7 doenças contagiosas na idade escolar

· 14 de março de 2018
As crianças podem se contagiar com diversas doenças durante o período em que frequentam a escola. Por isso é vital estarmos informadas e adotar algumas medidas de prevenção.

Desde quando a criança começa a fase escolar está sujeita a qualquer uma das doenças contagiosas que existem, até mesmo algumas que são muito perigosas.

Algumas medidas de prevenção que diminuem o contágio podem ser adotadas, mas em muitas ocasiões é impossível evitar, já que determinadas doenças são transmitidas com muita facilidade.

7 doenças contagiosas na idade escolar

A melhor coisa a ser feita para cuidar da saúde da criança é estar bem informada sobre quais são essas doenças contagiosas e como evitar sua transmissão na fase escolar. A seguir, nós explicamos em detalhes quais são as doenças mais comuns:

1.- Sarampo

Esta doença é causada por um vírus da família Paramixovírus. Costuma aparecer no interior da boca, nas bochechas e no céu da boca. Com o passar dos dias, se espalha para outras partes do corpo, como rosto e pescoço.

Dentre os principais sintomas que provoca estão: erupções cutâneas, febre, dor de garganta e manchas brancas no interior da boca. Ocasionalmente pode ocorrer dor muscular.

2.- Gastroenterite

Essa doença se caracteriza pela inflamação do trato gastrointestinal, onde se encontram o estômago e o intestino delgado.

Os principais sintomas da gastroenterite são: diarreia, vômito, cãibras e dor abdominal. Diante de qualquer contágio, é muito importante manter a criança hidratada e seguindo uma dieta adequada.

doenças contagiosas

As doenças contagiosas em idade escolar são difíceis de prevenir.

3.- Piolhos

É muito comum que seu filho pegue piolhos, nome popular para pediculose. Ainda mais ao estar rodeado de crianças.

Estes parasitas são muito irritantes e geram desconforto. São atraídos principalmente por cabelos limpos, mas qualquer criança está vulnerável ao parasita. Há muitos produtos que podem nos ajudar a eliminá-los rapidamente.

4.- Conjuntivite

Esta doença pode ser diagnosticada se a criança estiver com a esclera (parte branca do olho) ou a borda inferior das pálpebras avermelhada.

O contágio ocorre quando uma infecção ou outro tipo de agente inflama a membrana transparente que cobre o branco dos olhos e o interior das pálpebras. Entre seus sintomas estão os olhos lacrimejantes e excesso de secreção. O tratamento é feito com antibióticos.

 5.- Varicela

Este vírus é caracterizado por febre e erupções cutâneas. O primeiro sintoma após a infecção é o aparecimento de bolhas em vários lugares do corpo. Em seguida, a criança terá coceira, febre alta, náusea e perda de apetite. É uma doença altamente contagiosa.

“É normal que as crianças se contagiem facilmente até os 12 anos, já que seu sistema imunológico ainda não está completamente desenvolvido”

6.- Bronquite

A bronquite consiste em uma inflamação dos brônquios, que ligam a traqueia aos pulmões. Os sintomas mais perceptíveis dessa doença são dificuldade para respirar e tosse constante.

São acompanhados por sensação de mal-estar e, em algumas ocasiões, febre. Assim como as anteriores, é altamente contagiosa.

7.- Caxumba

A caxumba é causada pelo vírus paramixovírus. Ele provoca inflamação nas glândulas parótidas, que são responsáveis pela produção de saliva.

Essa doença pode ser transmitida pelo ar, ao tossir, espirrar, tocar ou falar com outra pessoa, o que a caracteriza como uma das mais contagiosas.

contagio na escola

Como prevenir as doenças contagiosas mais comuns na idade escolar?

Como mencionado anteriormente, é realmente difícil evitar que uma criança seja infectada em um ambiente onde há tantas crianças.

No entanto, com algumas medidas de prevenção podemos diminuir consideravelmente o risco de contágio. Entre essas medidas, se destacam:

  • Evitar contato com pessoas contaminadas ou sob suspeita de contágio.
  • Lavar as mãos da criança constantemente com água e sabão. Utilizar álcool em gel.
  • Manter a escola informada em caso de qualquer tipo de contágio para que a instituição possa tomar as medidas necessárias.
  • Desinfetar os espaços compartilhados em que se reúnem muitas crianças.
  • Manter a ventilação adequada em todos os lugares da instituição.
  • Aumentar o consumo de frutas, verduras e outros alimentos ricos em vitaminas.

Estas são apenas algumas das doenças contagiosas que podem contaminar as crianças em idade escolar.

Algumas são difíceis de evitar, por isso devemos estar devidamente informadas sobre a vacinação e as ações necessárias em caso de contágio. Diante de qualquer sintoma, é fundamental consultar o pediatra.