calcular (a olho) as temperaturas intermediárias.

Instigue os pequenos com esses experimentos sobre ciência. Além de aprender, certamente vai fazer com que elas se esqueçam dos aparelhos eletrônicos.