6 frases para educar na igualdade

24 Fevereiro, 2018
Educar na igualdade deve ser uma das prioridades para qualquer pai. Vivemos em um mundo em que, infelizmente, ainda existem muitos problemas relacionados à sociedade patriarcal.

A desigualdade salarial na maioria dos empregos, o assédio sexual, a misoginia e a violência de gênero são temas recorrentes no nosso dia a dia.

É preciso ter consciência do quão perigoso é o machismo. O machismo prejudica as mulheres e acaba afetando também os homens. Para as mulheres, o machismo despreza, causa danos físicos e psicológicos. Para os homens, existe a pressão social de não perpetuar um papel violento associado erroneamente à masculinidade.

Como pais, mães e educadores é o nosso papel ajudar a acabar com esse problema. Para isso nada melhor do que começar dentro do ambiente familiar, com os filhos. Para educar na igualdade, a coisa mais importante é lembrar que as crianças aprendem com o exemplo. É preciso mostrar a importância das pequenas ações e que é possível mudar se cada um fizer a sua parte.

Embora as diferenças físicas sejam evidentes, ambos os sexos têm os mesmos direitos. Todos merecem ser tratados com dignidade e respeito, ter relações saudáveis, e não tolerar qualquer tipo de abuso.

6 frases para educar na igualdade

Desde o início dos tempos, milhares de artistas, cientistas e pensadores expressaram suas ideias sobre esses mesmos problemas. Para eles, educar na igualdade deve ser o primeiro passo para criar uma sociedade civilizada e responsável.

1. “Os dois sexos não são inferiores ou superiores uns aos outros. Eles são, simplesmente, diferentes “

Esta frase é do médico e pesquisador espanhol Gregorio Marañón. Como um bom pensador, ele era consciente de que o ser humano, independentemente do gênero, não é nem superior nem inferior ao outro. As distinções entre os sexos são apenas físicas, não intelectuais ou emocionais.

Todos nós valemos a mesma coisa e devemos ter os mesmos direitos. Esta é um dos princípios mais importantes para poder educar na igualdade.

educar na igualdade para construir uma sociedade melhor

2. “Uma mulher sem um homem é como um peixe sem bicicleta”

Uma frase tão provocadora só poderia pertencer à escritora e jornalista feminista Gloria Steinem. Embora seus comentários irônicos tenham resultado várias críticas, ela não parou de defender os direitos das mulheres. As ideias da escritora mostram que uma mulher não precisa de um homem ao seu lado para ser feliz.

A ideia de que há um príncipe encantado que vai resgatar a mulher é absurda e ilógica. As meninas devem ser criadas para saber que podem e devem ser mulheres independentes que sabem estar sozinhas. Se mais tarde ela decidir ter um parceiro ou não, será porque quer e não porque precisa.

3. “A igualdade é como a gravidade, uma necessidade”

O diretor de cinema Joss Whedon é o autor deste comentário. Todos sabemos que sem a gravidade seria impossível viver. Não haveria estabilidade, nós nos sentiríamos inseguros e precisaríamos de um ponto de ancoragem que nos tornaria seres terrivelmente dependentes.

A mesma coisa acontece com a igualdade. Sem ela, metade da população se sente insegura e dependente da outra parte, que, sim, tem mais privilégios. Devemos lutar para eliminar as diferenças e tentar igualar o valor de ambos os sexos sem qualquer distinção.

“Embora as diferenças físicas sejam evidentes, ambos os sexos têm os mesmos direitos”

4. “Qualquer um que saiba um pouco de história sabe que o progresso seria impossível sem a figura feminina”

Esta frase pertence ao filósofo Karl Marx. Em sua linha de pensamento, a igualdade deve ter lugar em todos os aspectos, incluindo no ambiente feminino. Suas ideias revolucionárias mudaram a percepção que o mundo tinha sobre a classe trabalhadora no início do século XX.

Para ele, o progresso e a modernidade não teriam desenvolvido sem a inestimável contribuição das mulheres. Elas foram figuras duplamente revolucionárias: lutaram não só por seus direitos como mulheres, mas também por seus direitos como mães trabalhadoras.

educar na igualdade é essencial para viver em sociedade

5. “Perante a Deus todos são igualmente sábios e igualmente insensatos”

O grande cientista Albert Einstein pronunciou essas palavras sábias. Perante a Deus todos são iguais, não importa o sexo. Deus é responsável por julgar de acordo com as ações, não de acordo com as convenções sociais.

Para Ele, todos são igualmente sábios e também igualmente insensatos. A alma não compreende os papéis de gênero e Deus não se importa com o que os outros pensam de nós, mas com o que cada um pensa de si mesmo.

6. “A igualdade é uma necessidade vital da alma humana. É direito de todo ser humano ter a mesma quantidade de respeito e atenção, pois ser humano não tem níveis”

Nenhum ser humano vale mais do que outro. Nem o gênero, nem o dinheiro, nem a etnia definem as capacidades de uma pessoa, apenas o seu comportamento e as suas ideias o fazem. A ética, o respeito e o amor devem ser a base sobre a qual se constrói qualquer civilização moderna.

  • Itxaso, M. E. (2009). Educar en la corresponsabilidad entre mujeres y hombres: la igualdad necesaria. Revista General de Derecho Canónico y Derecho Eclesiástico del Estado, (20), 6. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2995586
  • Rebollo, M. Á. (2006). Género e interculturalidad: educar para la igualdad. Editorial La Muralla.
  • Salguero, M. J. C. (2011). Educar en igualdad. Pedagogía Magna, (10), 64-70.