Quais os benefícios da música para as crianças?

31 de agosto de 2018
A música pode nos ajudar em nossa vida adulta em diferentes circunstâncias. Os benefícios vão muito além do típico pensamento de somente aliviar o estresse.

São inúmeros os benefícios da música, especialmente quando nos referimos à música clássica. Esse tipo de música é de grande ajuda durante a gravidez e em diferentes estágios da nossa vida. As crianças também podem se beneficiar da música em diferentes níveis.

Se considerarmos que animais e plantas também se beneficiam com a música, então podemos ver que ela realmente tem propriedades peculiares.

Por conseguinte, entende-se que o desenvolvimento de uma pessoa pode ser favorecido por meio de uma dose correta de ritmo na infância. Aparentemente, a música estimula a fala, a inteligência, as habilidades motoras e os sentidos. Em particular, desenvolve a audição e o pensamento espaço-temporal.

Benefícios da música para as crianças

De acordo com pesquisas recentes, os sons musicais produzem efeito perceptível sobre o cérebro das crianças. Acredita-se que ela tem um impacto particular nas áreas relacionadas com o nível sensorial. Foram encontrados outros impactos também nos seguintes aspectos:

  • Ajuda a melhorar a concentração, memória e capacidade de atenção
  • É um estímulo da inteligência. Melhora as habilidades matemáticas e o raciocínio
  • Incentiva a capacidade de expressão verbal e a linguagem corporal
  • Fortalece a aprendizagem de conceitos e palavras. A música é um excelente mecanismo para ativar a linguagem por meio de letras de músicas. Por essa razão é considerada ideal para desenvolver a linguagem.
benefícios da música

  • Favorece a capacidade auditiva uma vez que permite um contato puramente auditivo tanto pelos sons dos instrumentos quanto pelas letras
  • É um excelente incentivo para melhorar as habilidades sociais. Através da música, as crianças podem interagir com outras e até mesmo com adultos
  • Estimula o desenvolvimento de outras habilidades artísticas, como por exemplo a poesia, a dança, a pintura ou o artesanato. Isso porque ela afeta a área do lado direito do cérebro onde a imaginação e a criatividade são desenvolvidas.
  • Quando as crianças estudam música, desenvolvem sua inteligência em diferentes níveis, enquanto ganham autonomia, maturidade e disciplina
  • Combinando música e dança, as crianças podem desenvolver habilidades motoras. Podem reforçar a tenacidade e a força muscular e contribuir para a coordenação e o equilíbrio
  • A música também estimula os sentidos, o ritmo e o autocontrole
  • Ele atua em todas as áreas do desenvolvimento infantil
  • Contribui para o crescimento intelectual quando se permite a evocação de memórias, imagens e conceitos abstratos
  • Uma vez que as rotinas são criadas a partir da música, as crianças são capazes de estabelecer uma disciplina em vários aspectos de suas vidas

Como a música afeta o cérebro da criança?

Uma pessoa obtém a maioria do aprendizado que necessita nos primeiros anos de vida. Por isso, as crianças funcionam como receptores de vários estímulos. O cérebro da criança tem múltiplas capacidades, mas irão criar e melhorar a maior parte de suas habilidades somente com o tempo.

benefícios da música

Por exemplo, um homem que nasceu com a capacidade de falar, ou seja, com a linguagem inata, não significa que vai poder falar desde o nascimento. No início, a maioria das nossas capacidades nos permitem apenas sobreviver. No entanto, ao longo do tempo, respondemos aos estímulos externos para transformar nossas percepções e ações.

Consequentemente, se uma criança mantiver contato com a música em uma idade precoce, desenvolverá habilidades diferentes daquelas que não tiverem o mesmo contato. Dessa forma, ela poderá tirar proveito dos benefícios extras que essa atividade implica. A música tem poder também sobre a atitude humana, fazendo com que nos tornemos mais positivos perante a vida.

É desejável que as crianças realmente escutem os sons, que não vejam a música como uma obrigação. Também é importante escolher a hora, o local e ritmo corretos. Podemos aproveitar a maioria de seus benefícios, por exemplo, para ensinar uma lição. Lembre-se de que a música é muito útil no âmbito educacional.

Portanto, a música é apropriada em sala de aula, centros de saúde e em casa. Através dessa ferramenta, estimulamos a aprendizagem, conseguimos o recurso desejado e estabelecemos um melhor relacionamento entre crianças e adultos.