5 nomes compostos para meninos e seus significados

22 Maio, 2018
Apresentamos cinco nomes compostos para meninos e seus significados. Todos são muito interessantes e têm tanta personalidade que será difícil escolher apenas um.

Os nomes compostos para meninos são uma opção ideal para dar ao novo homem da casa um nome que lhe traga personalidade e, ao mesmo tempo, praticidade. Ainda que possa não parecer, o uso de nomes compostos pode trazer várias vantagens aos nossos filhos se considerarmos a tradição histórica de sua origem.

Neste artigo, falaremos sobre cinco dos nomes compostos mais populares para meninos e reproduzidos através dos séculos; também falaremos sobre sua conexão com culturas de origem hispânica, árabe, germânica e inglesa. Você ficará surpresa ao saber como esses cinco nomes tão populares surgiram.

5 nomes compostos para meninos e seus significados

A atribuição de um nome composto a um filho do sexo masculino ocorre por vários motivos. O mais comum é quando os pais não conseguem se decidir por um único nome e resolvem usar dois; também é comum quando se tenta homenagear os avós usando seus nomes ou para que a criança possa usar aquele de que mais gostar quando for adulta.

Por outro lado, devemos também considerar que existem outros nomes ligados à tradição cristã que influenciaram profundamente o gosto das pessoas.

A seguir, apresentamos cinco nomes compostos para meninos e seus significados. Com eles, você também pode fazer as combinações que quiser, de acordo com o seu interesse.

1.- Gustavo Eduardo

Gustavo é um nome de origem sueca muito antigo e cujas primeiras aparições em textos se deram ao redor do ano 1225. Tornou-se popular ao ser usado por seis reis da Suécia. O comportamento dos Gustavos está associado à introspecção e ao profundo amor por seus pais.

ideias de nomes

Por outro lado, Eduardo, que é um nome de origem germânica, vem de uma palavra composta que significa “o guardião da riqueza”. O nome está ligado a pessoas empreendedoras e sinceras; virtudes que complementam a personalidade dos indivíduos chamados Gustavo.

2.- Miguel Guilherme

Miguel é um belo nome hebraico que significa “quem é como Deus?”. Geralmente é combinado com Ângelo, em alusão ao arcanjo Miguel.

Este nome é popular em quase todas as línguas, especialmente em inglês; de fato, ele aparece como sendo o nome mais utilizado, de acordo com estatísticas de países como os Estados Unidos.

Como o nome Miguel é associado à ternura e à bondade, muitos o unem a Guilherme, que se traduz como “protegido por Deus“; entende-se que a criança portadora desse nome desfrutará de uma aura de proteção e bênção pelo resto de sua vida.

Como curiosidade, se seu filho é gêmeo de uma menina, Micaela é a versão feminina de Miguel; então aqui você tem uma boa ideia para combinar.

A atribuição de um nome composto a um filho ocorre por vários motivos; o mais comum é quando os pais não conseguem se decidir por um único nome e decidem usar dois”

3.- João Paulo

João Paulo é um nome que se tornou tão popular que praticamente forma uma única palavra. Dele se extraem vários significados, como “homem fiel a Deus” e “cheio de bênção”. Geralmente está associado à bondade dos apóstolos, sua humildade e caridade pelos outros.

Aqueles que tiverem esse nome serão vistos como diligentes, trabalhadores, responsáveis e caridosos. As pessoas que o utilizam tendem a possuir um grande potencial para inspirar confiança para exercer posições de poder, em parte porque grandes figuras como o papa João Paulo II têm sido referências de uma vida e personalidade dignas.

4.- Francisco Xavier

É, talvez, o nome composto masculino mais popular entre todos os falantes de espanhol. Praticamente todos os Franciscos que tenham um segundo nome serão acompanhados por um Xavier. Isso se deve a que, na verdade, um mártir da igreja católica era identificado com esse nome.

Tornou-se popular depois de 1622, graças ao religioso nascido na cidade de Javier, em Navarra, chamado Francisco de Jaso y Azpilicueta. A canonização aconteceu quase um século depois de sua morte, mas na tradição oral seu nome foi sendo encurtado ao se referir a ele; foi assim que a composição ficou apenas como Francisco Xavier.

nomes para meninos

5.- Victor Manuel

O nome Victor Manuel está associado à vitória e à proteção de Deus. Victor está ligado ao triunfo, ou mais especificamente à vitória; Manuel, enquanto isso, é considerado como um diminutivo de Emanuel, que se refere a Jesus de Nazaré e significa “Deus conosco”.

Este nome se tornou popular ao ser atribuído às crianças judias e mouras durante a reconquista espanhola, como um sinal de sua conversão ao cristianismo.

É provavelmente muito útil conhecer a origem histórica e o significado dos nomes compostos mais populares que usamos para nossos filhos. Se você se identificou com algum deles e se gosta do nome para o seu futuro bebê, vá em frente!