6 dicas eficazes para ajudar a criança deixar a fralda

· 28 de janeiro de 2019
Se já está na hora de o seu filho deixar a fralda, podemos ajudar com a tarefa de passar para o penico. Com paciência e tempo, você pode incorporar esse hábito na vida diária do seu pequeno.

As crianças conseguem deixar a fralda quando atingem certo grau de maturidade psicológica e fisiológica. Sem dúvida, conseguir que as crianças alcancem esse tipo de independência pode ser bastante desafiador para os pais. Por isso, é conveniente conhecer vários truques para deixar a fralda.

Antes de tentar fazer com que a criança deixe a fralda, é bom lembrar que educar o esfíncter da criança é uma tarefa que requer muita paciência. Portanto, é recomendável ter muita disposição e boa vontade na hora de colocar as nossas dicas em prática.

Quando a criança está pronta para deixar a fralda?

Devemos começar indicando a idade em que a criança começa a mostrar que pode deixar a fralda.

Como mencionamos acima, é um processo individual que depende da maturidade de cada uma. Geralmente, elas estão prontas para fazer as primeiras tentativas por volta de um ano e meio de idade.

Existem alguns sinais que podem ajudar a identificar se a criança está pronta para deixar a fralda. São eles:

  1. A criança já anda sozinha.
  2. Ela avisa quando suja a fralda.
  3. Não suja a fralda em intervalos menores que três horas.
  4. Urina ou defeca todos os dias mais ou menos na mesma hora.
  5. Se antes de urinar a criança cruza as pernas, agacha ou toca na fralda.
  6. Se ela tira as roupas ou as roupas de baixo por conta própria.

Se o seu filho mostrar esses sinais, você já pode começar a aplicar as dicas a seguir.

Dicas para deixar a fralda

1. Não espere a criança pedir para ir ao banheiro

Não espere até que a criança anuncie que quer ir ao banheiro. Isso é difícil de acontecer, geralmente, pode ocorrer até um ano depois que ela começa a tentar.

É melhor colocar a criança sentada no penico ou no adaptador de assento sanitário para criar o hábito aos poucos.

O primeiro passo para a criança deixar a fralda é comprar um penico ou colocar adaptador para vaso sanitário no banheiro.

2. Prepare o banheiro

O primeiro passo para a criança deixar a fralda é colocar um adaptador no assento sanitário ou comprar um penico. Se você já sabe mais ou menos o horário em que a criança faz as necessidades, ótimo. Pode acompanhá-la e colocá-la sentada no penico enquanto se distraem com músicas, por exemplo.

Depois comemore quando a criança conseguir fazer as necessidades, pois isso fará com que ela se sinta animada e orgulhosa.

3. Faça com que ela se familiarize com o banheiro

É importante que a criança possa entrar no banheiro acompanhada por um adulto e que veja esse espaço como um lugar familiar e recorrente.

As crianças aprendem por imitação. Por isso, se elas veem os pais indo ao banheiro, podem se sentir encorajadas a fazer o mesmo.

“Conseguir que as crianças alcancem esse tipo de independência pode ser bastante desafiador para os pais. Por isso, é conveniente conhecer várias dicas para deixar a fralda.”

4. Deixe que a criança escolha a roupa íntima

Muitas vezes as crianças se sentem mais encorajadas quando veem que podem usar uma peça de roupa nova que se ajusta aos seus gostos.

Quando você permite que elas escolham a roupa de baixo e ensina sobre a importância de mantê-las sempre limpas, a criança automaticamente vai associar às fezes. Assim, vai começar a avisar ou indicar quando quiser ir ao banheiro.

5. A criança nunca deve ser punida ou repreendida para que use o banheiro

Se a criança já começou a usar o penico ou o adaptador e faz as necessidades em suas roupas por acidente, não se deve dar uma bronca, nem repreender.

A atitude correta é trocar de roupa e limpar rapidamente para que ela não se sinta envergonhada. Então, é preciso encorajar para que ela continue tentando.

É importante certificar-se de que a criança está pronta para deixar a fralda antes de forçá-la.

6. Os meninos devem aprender a urinar sentados primeiro

Para as primeiras tentativas com os meninos, é melhor começar a ensiná-los a urinar sentados. Assim, será muito mais confortável para eles. Além disso, é uma forma de aproveitar a oportunidade para defecar.

Quando o pequeno dominar completamente o seu corpo para ir ao banheiro nas horas desejadas e tiver uma altura adequada em relação ao vaso sanitário, ele já pode praticar a fazer xixi em pé.

Por fim, é preciso saber que ensinar a criança a ir ao banheiro sozinha requer muita perseverança. Além disso, uma vez que você começa, não tem como voltar atrás.

Se você já tirou a fralda da criança, não coloque um dia sim e outro não. Não desista da tarefa de colocar a criança sentada no penico várias vezes por dia. Vamos praticar e boa sorte!