5 conselhos nada comuns para a hora de dormir do bebê

· 27 de setembro de 2018
Quando uma mulher está grávida e ainda não é mãe, nem imagina como pode ser difícil fazer um bebê dormir.

A verdade é que os bebês só dormem quando precisam e somos nós, os adultos, que queremos que eles durmam. Assim, podemos descansar ou realizar outras atividades que não podemos fazer enquanto estão acordados.

Realmente, fazer um bebê dormir pode ser uma das partes mais complicadas da maternidade. Não existe um manual de instruções que sirva para todos os bebês do mundo. Mas existem, sim, algumas técnicas que você pode experimentar com o seu bebê.

Veja a seguir 5 conselhos nada comuns para a hora de dormir do bebê.

Coloque uma toalha quente no berço antes de colocar o bebê para dormir

Seu bebê pode ficar desconfortável com o frio dos lençóis depois de se sentir aquecido em seus braços. Usar mantas não é uma boa ideia até que os bebês completem um ou dois anos. Por isso, os “sacos de dormir” para bebês são tão populares, além de ser um pijama bem quentinho.

Mas, antes de colocar seu bebê no berço, você pode colocar uma toalha seca e quente e deixar ali durante alguns minutos. Dessa forma, quando você for colocar o bebê no berço, ele se manterá quente. Assim, poderá relaxar e dormir melhor.

hora de dormir

As rotinas podem mudar de vez em quando para melhor

É uma ótima ideia que as rotinas na hora de dormir não sejam feitas exclusivamente pela mamãe ou pelo papai. Porque, desse modo, o bebê não vai querer dormir quando o outro progenitor o colocar para dormir.

Assim, se a mãe e o pai se revezarem na tarefa de colocar o bebê para dormir, não será um problema quando um dos dois estiver ocupado.

Além disso, as mães têm mais probabilidades de passar mais tempo com os bebês porque o vínculo é estabelecido de maneira quase imediata. Por isso, a hora de dormir é uma boa oportunidade para que o pai possa interagir com o bebê e fortalecer esse vínculo.

Utilize a vibração de sua voz

Os bebês estão acostumados com a voz da mãe por escutá-la todos os dias, mesmo antes de nascer. Sendo assim, é uma boa ideia fazer com que seu bebê sinta a vibração de sua voz enquanto você apoia a cabecinha dele no seu peito. 

Você pode cantar para ele, falar ou simplesmente cantarolar. Sentir a vibração de sua voz o ajudará a dormir e a se sentir muito melhor.

Observe bem a hora que seu bebê dorme

Quando um bebê não segue rotinas claras e bem definidas, é provável que o sono ainda não esteja regulado. Um bebê precisa de rotinas claras para que possa se sentir seguro e dormir sempre na mesma hora com mais facilidade.

É preciso seguir todos os dias as rotinas para que o pequeno durma normalmente quando a noite chegar.

Além disso, também é possível refletir sobre alguns aspectos importantes: será que você coloca seu bebê para dormir muito cedo ou muito tarde? Você segue as rotinas ou cada dia é diferente? Reflita.

hora de dormir

Seja flexível com o que seu bebê precisa

Ao mesmo tempo, também é preciso que você seja flexível para garantir que as necessidades do seu bebê sejam atendidas. 

Você deve levar em consideração que aquilo que numa noite parecia funcionar para que o bebê dormisse tranquilo, talvez no dia seguinte não funcione. Assim, é necessário experimentar outra técnica completamente diferente.

Dessa forma, você deve começar a ser flexível e mudar as rotinas aos poucos até encontrar aquela que melhor se adapta ao seu bebê. Somente assim você poderá perceber qual método funciona melhor. 

Às vezes, apenas mudar o horário do jantar é mais do que suficiente para que o bebê possa descansar tranquilamente.

Esses foram alguns conselhos para que o seu bebê possa dormir melhor durante a noite. Mas lembre-se de que cada bebê é único e você deverá se adaptar de acordo com as necessidades e os ritmos dele.

E, acima de tudo, regular o relógio biológico do seu pequeno para que ele saiba à noite é hora de dormir. Mas atenção! Nunca o obrigue a dormir quando não quiser, nem deixe que ele chore até dormir de cansaço.

Seu bebê precisa de você. Ele também precisa sentir seu calor para ficar seguro e tranquilo.