6 erros comuns ao colocar seu bebê para dormir

· 1 de maio de 2018
O descanso é fundamental para qualquer pessoa. Portanto, saber o que fazer e o que não fazer no momento de colocar seu bebê para dormir irá ajudá-lo a adormecer e permitirá que você fique mais tranquila.

É hora do bebê dormir e você não sabe se está fazendo da forma certa. Nem sempre se acerta e é importante que você o ajude a obter uma rotina de sono adequada. A seguir, diremos quais são os erros comuns na hora de colocar seu bebê para dormir.

A hora de dormir é sempre um momento especial. Queremos te ajudar com algumas dicas baseadas nos 6 erros comuns quando se trata de fazer o bebê dormir para tornar esse momento mais fácil e o mais tranquilo possível.

Se você é uma mãe de primeira viagem, certamente se perguntará se existem alguns comportamentos que você pode adotar e que facilitam esse momento. É sempre bom saber quais são os erros mais comuns na hora de fazer seu bebê dormir para que não sejam repetidos.

Ensinar a importância do descanso

Dormir não deixa de ser uma rotina a mais que você tem que aprender.

Ensinar uma criança a dormir não é uma tarefa fácil, embora seja muito necessário. A higiene do sono garante a qualidade de vida do seu filho, além de outros benefícios:

  • Cria a rotina e fornece estabilidade. Saber o que vai acontecer e associar eventos traz estabilidade ao seu filho. Quando ele vai conhecendo quais passos são seguidos no momento de dormir, seu estado emocional é ajustado para a tarefa que irá realizar. Assim, se associarmos a rotina do sono à tranquilidade, seu bebê irá se acalmando à medida que se habitua à nova rotina.
  • Facilita a autonomia do seu bebê. Os bons comportamentos de dormir dão ao seu filho a segurança para dormir sozinho, primeiro no berço e depois na cama. Você o ensina a poder descansar sozinho, sem a necessidade de contato constante ou dependência da mãe. Além disso, isso irá favorecer sua autonomia.
  • Te proporciona mais tempo. Quando seu bebê aprende a internalizar sua rotina de sono, você vai garantir algum tempo para si mesma, já que ele será capaz de dormir mais rápido e melhor e, assim, você poderá descansar.

“Todo tipo de vida sem descansos alternativos não são duradouros”

-Publio Ovidio Nasón-

6 erros comuns ao colocar seu bebê para dormir 

Primeiro de tudo, não tem problema se você comete algum erro. Nunca é tarde demais para mudar e começar a fazer as coisas melhor. Tenha paciência. Tudo o que te recomendamos deve ser aplicado ao seu bebê, portanto, antes de tudo, confie em si mesma. Você conhece seu pequeno melhor do que ninguém.

  • Atrasar o tempo de descanso. As rotinas são muito importantes, você tem que tentar evitar as mudanças constantes nos horários. É aconselhável que seu bebê sempre se deite na mesma hora aproximada. Pode haver exceções, mas tente fazer com que seja um horário regular.
  • Acostume seu bebê a dormir enquanto se move. Balançar seu bebê é importante para ajudar a relaxar em momentos de grande estresse. Quando as circunstâncias são normais, você tem que tentar deixar com que durma sozinho. O objetivo é evitar que ele dependa desse balanço para adormecer.
  • Muito estímulo ao redor. O berço é lugar para dormir, não para brincar. Então muitos estímulos vão deixar seu bebê alerta. Você pode ter algum bicho de pelúcia ou um som relaxante, mas evite que o berço pareça um playground. Estamos buscando tranquilidade.

  • Não criar uma rotina silenciosa. Antes de ir dormir, você deve realizar atividades que tragam tranquilidade para seu bebê. Banhos, massagens, silêncio… tudo o que você puder pensar para que ele associe à hora de dormir.
  • Tirá-lo do berço assim que ele chorar. Não é bom deixar seu bebê chorar e chorar de forma inconsolável, mas também não é positivo tirá-lo de seu lugar de dormir ao menor barulho que fizer. Você pode dar uma olhada, tranquilizá-lo e ficar por perto, mas se você tirá-lo do ambiente que queremos que ele considere tranquilo, será mais difícil para ele aprender a rotina. Você tem que encontrar o equilíbrio entre o gemido e o choro inconsolável.
  • Mudar o ambiente de sono. Seu bebê irá agradecer por saber qual é o seu lugar de dormir. Sempre o mesmo. Se você, às vezes, o deitar no berço, às vezes na cama, às vezes no sofá, será difícil para ele adquirir uma rotina. Tente oferecer um ambiente no qual ele se sinta confortável, calmo e tranquilo.

Não hesite em colocar em prática os conselhos que lhe damos, eles podem ser muito úteis na hora de colocar seu bebê para dormir!