Dicas para ajudar seu filho a parar de fazer xixi na cama

19 de junho de 2018
Fazer xixi na cama pode ser um problema de grande constrangimento para as crianças e uma situação difícil de lidar para os pais. Mas, na verdade, é uma situação muito comum.

A enurese, ou incontinência noturna, é a micção involuntária que pode aparecer depois dos cinco ou seis anos.

Segundo a Clínica Mayo, organização sem fins lucrativos da área de serviços e pesquisas médico-hospitalares, 15% das crianças ainda urinam na cama aos 5 anos e pouco menos de 5% das crianças entre 8 e 11 anos ainda têm problema. Por outro lado, a enurese tende a ser hereditária e é mais comum nos meninos do que nas meninas.

Para a maioria das crianças, o problema é neurológico, já que seu cérebro não está enviando sinais à bexiga para conter a urina enquanto está dormindo. No entanto, também pode ser um problema psicológico provocado por alguma situação pessoal estressante.

Embora a maioria das crianças superem essa fase com o tempo, a seguir vamos ver algumas dicas para que você possa ajudar seu filho a não fazer xixi na cama sem frustrações e de maneira positiva.

xixi na cama

Não faça a criança se sentir culpada

Não fique brava com seu filho nem o castigue por ter feito xixi na cama à noite. Essa atitude somente cria mais pressão e deixa a situação mais difícil. Seu filho tem um problema e ele sabe disso. Fazer a criança se sentir culpa não vai trazer resultados, já que não é uma questão de vontade ou disciplina.

Quanto mais importância você der ao problema, mais seu filho continuará a fazer xixi na cama. Além disso, também é possível criar maiores problemas.

O estresse provocado ou agravado pela enurese vai se refletir no comportamento, no rendimento escolar e na capacidade da criança de se relacionar com os outros.

Converse com o pediatra

Informe ao pediatra sobre o problema de enurese noturna do seu filho para que ele possa acompanhar o processo e fazer sugestões a fim de ajudar a criança a superar esse problema.

O médico poderá determinar se existe algum tipo de problema físico ou psicológico, além de avaliar o fator neurológico relacionado ao desenvolvimento.

Saiba que, na maioria dos casos, a enurese é apenas um atraso no desenvolvimento do controle da bexiga. Por isso, não é preciso transformar essa situação num grande problema.

Controle as micções da criança antes de se deitar

Ajude seu filho a se lembrar de fazer xixi antes de se deitar. À medida que as crianças crescem, vamos dando mais autonomia e esquecendo de supervisionar alguns aspectos. Nesse caso, é importante lembrar a criança de fazer xixi antes de dormir.

Alguns especialistas também recomendam reduzir a ingestão de líquidos à noite, mais ou menos duas horas antes de se deitar. Dessa maneira, com a última micção provavelmente as chances de a bexiga encher ao ponto de precisar esvaziá-la durante a noite serão reduzidas .

Cuidado com a prisão de ventre

xixi na cama

A prisão de ventre é uma causa comum de problemas de bexiga. Se o intestino grosso estiver cheio de fezes difíceis de serem eliminadas, estas vão exercer maior pressão sobre a bexiga, provocando instabilidade no seu funcionamento. Isso pode dar lugar a micções involuntárias, inclusive durante o dia.

Se seu filho tem problemas de enurese, verifique durante alguns dias a frequência das fezes. Seu filho deveria ir ao banheiro pelo menos uma vez ao dia, e as fezes liberadas devem ser normais.

Se você observar dificuldade ou fezes excessivamente duras, assim como dor e/ou dificuldade para expulsá-las, é preciso consultar um pediatra o quanto antes.

Recomendados para você