6 erros comuns ao colocar seu bebê para dormir

O descanso é fundamental para qualquer pessoa. Portanto, saber o que fazer e o que não fazer no momento de colocar seu bebê para dormir irá ajudá-lo a adormecer e permitirá que você fique mais tranquila.
6 erros comuns ao colocar seu bebê para dormir

Última atualização: 01 maio, 2018

É hora do bebê dormir e você não sabe se está fazendo da forma certa. Nem sempre se acerta e é importante que você o ajude a obter uma rotina de sono adequada. A seguir, diremos quais são os erros comuns na hora de colocar seu bebê para dormir.

A hora de dormir é sempre um momento especial. Queremos te ajudar com algumas dicas baseadas nos 6 erros comuns quando se trata de fazer o bebê dormir para tornar esse momento mais fácil e o mais tranquilo possível.

Se você é uma mãe de primeira viagem, certamente se perguntará se existem alguns comportamentos que você pode adotar e que facilitam esse momento. É sempre bom saber quais são os erros mais comuns na hora de fazer seu bebê dormir para que não sejam repetidos.

Ensinar a importância do descanso

Dormir não deixa de ser uma rotina a mais que você tem que aprender.

Ensinar uma criança a dormir não é uma tarefa fácil, embora seja muito necessário. A higiene do sono garante a qualidade de vida do seu filho, além de outros benefícios:

  • Cria a rotina e fornece estabilidade. Saber o que vai acontecer e associar eventos traz estabilidade ao seu filho. Quando ele vai conhecendo quais passos são seguidos no momento de dormir, seu estado emocional é ajustado para a tarefa que irá realizar. Assim, se associarmos a rotina do sono à tranquilidade, seu bebê irá se acalmando à medida que se habitua à nova rotina.
  • Facilita a autonomia do seu bebê. Os bons comportamentos de dormir dão ao seu filho a segurança para dormir sozinho, primeiro no berço e depois na cama. Você o ensina a poder descansar sozinho, sem a necessidade de contato constante ou dependência da mãe. Além disso, isso irá favorecer sua autonomia.
  • Te proporciona mais tempo. Quando seu bebê aprende a internalizar sua rotina de sono, você vai garantir algum tempo para si mesma, já que ele será capaz de dormir mais rápido e melhor e, assim, você poderá descansar.

“Todo tipo de vida sem descansos alternativos não são duradouros”

-Publio Ovidio Nasón-

6 erros comuns ao colocar seu bebê para dormir 

Primeiro de tudo, não tem problema se você comete algum erro. Nunca é tarde demais para mudar e começar a fazer as coisas melhor. Tenha paciência. Tudo o que te recomendamos deve ser aplicado ao seu bebê, portanto, antes de tudo, confie em si mesma. Você conhece seu pequeno melhor do que ninguém.

  • Atrasar o tempo de descanso. As rotinas são muito importantes, você tem que tentar evitar as mudanças constantes nos horários. É aconselhável que seu bebê sempre se deite na mesma hora aproximada. Pode haver exceções, mas tente fazer com que seja um horário regular.
  • Acostume seu bebê a dormir enquanto se move. Balançar seu bebê é importante para ajudar a relaxar em momentos de grande estresse. Quando as circunstâncias são normais, você tem que tentar deixar com que durma sozinho. O objetivo é evitar que ele dependa desse balanço para adormecer.
  • Muito estímulo ao redor. O berço é lugar para dormir, não para brincar. Então muitos estímulos vão deixar seu bebê alerta. Você pode ter algum bicho de pelúcia ou um som relaxante, mas evite que o berço pareça um playground. Estamos buscando tranquilidade.
  • Não criar uma rotina silenciosa. Antes de ir dormir, você deve realizar atividades que tragam tranquilidade para seu bebê. Banhos, massagens, silêncio… tudo o que você puder pensar para que ele associe à hora de dormir.
  • Tirá-lo do berço assim que ele chorar. Não é bom deixar seu bebê chorar e chorar de forma inconsolável, mas também não é positivo tirá-lo de seu lugar de dormir ao menor barulho que fizer. Você pode dar uma olhada, tranquilizá-lo e ficar por perto, mas se você tirá-lo do ambiente que queremos que ele considere tranquilo, será mais difícil para ele aprender a rotina. Você tem que encontrar o equilíbrio entre o gemido e o choro inconsolável.
  • Mudar o ambiente de sono. Seu bebê irá agradecer por saber qual é o seu lugar de dormir. Sempre o mesmo. Se você, às vezes, o deitar no berço, às vezes na cama, às vezes no sofá, será difícil para ele adquirir uma rotina. Tente oferecer um ambiente no qual ele se sinta confortável, calmo e tranquilo.

Não hesite em colocar em prática os conselhos que lhe damos, eles podem ser muito úteis na hora de colocar seu bebê para dormir!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Bilbao, Á. (2017). Todos a la cama: Cómo ayudar a tu bebé a dormir con amor y confianza. Plataforma.
  • Jové, R. (2006). Dormir sin lágrimas: dejarle llorar no es la solución. La esfera de los libros.
  • Kimelman, M., & González, L. (2013). Psicopatología del bebé. Psiquiatría del Niño y del Adolescente, 2, 337-432. http://www.psiquiatriasur.med.uchile.cl/documentos/PSICOPATOLOGIA%20DEL%20BEBE.pdf
  • Ugarte Libano, R. (2011). El sueño en el primer año de vida:¿ Cómo lo enfocamos?: Presentación. Pediatría Atención Primaria, 13, 91-93. http://scielo.isciii.es/pdf/pap/v13s20/seminario01.pdf
  • Zamora, T., Pin, G., & Dueñas, L. (2014). El Papel de la matrona en la higiene del sueño del futuro bebé. Introducción al sueño y claves principales en la prevención de riesgos durante el sueño del bebé. Matronas Profesion, 2014, vol. 15, num. 1, p. 28-31. https://core.ac.uk/download/pdf/71047784.pdf

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.