Quanto a criança deve dormir de acordo com sua idade?

01 Março, 2018
O sono insuficiente das crianças pode causar muitos efeitos negativos no futuro. E não é só isso: o desempenho escolar também pode ser afetado, por isso é essencial prestar atenção e controlar esse aspecto da vida dos nossos filhos.

É muito comum que as crianças sofram de distúrbios do sono, ainda mais quando não há rotina para ajudá-las a dormir.

Devemos nos organizar e saber exatamente quanto uma criança deve dormir de acordo com sua idade. Desta forma, podemos evitar qualquer problema que possam ter no futuro por falta de descanso.

Quanto uma criança deve dormir

Dormir as horas necessárias permitirá que as crianças se desenvolvam corretamente, seja no aspecto físico ou mental. Segundo as recomendações da Academia de Pediatria dos Estados Unidos, na revista Journal of Clinical Sleep Medicine, estas seriam as quantidades de horas que uma criança deve dormir de acordo com sua idade:

De 4 meses a 1 ano

Um bebê recém-nascido geralmente deve dormir de 16 a 17 horas. Durante a noite dorme 9 horas, enquanto o restante é distribuído ao longo do dia.

À medida que a criança cresce, essas horas são reduzidas. No final do primeiro ano de vida, deveria dormir 11 horas à noite e 3 horas durante o dia.

De 1 a 3 anos

Quando a criança tem de 1 a 2 anos de idade, deve descansar de 10 a 14 horas por dia. Na idade entre 2 e 3 anos, começa a deixar de lado os cochilos durante o dia. É importante que em seus primeiros anos, a criança durma no mínimo 10 horas por dia.

“Durante a primeira hora de sono, 60% do hormônio de crescimento é secretado”

De 4 a 5 anos

Nesta fase, ela começa a dormir entre 10 e 12 horas durante a noite. A partir desse momento já não precisa tirar cochilos, a menos que esteja muito cansada. Nesses casos, não é prejudicial tirar uma soneca depois de comer. A criança deve dormir o suficiente para ter um bom rendimento escolar

A partir dos 6 anos

À medida que a criança cresce e se desenvolve, as horas de sono diminuem. Entre os 6 e os 8 anos, precisará dormir de 11 a 12 horas. E entre os 10 e 12 anos, precisa de pelo menos 10 horas.

No caso de adolescentes com mais de 13 anos, o tempo de descanso necessário é de 8 a 10 horas.

menina dormindo profundamente

Saber quanto a criança deve dormir de acordo com sua idade será de grande ajuda para controlar seu descanso de maneira adequada.

Benefícios de descansar adequadamente

O descanso é imprescindível para as crianças e os adolescentes. Dormir uma quantidade suficiente de horas permitirá que tenham a energia necessária para cumprir suas tarefas do dia a dia e ter um melhor desempenho na escola. Conheça algumas vantagens de descansar corretamente:

  • Melhor concentração.
  • Regulação emocional.
  • Melhor comportamento.
  • Melhoria da qualidade de vida.
  • Maior capacidade de aprender.

Consequências de não dormir as horas necessárias

Da mesma maneira que descansar um número adequado de horas traz muitos benefícios, não fazê-lo pode trazer efeitos muito negativos para as crianças: as reservas de energia e a capacidade de aprendizagem podem ser muito prejudicadas. Algumas consequências de não dormir um número suficiente de horas:

  • As crianças que dormem menos horas do que o necessário geralmente têm um desempenho inferior na escola.
  • Além disso, apresentam um desenvolvimento da linguagem muito mais lento.
  • Ao dormir menos, está perdendo uma parte importante do sono REM. Esta fase é fundamental para que a criança grave em sua memória o que aprendeu durante o dia e para que seu cérebro se recupere.
  • O déficit do sono também pode afetar o sistema imunológico da criança. O que pode fazer com que elas fiquem mais propensas a ter resfriados, gripe e outros processos infecciosos.
  • As crianças que dormem apenas 5 horas têm o dobro de chances de se tornar um adulto com obesidade.
Dicas para ajudar a criança a dormir

Dicas para ajudar a criança a dormir

Como pais, é muito importante saber o quanto uma criança deve dormir e, se você tiver dificuldades para fazer seu filho dormir ou se ele não tiver o hábito de dormir as horas necessárias, é necessário criar esse hábito.

Com essas ações, você poderá ajudar para que a criança comece a descansar o tanto que seu corpo precisa:

  • É importante que a criança durma em uma cama confortável, em um ambiente com luzes fracas e uma temperatura confortável.
  • É melhor não ter visitas, jogos ou música alta que possam incomodar seu sono.
  • Evitar o consumo de bebidas com cafeína após o meio-dia.
  • Criar uma rotina antes da hora de dormir.
  • Acorde a criança sempre no mesmo horário e incentive-a a dormir sem a necessidade de que os pais estejam presentes.

Agora que sabemos o quanto uma criança deve dormir de acordo com sua idade, é importante tomar medidas para ajudá-la a dormir corretamente. Há muitas consequências de não dormir o suficiente e, com os hábitos acima mencionados, podemos evitar um baixo desempenho hoje e grandes problemas no futuro.