4 programas para adolescentes no verão

29 de maio de 2018
Para que seu filho adolescente não fique entediado durante as férias de verão, existem muitos programas diferentes que servirão para fortalecer os laços entre pais e filhos, além de serem experiências positivas e úteis para os mais jovens.

Com o fim das aulas, chega o descanso para as crianças. Se o tempo não for investido em atividades agradáveis e produtivas, as férias, obviamente, serão entediantes. Procurar programas para adolescentes no verão é uma excelente opção para evitar dias de tédio. Ou, melhor ainda, para aproveitar melhor o tempo com eles.

Embora existam muitas opções, a escolha não pode ser feita de qualquer jeito. Os pais devem conversar com seus filhos antes de lhes indicar qualquer atividade. A ideia é que eles gostem, e não que se sintam obrigados a fazer algo que não querem.

Geralmente acontece de os adolescentes não quererem fazer nada, ou seja, preferirem passar muitas horas na frente do computador ou com outros tipos de aparelhos tecnológicos. A melhor maneira de combater essa atitude passiva é envolvê-los em diferentes programas de atividades.

Negociação para o verão

Para que não haja insatisfações desnecessárias, o diálogo é a chave, assim como a realização de propostas. É necessário indagar sobre os gostos do adolescente ou sobre o que ele estaria interessado em colocar em prática no verão. Assim, podemos desenvolver divertidos programas para adolescentes no verão.

Em todo caso, abrir espaço para a negociação e ter compreensão é a premissa da diversão compartilhada. Criatividade e orçamento são outros fatores que devem ser levados em conta, é claro.

1.- Opções para aproveitar em família

Uma vez que os adultos saibam as preferências de seus filhos, o melhor é encontrar espaços para participarem juntos. Atualmente, é fácil se afastar ou perder o vínculo afetivo, por isso, seria conveniente usar as férias para fortalecê-lo.

Viagens em família podem ser agradáveis se todos concordarem com o destino. Nesse sentido, os ambientes naturais são os mais recomendados; visitas à praia, ao campo e à montanha serão programas reconfortantes e divertidos.

Divertir-se com os amigos

A viagem deve ser selecionada de acordo com o orçamento e o local de origem; quanto mais próxima de casa, menos cara será a viagem, mas nem por isso menos gratificante.

Se os adolescentes tiverem interesse na música, vale a pena ir a um show com eles. Ainda que não compartilhem o gosto musical, será uma ótima oportunidade para se aproximarem. Por outro lado, se as inclinações são mais artísticas, um dia de exposições de pintura ou fotografia servirá para unir laços de afetividade.

2.- Divertir-se com os amigos

Quando os adolescentes são responsáveis e os pais conhecem seu círculo social, o fato de saírem com seus amigos não deve ser motivo de angústia. É importante que nossos filhos socializem e que os programas para adolescentes no verão incluam atividades em grupo.

Da mesma forma, é conveniente motivar nossos jovens a visitar a cidade. Noites no cinema, um dia no shopping, ir para a piscina, o rio ou um lago são experiências que eles vão adorar. Organizar uma reunião ou festa em casa, se os adolescentes forem mais sociáveis, é outra ótima ideia.

Os pais devem conversar com seus filhos antes de lhes indicar qualquer atividade. A ideia é que eles gostem, e não que se sintam obrigados a fazer algo que não querem

3.- Programas pensados para adolescentes

É comum que várias instituições ou centros de recreação preparem programas para adolescentes no verão durante as férias. Há muitas opções nas quais é possível encontrar de tudo: atividades recreativas, diversão, conhecimento e aprimoramento de habilidades.

Esse tipo de acampamento de verão também oferece sistemas de estadia por vários dias. Há acampamentos urbanos, em plena natureza ou rurais, entre outros.

Da mesma forma, entre as atividades que podem ser feitas, também há muita variedade: para os amantes da culinária, para os fãs de esportes, para aprender sobre a natureza ou a simples convivência, etc. Muitos outros fazem uma mistura diversificada de atividades para explorar várias áreas.

Além disso, pode-se encontrar escolas que ofereçam cursos de verão. Dependendo dos gostos de seu filho, é possível se inscrever para aulas de dança, música, natação, futebol ou basquete, por exemplo. É importante ter em mente que, para isso, pontualidade e continuidade são necessárias.

tocar guitarra sempre é um excelente programa

4.- Programas para adolescentes no verão sem sair de casa

Como nem sempre é possível sair de casa para ocupar o tempo livre, nunca é demais encontrar distrações caseiras; o importante neste caso é que aquilo que seja proposto seja do agrado dos envolvidos. A criatividade irá desempenhar um papel central para que a diversão seja garantida.

Por exemplo, recorrer ao artesanato é sempre um bom programa. Na plataforma de vídeos do YouTube, existem milhares de tutoriais para fazer artesanatos incríveis. A partir de objetos reciclados ou comprados, pais e filhos podem dar asas à imaginação.

Se o artesanato não estiver entre as habilidades do adolescente em questão, ele também pode optar por criar playlists de músicas, ler um bom livro ou ajudar no jardim. Vocês logo verão que há um mundo inteiro para ser descoberto ao seu alcance.